entendendo-a-mente-humana

Entenda o Funcionamento da Mente Humana

Por: José Roberto Marques | Blog | 02 de março de 2019

A mente humana é extremamente poderosa, entender como se dá o seu funcionamento é essencial para usá-la de forma consciente e desfrutar de todas as suas possibilidades. Apesar de ser um assunto bastante complexo, existem maneiras simples de compreender como a mente funciona.

Veja, por exemplo, como acontece o recebimento de informações pelo cérebro e como elas são repassadas: o núcleo do neurônio recebe e armazena informações, então elas são conduzidas pelos axônios até chegarem na região onde ocorre a sinapse, que é o que gera os impulsos nervosos em todo o corpo. São milhares de neurônios trabalhando juntos, reforçando as mensagens que são captadas.

O coaching vai despertar sua mente para um caminho que você julgava inalcançável.
Acesse nosso livro grátis neste link e saiba mais sobre nossa metodologia.

Esse foi o processo pelo qual todas as informações que hoje estão armazenadas em sua mente passaram um dia, incluindo as crenças limitantes que te impedem de se desenvolver. Nesse sentido, alguém que apenas enxerga o lado ruim das coisas age assim de forma inconsciente, porque é dessa maneira que as informações foram recebidas e armazenadas pelos seus neurônios. Então, essa é a única forma que essa pessoa conhece de ver o mundo.

A boa notícia é que, assim como acontece de modo inconsciente, é possível realizar esse processo com consciência, por meio da reprogramação mental. Dessa forma, poderão ser absorvidas informações novas que irão gerar um mindset positivo e vencedor. É por isso que afirmamos que tudo acontece na mente.

Uma pessoa de grande sucesso na carreira, por exemplo, apenas atinge esse patamar quando conhece e acredita em seu potencial e usa seus conhecimentos técnicos e suas habilidades emocionais e comportamentais para transformar suas ideias em realidade e conquistar os seus resultados.

Não Tenha Medo da Mudança

Existem momentos da vida que nos levam a desejar uma grande mudança. Independente da motivação e da área que se deseje transformar, a mudança interior deve ser sempre o primeiro passo. Afinal, tudo nasce dentro de nós para que depois possa ser externalizado. Por isso, as transformações que desejamos ver no mundo devem começar internamente. Isso vale para carreira, relacionamentos amorosos ou familiares e a vida de uma forma geral.

Mudança é uma palavra que assusta muita gente e, se esse é o seu caso, eu te convido a refletir sobre o assunto enquanto faz a leitura deste artigo. A vida é formada por ciclos e, certamente, você já iniciou e encerrou vários deles. Por mais que, no início, possa ter se assustado, tenho certeza que conseguiu superar todos os desafios que surgiram. As pessoas têm medo da mudança porque ainda não se deram conta dos benefícios que uma transformação pode trazer. Vamos entender melhor este tipo de receio e porque é tão importante abrir-se ao novo.

A principal razão que faz com que as pessoas tenham medo da mudança é porque se trata de algo desconhecido e existe uma ideia de que o que não se conhece é negativo. Assim, por uma questão de autoproteção, muitos se deixam levar por ideias e sentimentos limitantes, que fazem com que acreditem que mudar é ruim e, com isso, se esquecem de que essa também pode ser uma grande oportunidade para evoluir e ser mais feliz.

O medo do desconhecido e de sair da zona de conforto é capaz de fazer com que os indivíduos fiquem inertes e passem a vida mergulhados em frustrações. Se você tem o sonho de abrir um negócio, terminar uma relação desgastada e infeliz, comprar um imóvel, viajar pelo mundo, sair da casa dos pais, mudar de emprego ou qualquer outra coisa que lhe seja importante, permita-se ser guiado por seu desejo e não deixe que o medo te bloqueie e te impeça de agir. Não tenha medo da mudança, mas sim de passar a vida da mesma maneira, apenas sonhando com o que gostaria de conquistar e de não realizar absolutamente nada.

Entenda que nem sempre uma mudança causada pelo fim de algo é ruim, uma demissão ou um término de relacionamento, por exemplo, podem ser o início de uma grande e maravilhosa transformação, daquela virada de chave que ansiava há tempos. Ao adotar uma postura positiva, terá motivação para agir, aprender a aproveitar e, também, a criar oportunidades de evoluir e se desenvolver.

Como Se Curar do Medo da Mudança

A principal atitude a ser tomada para que consiga perder o medo da mudança é adotar uma postura positiva e tentar enxergar as vantagens que isso lhe trará. Além disso, existem pequenas ações que, juntas, são capazes de grandes transformações que te ajudarão a encarar o novo de forma mais receptiva e, assim, aproveitar tudo de bom que ele possa proporcionar.

Reflita: pare para refletir sobre o incômodo que sente quando uma mudança acontece e se vê forçado a sair da sua zona de conforto. Aceitar que o medo existe é o primeiro passo para entender as razões para isso e, assim, eliminá-lo de uma vez por todas da sua vida e abrir-se para novas possibilidades.

Objetivos: ao invés de apenas sonhar em conquistar coisas novas, transforme-as em objetivos e defina metas para alcançá-las. Ao adotar essa nova visão, verá como sua atitude irá mudar e passará a tomar a iniciativa para buscar as mudanças e realizações que deseja.

Fale: falar sobre o que se sente é uma ótima maneira de conhecer e entender melhor os próprios sentimentos. Procure um amigo ou familiar em quem confie e se abra, fale a respeito do que está sentindo, suas inseguranças e angústias, isso irá te fazer muito bem e o ajudará a enxergar as mudanças com mais positividade.

Conselhos: além de desabafar, procure se aconselhar com pessoas mais experientes em relação à mudança em questão. Se você sonha em abrir um negócio, por exemplo, ouvir os conselhos de um empreendedor tarimbado pode ser muito enriquecedor. Contudo, é importante que se aconselhe com uma pessoa que seja realista e também otimista em relação à vida, para que lhe traga a realidade dos seus desafios sem te colocar para baixo.

Cautela: muitas mudanças envolvem riscos, então, para reduzir as chances de as coisas não saírem como o esperado, é importante agir com cautela e fazer um bom planejamento. Encontre o equilíbrio entre planejar e agir e, certamente, terá ótimos resultados.

Mudança: enquanto estiver passando por um processo de mudança, é natural que seja necessário mudar de planos e recalcular sua rota. Então, caso perceba que é necessário alterar alguma estratégia ou ação, analise as possibilidades e, quando tiver certeza ou sentir-se mais confiante, vá fundo em busca daquilo que acredita.

A Relação Entre a Resiliência e Mudanças

Acredito que já tenha ouvido em algum lugar a palavra resiliência, que originalmente se referia a uma propriedade comum de alguns metais de retornarem à sua forma original após passarem por um processo de mudança. Com o passar do tempo, a expressão ganhou um novo significado e, hoje, também se refere aos indivíduos que conseguem vencer situações desafiadoras sem perder sua essência e o sentido de sua vida.

É necessário reconhecer que nem todas as mudanças se apresentam de uma forma positiva. Na realidade, a maioria delas oferece grandes desafios e nos tira do lugar comum. Contudo, sempre é possível extrair algo de bom desse tipo de situação, seja a conquista de algo novo ou, mesmo, de lições valiosas que trarão muito aprendizado e experiência.

Os conceitos de resiliência e mudança estão completamente ligados, pois as pessoas que são resilientes, além de reagir bem ao novo, vão em busca dessa transformação de vida de braços abertos. Essa proatividade faz com que conquistem tudo o que desejam, seja algo relacionado à vida pessoal ou profissional.

Se você deseja se tornar uma pessoa mais resiliente e encorajar-se, busque se conhecer mais, desenvolver sua paciência, compreensão e, também, o humor, para que consiga sempre enxergar as coisas por um viés positivo. Além disso, forme uma rede com outras pessoas para que ofereçam apoio mútuo e se tornem cada vez mais fortes e preparadas para encarar os novos desafios de forma positiva e buscando dar sempre o seu melhor.

O Papel da Mudança Interior Para Promover a Transformação Exterior

Qual é o motivo da sua insatisfação? Quais são os pontos da sua vida que sente que precisa mudar? Refletir a respeito disso é essencial para iniciar o seu processo de mudança interior. Afinal, por mais que sejam situações que pareçam externas, a forma com a qual lida com elas tem uma grande influência em relação à forma como se sente. Se o seu casamento está passando por uma crise, por exemplo, não adianta culpar o seu cônjuge e permanecer de braços cruzados. É fundamental que a transformação comece dentro de você.

O coaching vai despertar sua mente para um caminho que você julgava inalcançável.
Acesse nosso livro grátis neste link e saiba mais sobre nossa metodologia.

Vamos comparar a vida com um jogo de futebol, quando um técnico muda a sua estratégia, os jogadores são orientados a fazerem o mesmo, pois para jogarem realmente juntos e vencer eles precisam se adaptar e mudar sua forma de fazer o jogo. Esta é uma metáfora que evidencia o poder de transformação que cada um de nós possui e o quanto isso é capaz de nos ajudar a atingir grandes resultados. Por isso, ao invés de se lamentar porque as circunstâncias e as outras pessoas não mudam, comece e faça a sua parte. Concentre suas energias naquilo que pode mudar e veja o quanto será capaz de ir além.

Créditos da Imagem: Por leolintang – ID da foto stock livre de direitos: 289107095

Deixe seu Comentário: