Os conceitos de poder e liderança sempre estiveram relacionados. Até alguns anos atrás a liderança era sinônimo de poder e autoritarismo, ou seja, grandes líderes comandavam de forma imperial, dominadora e autoritária. Era uma espécie de “mandava quem podia e obedecia quem tinha juízo”. Hoje os tempos mudaram a os modelos tradicionais de liderança também.

Atualmente, o mercado almeja a liderança visionária, o líder que comanda pelo exemplo de suas ações sem precisar impor regras ou normas através do medo. Este é, sem dúvida, o modelo de liderança que vem conquistando cada vez mais adeptos e influenciando um número maior de profissionais, de forma positiva e crescente.

No artigo de hoje vou falar exatamente sobre as principais diferenças existentes entre poder e liderança, para que você entenda quais os melhores caminhos você deve seguir na condução de empresas e equipes ao sucesso. Continue me acompanhando na leitura e confira!

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Diferenças entre Poder e Liderança

A liderança está estritamente relacionada à capacidade de influenciar pessoas, através de suas próprias ações. É uma habilidade que um profissional desenvolve, ao longo de sua carreira, que faz com que ele não precise impor, coagir ou forçar seus colaboradores a fazerem nada. É uma autoridade conquistada através do exemplo, com admiração, respeito que, a partir daí, faz com que os liderados executem suas atividades sem precisar de nenhuma obrigação.

Já o conceito de poder está relacionado à imposição. Segundo o dicionário a palavra poder significa a capacidade ou possibilidade de fazer alguma coisa; direito de agir, de decidir, de mandar; império, soberania; influência pela força; superioridade absoluta utilizada com o propósito de chefiar, governar ou administrar através do uso do poder e da obediência.

PSC

Trata-se da ação de mandar ou chefiar profissionais a realizarem algo, através da obrigação, principalmente relacionada à uma posição superior aos demais. Ou seja, os colaboradores de uma empresa, por exemplo, devem responder aos comandos do gestor que tem este perfil e executar o que lhes foi mandado, por estarem um degrau abaixo na hierarquia de comando. Neste contexto, o indivíduo que ocupa o cargo de chefia é autoridade máxima e faz com que as pessoas que estão em sua equipe realizem determinadas atividades por imposição e não por vontade própria.

É importante enfatizar, que o poder até funciona por um tempo, mas apenas por um tempo. Logo depois ele gera revolta, rebeldia, indisciplina, desrespeito e insubordinação. Esta definição representa aquela velha questão: de um lado os trabalhadores – “Ou eu faço ou sou mandado embora” e do outro o chefe – “Eu mando e vocês obedecem”.

Sendo assim, a diferença entre poder e liderança é que o poder, da mesma forma que é dado, também pode ser retirado, já a liderança é reflexo de competência, de algo conquistado com idoneidade, admiração e influência.

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Como desenvolver uma liderança eficaz?

Tenho certeza que o pouco que falei até aqui sobre liderança, já o ajudou a compreender a importância de desenvolvê-la, não é mesmo?! Se você quer saber como fazer isso, continue comigo, pois nos próximos parágrafos vou te ensinar um passo a passo. 

Autoconhecimento

O primeiro passo diz respeito ao autoconhecimento. Será através dele que você conseguirá entender melhor seus pontos fortes e pontos de melhoria. Isso lhe fornece a possibilidade de potencializar suas melhores habilidades, bem como de trabalhar aquilo que vem atrapalhando a sua evolução, não só profissional, mas também pessoal. 

Autoliderança

O autoconhecimento é a porta de entrada para a autoliderança. Liderar a si mesmo é de fundamental importância neste processo. Isso porque contribui para que você desenvolva a sua inteligência emocional e também para que você consiga se relacionar melhor com as pessoas que vão lhe acompanhar ao longo de toda a sua liderança. 

Negócios 

Seja você dono ou não da empresa, é preciso conhecer com profundidade os negócios que ela desenvolve. Este conhecimento se faz essencial, já que é através dele que existe a possibilidade de se desenvolver boas estratégias, para a organização e também para os colaboradores, de uma forma geral. 

Relacionamentos

E por falar em colaboradores, você conhece bem aqueles que trabalham com você? É preciso manter a proximidade, não só da sua equipe, mas de todas as pessoas dentro da empresa. Isso porque são as boas relações, que ajudarão o líder a alcançar os resultados extraordinários que almeja, em sua trajetória. 

Desenvolvimento

Para uma liderança eficaz é preciso que você passe adiante o conhecimento que você possui. Este processo faz parte de uma das principais funções do líder, que é investir no desenvolvimento das pessoas que estão ao seu redor. 

A partir do momento que você faz isso, você investe também no desenvolvimento da sua própria carreira. 

Postura

Por fim, é preciso ter hábitos e posturas profissionais. Pois, enquanto líder, suas ações impactam diversas outras pessoas e situações. Por isso, tomar o cuidado necessário com o que se fala e faz, vai contribuir para que você lidere pelo exemplo, exatamente como deve ser. 

Este artigo serviu para todos nós entendermos o quão é importante investir muito mais em liderança e menos em poder. 

Por isso, lembre-se: liderança por poder não gera respeito, pelo contrário, gera medo, temor e insubordinação. Liderança pelo exemplo, gera aceitação, apreço e resultados extraordinários para todos. Que tipo de liderança você tem exercido?

Você já conheceu ou conhece líderes com estas duas características? Compartilhe comigo o seu comentário e contribua com o conhecimento de seus amigos e familiares, enviando este artigo para eles!