O empreendedorismo verde é uma das principais tendências do mundo dos negócios, a sustentabilidade tornou-se um elemento crucial para a determinação do sucesso de empreendimentos de vários setores pela mudança de pensamento do consumidor. O desejo de encontrar soluções pertinentes e adequadas para as mais variadas demandas está aumentando a quantidade de empresas verdes no mercado.

O que é empreendedorismo verde?

Empresas sustentáveis são aquelas que encontram o equilíbrio entre a sua produção e o impacto que elas causam no meio ambiente. Esses negócios têm a lucratividade como objetivo, porém, se estruturam de tal forma a não prejudicarem o meio ambiente e as comunidades do seu entorno.

São companhias que focam no uso de procedimentos éticos e responsáveis para se inserirem no mercado. Uma empresa verde é criada para ser boa tanto para o meio ambiente como para as pessoas envolvidas nela, sejam colaboradores ou consumidores.

O aumento do número de empreendimentos sustentáveis no mercado é um reflexo do crescimento da população preocupada com questões ambientais. Há mais empreendedores e consumidores buscando por soluções verdes, os primeiros investem em novos meios de produção e os últimos aceitam pagar um pouco mais pela tranquilidade de não estarem agredindo o meio ambiente.  

Inclusive, o empreendedorismo verde tem sido apontado como o futuro do mundo dos negócios e terá sua base de consolidação nos pequenos e médios empreendimentos. Ao decidir investir em uma companhia nesse modelo, o empresário está aumentando consideravelmente as chances de permanecer estável no mercado. Lembre-se de que o futuro corporativo é verde.

Quais são os pilares do empreendedorismo verde?

O empreendedorismo verde está focado na sustentabilidade e, dessa forma, se baseia em três importantes pilares que são: reduzir, reutilizar e reciclar. Isso significa que as empresas verdes adotam um sistema de trabalho em que reduzem o consumo de recursos, implementam ações para reutilizar itens que em outros processos seriam descartados e reciclam materiais que não teriam mais uso.

PSC

Iniciar um empreendimento com a proposta de ser sustentável facilita, no sentido de que os processos já são estruturados para atender a esses três pilares. No entanto, companhias que operam no mercado podem direcionar sua metodologia de trabalho para a sustentabilidade. Nesse caso, é necessário fazer um replanejamento, alterando processos que não estão alinhados com essa filosofia.

Ressalto que o empreendedorismo verde é uma necessidade em um momento em que o mundo está se direcionando para um cenário de escassez de alguns recursos. Trabalhar com respeito ao meio ambiente é garantir a preservação da vida no planeta em longo prazo. Além disso, a sustentabilidade é um conceito que agrega muito valor para as marcas.

5 Dicas de negócios sustentáveis

Acima expliquei o conceito de empreendedorismo verde e os seus três pilares fundamentais. Para quem se interessou por abrir um empreendimento seguindo essa filosofia, vou apresentar algumas ideias de negócios com grandes chances de prosperidade.

1 – Empresas de consertos

Reduzir o consumo é imprescindível para um futuro sustentável e, para isso, é importante contar com um número mais significativo de negócios focados na oferta de serviços de consertos. Nos últimos anos, os consumidores têm buscado esse tipo de serviço com mais frequência também por uma questão de economia. Já não está mais tão barato substituir um eletrodoméstico ou uma roupa, por exemplo.

Abrir uma assistência técnica, uma oficina de costura, uma oficina de conserto de bicicletas, entre outros serviços de reparo, pode ser um bom investimento para quem deseja trabalhar de maneira sustentável. É possível aplicar os pilares do empreendedorismo verde em seu cotidiano empresarial ao reaproveitar peças e materiais que seriam descartados após o conserto.

2 – Produção e venda de alimentos orgânicos

A preocupação com a preservação do meio ambiente cresce em paralelo a outra questão que vem chamando a atenção dos consumidores, a qualidade dos alimentos que são levados a sua mesa. Esses dois pontos podem ser devidamente trabalhados investindo em empreendimentos focados na produção e comercialização de alimentos orgânicos.

Negócios baseados na produção de alimentos sem pesticidas e nem aditivos químicos têm grandes chances de prosperar no mercado. Dentre os tipos de empreendimentos com mais destaque no setor alimentício estão o de produção de café orgânico, restaurantes de comida orgânica e mercados que reúnam esse tipo de produtos.

3 – Produtos cosméticos e de moda sustentáveis

Os mercados de moda e beleza estão entre os maiores da economia e prometem se manter assim indefinidamente, afinal, é natural para o ser humano buscar se sentir melhor com sua aparência. Dentro desses mercados está crescendo o nicho de consumidores interessados em opções ecologicamente corretas.

Marcas de roupas que investem na produção de peças com tecidos como algodão orgânico e tingimento com corantes naturais, estão se tornando mais fortes no mercado, assim como as de cosméticos veganos e/ou que não fazem testes em animais. Os consumidores estão mais focados em conhecer a procedência e sustentabilidade daquilo que compram.

4 – Upcycling

Upcycling, também chamado de reutilização criativa, é um processo que transforma produtos que não teriam mais uso em outros itens que, além de um novo uso, ganham mais valor pelo estilo agregado. Empresários que estão investindo na transformação de produtos que seriam descartados em peças decorativas, de moda entre outros, têm encontrado um mercado lucrativo.

Os produtos criados a partir de upcycling têm mais valor, tanto pelo ponto de vista ambiental como por ter uma carga criativa diferenciada. Muitas marcas têm ganhado visibilidade por estruturar a sua produção em reciclagem.

5 – Negócios de tecnologia da informação verde

Um setor que ainda está em desenvolvimento e que tem tudo para se tornar um dos mais fortes do empreendedorismo verde. Com o aumento da demanda por sustentabilidade no meio empresarial, cresce a necessidade por prestadores de serviços que ajudem a analisar gastos energéticos, melhor uso de insumos, entre outros.

Desenvolvedores de aplicativos e softwares que trabalhem na criação de ferramentas para melhorar esse controle e prestadores de consultoria nessa área terão grandes oportunidades para prosperar. Um dos ramos em que a tecnologia promete se desenvolver consideravelmente.

O empreendedorismo verde é uma necessidade para o mundo e, como tal, traz grandes chances de sucesso.