A economia comportamental é uma área relativamente nova de estudo dentro da economia e podemos dizer, de maneira simples, que se trata de uma junção com a Psicologia. Seu foco está em realizar um estudo relacionando as influências sociais, cognitivas e emocionais que ditam o comportamento de compras dos indivíduos. Neste sentido, já parou para pensar em quantas vezes você foi levado a comprar algo de que não precisava apenas pelo impulso ou pelos anúncios? Reflita!

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O Que é Economia Comportamental?

A disciplina que traz muitas áreas de estudo foi construída tendo como base conceitos da Psicologia entre outras ciências que estudam o comportamento humano. Ao contrário do que propõe os conceitos mais tradicionais, a economia comportamental defende que o indivíduo toma as suas decisões de compra com base em emoções, sentimentos e hábitos. Ou seja, este processo é mais emocional do que racional.

Na prática, mostra que este comprador tem dificuldade de estabelecer relações de benefício a médio e longo prazo porque tem o desejo de que a compra se mostre satisfatória para aquele momento específico. Podemos dizer, com isso, que é um conceito que visa conhecer com mais profundidade as relações de compra que tem mais ligação com a vida real dos indivíduos.

Assim, quem se dedica aos estudos de economia comportamental geralmente utiliza como ferramenta o método experimental para analisar como se dão os comportamentos dos consumidores em situações cotidianas.

Importância do Estudo da Economia Comportamental

O trabalho realizado em conjunto por psicólogos e economistas oferece uma série de resultados interessantes, como o estabelecimento de padrões e previsão de tendências. Em estudos da área é possível analisar com mais efetividade grupos maiores e, com isso, compreender o comportamento de compra das pessoas de maneira geral. Para a economia e para o marketing essa possibilidade é excelente, pois permite planejar formas mais eficazes de atingir os consumidores.

Para Que Serve a Economia Comportamental na Prática?

PSC

No mercado empresarial, os conceitos de economia comportamental são bastante importantes, tornando possível estabelecer atividades direcionadas ao público-alvo específico. Mostra-se importante para aprimorar os objetivos da empresa de acordo com as respostas mais prováveis dos seus potenciais clientes.

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Quem Criou a Disciplina de Economia Comportamental?

Em se tratando da economia comportamental, muitos economistas atribuem várias das características desta ciência ao trabalho proposto por Adam Smith, importante economista do século XVIII, que é reconhecido como sendo o “pai” da economia moderna.

Na obra de Smith são encontradas várias passagens em que ele utiliza conceitos psicológicos para explicar a economia. Um dos trabalhos em que isso se mostra mais forte é “Teoria dos Sentimentos Morais”. Os economistas atuais que se dedicam ao estudo da economia comportamental ainda bebem da fonte dos conceitos de Smith.

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