Você sabe qual é a diferença entre líder e gestor? Começamos fazendo essa pergunta, pois, no dia a dia das empresas, é muito comum vermos esses dois termos sendo utilizados como se eles fossem sinônimos, o que é um verdadeiro engano, já que denotam sentidos bem diferentes. Para que você entenda melhor, podemos simplificar dizendo que nem todos os líderes são gestores e nem todos os gestores são líderes.

Neste artigo, você vai conhecer as características desses dois “títulos” atribuídos às pessoas nas organizações, com um enfoque especial naquilo que os diferencia. Para saber mais sobre o tema, é só dar continuidade à leitura a seguir!

Quer saber como motivar e potencializar os resultados de sua
equipe?Clique aqui e baixe agora meu ebook
“Leader Coach”! É um presente!

Compreendendo o conceito de liderança

Na prática, podemos afirmar que, por mais que muitos profissionais tenham a postura de líderes, nem sempre eles fazem isso na posição de gestores, ou seja, de chefes do grupo de colaboradores do qual fazem parte. O mesmo acontece com muitos gestores que têm cargos que exigem uma postura de liderança, porém, não possuem as qualidades de um líder para exercer o seu papel, conforme desejado.

A liderança tem a ver com inspirar e influenciar as pessoas, em fazer sentido de tal forma para elas que, sem nenhuma obrigação, elas passam a ouvir o que o líder diz e a fazer o que ele pede de forma espontânea, engajada e motivada.  O líder é alguém que compartilha ideias de forma eficaz, que mobiliza as pessoas por meio das crenças comuns que ambos têm e que é seguido porque é admirado por elas, não porque há um cargo ou norma que as obrigue a fazer isso.

Nas empresas, vemos muitos perfis de líderes. Há aqueles oficiais, que de fato ocupam cargos de liderança, mas também há aqueles naturais, que, mesmo sem uma posição oficial na hierarquia, não deixam de influenciar os seus colegas pelo que dizem e pelo que fazem. Com certeza, você conhece muitos profissionais assim, ou mesmo pode ter esse perfil diferenciado. Saiba que, quando bem desenvolvidas, ter essas características pode ajudá-lo a fomentar grandes resultados na carreia.

O papel da gestão

PSC

E por falar em gestão, é isso que um gestor faz: ele gere as pessoas e os processos, busca melhorias contínuas para a empresa, propõe inovações, faz uma boa administração dos recursos da organização, bem como busca desenvolver estratégias efetivas que ajudem a potencializar e impulsionar continuamente o sucesso do negócio.

O seu papel é muito importante para toda a empresa e se fortalece ainda mais quando, além de todas estas competências, também possui a capacidade de liderar a sua equipe de forma bem-sucedida. A grande questão é que nem sempre existe esta combinação.

Muitas vezes, um profissional é muito bom na sua área de atuação, domina todos os conhecimentos técnicos e tem experiências de mercado. Por isso, é promovido a gestor do seu departamento.

Entretanto, a sua inabilidade para liderar acaba minando os seus resultados, pois saber lidar com pessoas é uma das principais qualidades de um líder. Assim, se o gestor não tem esse predicado ainda, ele pode acabar enfrentando muitas dificuldades para gerir a sua equipe e projetar bons resultados.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Um resumo sobre o perfil de um líder e de um gestor

Atitudes de um líder:

  • Forma equipes de sucesso;
  • Comunica-se com clareza e persuasão;
  • Desperta a motivação e a confiança dos liderados;
  • Orienta, explica e ensina;
  • Corrige as falhas com respeito;
  • Reconhece os acertos e os valores de cada membro do time;
  • Resolve conflitos;
  • Influencia as pessoas pela riqueza dos seus argumentos e pelo exemplo das suas ações;
  • Convence e mobiliza as pessoas para agirem rumo ao alcance de objetivos.

Atitudes de um gestor:

  • Organiza os recursos de uma área ou departamento (tempo, pessoas, materiais, dinheiro, processos, equipamentos etc.);
  • Define objetivos específicos;
  • Desenvolve um planejamento estratégico de ações para o alcance das metas;
  • Estuda e desenvolve um profundo conhecimento sobre a sua área de atuação;
  • Delega funções e supervisiona o trabalho de todos;
  • Avalia tecnicamente o desempenho dos liderados;
  • Monitora os resultados obtidos pela equipe e corrige as estratégias adotadas quando necessário;
  • Propõe inovações e melhorias contínuas;
  • Administra os recursos da equipe com sabedoria.

Como você pode notar, os líderes podem surgir espontaneamente, mesmo sem que tenham um cargo de liderança. Dessa forma, se você se comunica com clareza e consegue mobilizar as pessoas do seu bairro para organizar um evento, por exemplo, você exerceu um poder de liderança.

No caso do gestor, entretanto, ele é designado pela hierarquia da empresa a comandar um departamento ou equipe, devido aos seus elevados conhecimentos técnicos sobre o assunto em questão. Contudo, não necessariamente ele tem as competências de um líder — mas lembre-se de que todas elas podem ser adquiridas e desenvolvidas!

Assim, existem gestores que também são líderes e gestores que ainda não sabem ser. Da mesma maneira, existem pessoas com uma liderança nata que também ocupam cargos de gestão, bem como aquelas que são líderes naturais, mas sem um cargo oficial nessa posição.

Torne-se um líder coach!

Tanto para potencializar a atuação do líder como para desenvolver habilidades de liderança nos gestores, o processo de coaching aplicado ao universo da gestão de pessoas é tão efetivo e procurado. Pessoas e empresas que desejam que os seus profissionais desenvolvam as competências do Líder Coach têm cada vez mais recorrido ao método.

O líder coach, como o nome sugere, é o líder com habilidades de coach, que é um profissional que aplica os seus conhecimentos de coaching para desenvolver a sua equipe e a si mesmo constantemente. Com isso, ele é capaz de executar uma liderança diferenciada e produtiva e conquistar metas e resultados cada vez mais extraordinários!

Quer impulsionar o seu sucesso como líder e se tornar um gestor que também sabe liderar? Então, conheça o Leader Coach Trainingo melhor programa de formação de líderes do Brasil, e conquiste mais em sua carreira!

Gostou deste conteúdo? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!