Entenda as Principais Diferenças entre Líder e Gestor

Por: José Roberto Marques | Blog | 21 de fevereiro de 2017
hefe em palestra mostrando as diferenças entre ser líder e gestor

Minerva Studio/Shutterstock Conheça as diferenças entre ser líder e ser gestor!

Você sabe qual é a diferença entre líder e gestor? Começo fazendo esta pergunta, pois no dia a dia das empresas é muito comum vermos estes dois termos sendo usados como se eles fossem sinônimos, o que é um verdadeiro engano, pois eles denotam sentidos bem diferentes. Para que entenda melhor, podemos simplificar dizendo que – nem todos os líderes são gestores e nem todos os gestores são líderes.

Na prática, isso quer dizer que embora muitos profissionais tenham a postura de líderes, nem sempre eles fazem isso na posição de gestores, de chefes do grupo de colaboradores do qual fazem parte. O mesmo acontece com muitos gestores que têm cargos que exigem uma postura de liderança, porém não possuem as qualidades de um líder para exercer seu papel conforme desejado.

Diferenças entre Líder e Gestor

Liderança tem a ver com inspirar e influenciar as pessoas, em fazer sentido de tal forma para elas que, sem nenhuma obrigação, elas passam a ouvir o que o líder diz e a fazer de forma espontânea, engajada e motivada, o que ele pede.  O líder é alguém que compartilha ideias de forma efusiva, que mobiliza as pessoas por meio das crenças comuns que ambos têm e, é seguido porque é admirado por elas, não porque ele lhes obrigue a fazer isso.

Nas empresas vemos muitos perfis de líderes, aqueles oficiais e aqueles naturais, que mesmo não exercendo nenhuma posição de liderança na hierarquia, não deixam de influenciar seus colegas tanto pelo que dizem como pelo que fazem. Tenho certeza que você conhece muitos profissionais assim, ou mesmo pode ter este perfil diferenciado. Saiba que, quando bem desenvolvimento de gerenciado, ter estas características pode lhe ajudar fomentar grandes resultados na carreia.

E por falar em gestão é isso que um gestor faz; ele gere as pessoas e os processos, busca melhorias contínuas para a empresa, propõe inovações, fazer uma boa administração dos recursos da organização bem como busca desenvolver estratégias efetivas que ajudem a potencializar e impulsionar continuamente o sucesso do negócio.

Seu papel é muito importante para toda empresa e se fortalece ainda mais quando além de todas estas competências, também possui a capacidade de liderar sua equipe de forma bem-sucedida. A grande questão é quem sempre existe esta combinação. Muitas vezes, um profissional é muito bom em sua área de atuação, domina todos os conhecimentos técnicos e tem experiências de mercado e, por isso é promovido a gestor do seu departamento.

Entretanto, sua inabilidade para liderar acaba minando seus resultados, pois saber lidar com pessoas é uma das principais qualidades de um líder. Assim, se o gestor não tem este predicado ainda, ele pode acabar tendo muitas dificuldades para gerir sua equipe e projetar bons resultados.

Torne-se Líder Coach!

Tanto para potencializar a atuação do líder como para desenvolver habilidades de liderança nos gestores; é que o processo de Coaching aplicado ao universo da gestão de pessoas é tão efetivo e procurando por pessoas e empresas que desejam que seus profissionais desenvolvam as competências do Líder Coach.

Este é o líder com habilidades de coach, que é um profissional que aplica seus conhecimentos de Coaching para desenvolver sua equipe e a si mesmo constantemente e, com isso fazer uma liderança diferenciada, produtiva e conquistar metas e resultados cada vez mais extraordinários.

Quer impulsionar seu sucesso como líder e se tornar um gestor que sabe liderar também? Conheça o Leader Coach Training, o melhor programa de formação de líderes do Brasil e conquiste mais em sua carreira.

Deixe seu Comentário: