Os jovens que estão na universidade, no início ou próximos da conclusão do seu curso, certamente já ouviram muito falar a respeito dos programas de estágio e trainee. Porém, muitas pessoas confundem os conceitos e não sabem que são oportunidades para diferentes momentos da carreira.

Pensando em elucidar esta questão, neste artigo falaremos exatamente a respeito da diferença entre trainee e estágio e mostrarmos para qual fase da vida profissional cada tipo é o mais indicado. Ficou curioso? Então, continue a leitura a seguir e descubra o que há em comum e o que há de diferente entre esses dois programas!

Quais são as diferenças entre trainee e estágio?

Embora o foco das duas modalidades de trabalho seja contratar jovens em início de carreira, existem diferenças cruciais entre as duas. Para deixar isso mais claro, vamos entender as diferenças entre estágio e trainee. Confira.

  • Estágio

No estágio as vagas são oferecidas pelas empresas para alunos de graduação. Nesse caso, as funções desempenhadas pelo profissional são mais básicas. Geralmente, a organização coloca o estudante em um setor que tenha relação com a sua área de estudo para que realize atividades sob a supervisão de um profissional mais experiente.

A contratação acontece apenas por um período de tempo, que pode começar com 6 meses e ser prorrogado por até 2 anos. Os estagiários não têm os mesmos direitos trabalhistas dos funcionários, e há uma lei específica que rege esse tipo de contrato de trabalho.

Se houver uma vaga na organização e, especialmente, se o aluno tiver um bom desempenho durante o seu período de estágio, existe grande possibilidade de o estagiário ser contratado e, assim, se tornar um funcionário “oficial” da empresa. É uma ótima oportunidade de colocar em prática as matérias, teorias e conhecimentos ensinados nas aulas da faculdade. Algumas empresas também oferecem estágios para alunos do ensino médio ou técnico.

PSC

Como os jovens ainda são estudantes, os programas de estágio oferecem uma carga diária de, no máximo, 6 horas de trabalho (30 horas semanais). Os estágios costumam ser obrigatórios em diversas faculdades, mas não em todas. Eles permitem que o profissional em formação tire férias anuais. O salário costuma ser mais baixo, mas pode ser uma excelente porta de entrada para o mercado de trabalho.

  • Trainee

Os programas de trainee, por sua vez, recrutam profissionais recém-formados no ensino superior para que desenvolvam as suas habilidades e, se tudo der certo, construírem as suas carreiras dentro da organização. Geralmente, estão no fim do curso de graduação ou são formados há menos de 2 anos.

Os trainees são contratados como qualquer outro funcionário da empresa e têm direito a férias, décimo terceiro salário, carteira assinada, FGTS e todos os outros direitos e benefícios concedidos aos trabalhadores em geral. Os programas de trainee oferecem salários mais altos em comparação com os programas de estágio. No entanto, o número médio de vagas costuma ser menor.

Outra diferença entre trainee e estágio é que o primeiro não possui prazo para terminar, e cabe ao empregador decidir o tempo de permanência do profissional dentro do programa — a média costuma ser de 2 a 3 anos. Após o encerramento, o funcionário sobe para a próxima posição dentro da hierarquia da organização, que costuma ser um cargo junior.

Obtendo os mesmos direitos de qualquer trabalhador, a sua carga de trabalho também é a usual: 8 horas diárias (40 ou 44 horas semanais). Algumas empresas utilizam o programa de trainee para permitir que funcionários recém-formados transitem por diferentes áreas da organização, a fim de descobrir qual setor é o mais compatível com as suas habilidades. Isso é útil também para preparar esses novos profissionais para assumir cargos de gerência.

Apesar das diferenças, o que esses programas têm em comum?

Em muitos aspectos, os programas de trainee e estágio são diferentes: a fase da graduação, os objetivos a serem alcançados, a remuneração, os direitos trabalhistas, a carga horária de trabalho e até mesmo a complexidade das tarefas a serem realizadas. Em outros itens, porém, eles têm algumas semelhanças. A principal é que são duas ótimas oportunidades para começar uma carreira, e o aprendizado adquirido pode fazer total diferença no futuro.

Os processos seletivos para trainee costumam ser bastante concorridos, e, certamente, aqueles que já possuem alguma experiência adquirida em um estágio saem na frente. Por isso, não subestime a importância e o diferencial de um bom estágio.

Portanto, se você é estagiário ou trainee em uma empresa, dedique-se, seja curioso e proativo e aprenda o máximo que puder. Faça perguntas e não tenha medo de errar. Aproveite que está em uma situação de aprendiz e tire dúvidas, mostre interesse pela empresa e desfrute de tudo o que a experiência tem a lhe oferecer. Com isso, as suas chances de colher, no futuro, bons frutos da sua dedicação são ainda maiores.

Se você é empreendedor, ofereça esses programas aos jovens, que chegam ao mercado de trabalho atualizados e cheios de motivação e vontade de crescer. Isso pode beneficiar a sua empresa consideravelmente!

E você, ser de luz, já participou de algum programa de estágio ou de trainee? O seu local de trabalho oferece esses programas? O que pensa a respeito das iniciativas desse tipo? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!