Quase todo mundo que entra no universo do empreendedorismo busca por alguma inspiração. Se assim for, por que não se inspirar na trajetória do homem mais rico do mundo? Você sabe quem ele é?

Jeff Bezos nasceu nos Estados Unidos. Desde a infância, sempre demonstrou profundo interesse pela ciência e pela tecnologia. De início humilde, chegou a trabalhar na rede McDonald’s. Graduou-se em engenharia elétrica e em ciência da computação.

Graduado com altas notas e comportamento exemplar, as portas de muitas empresas abriram-se para Jeff Bezos. Trabalhou no setor financeiro em Wall Street, onde alcançou posições de prestígio e estabilidade. No entanto, isso não era suficiente.

Uma pequena ideia. Um grande negócio

Ainda trabalhando com os algoritmos de Wall Street nos anos 1990, Bezos descobriu que o uso da internet aumentava aproximadamente 2300% ao ano. Era um terreno pouco explorado até então, mas Bezos acreditou que aquele novo negócio era promissor. Pediu demissão da empresa em que trabalhava para tornar-se um dos grandes empreendedores de sucesso.

A ideia foi, então, construir uma empresa que vendesse livros online, de modo a competir com varejistas físicas do setor. Com ajuda financeira de seus pais e de outros investidores, Bezos criou um site (naquele design bem rudimentar dos anos 1990) para comercializar os produtos. Depois de algumas mudanças de nome, batizou-o de Amazon, por acreditar que um nome exótico, começado com “A” daria visibilidade à empresa.

A empresa funcionava numa garagem, sem automação nenhuma. Ainda assim, a ideia prosperou e permitiu a entrega de livros em todos os estados dos EUA e em vários outros países. Contudo, a ideia de Bezos era ser o líder do varejo online, e era preciso ir mais longe para isso.

Crescimento rápido

PSC

Com menos de dois anos de operação, mais um passo ousado de Bezos: abrir o capital da Amazon. Na Bolsa, a empresa se valorizou e o plano de Bezos de diversificar os produtos deu certo. Passando a vender basicamente qualquer produto, a Amazon comprou concorrentes internacionais e criou um bem-sucedido programa de afiliados, com centenas de sites parceiros.

A bolha da internet em 2000 afetou consideravelmente o crescimento da Amazon, mas nem isso a impediu de crescer, tornando-se uma das maiores provedoras de armazenamento virtual do mundo. Em 2007, a empresa lançou o Kindle, um leitor digital com acesso a milhares de livros do acervo, o que se tornou uma pedra no sapato de muitas editoras.

Não satisfeito, Bezos ainda criou o Amazon Prime Video, plataforma de streaming. A agressiva estratégia de Bezos ao longo de mais de duas décadas incluiu também a aquisição de muitas empresas de tecnologia em crescimento, que, na visão de Bezos, poderiam ameaçar a Amazon futuramente.

Negócios na atualidade

O crescimento meteórico fez da Amazon uma Big Tech, isto é, uma das maiores empresas mundiais de tecnologia, superando o valor de mercado de 1 trilhão de dólares. Contudo, como todo empresário bem-sucedido, Jeff Bezos nunca está satisfeito.

Apesar de ter alcançado seu objetivo de ser dono de uma empresa internacionalmente reconhecida por seu varejo online, além dos serviços de streaming; Bezos ainda tinha outras ideias empreendedoras.

Fundou então a empresa Blue Origin, voltada à execução de experimentos científicos de exploração espacial, inclusive com a perspectiva de levar turistas ao espaço. Simples, né? Além disso, comprou o jornal estadunidense The Washington Post, salvando-o de uma grave crise financeira.

Para coroar sua trajetória de sucesso, fundou a Bezos Expeditions, para seus investimentos pessoais. Assim, Bezos investe em empresas de saúde e de tecnologia, além das grandes: Google, Airbnb, Uber e Twitter.

O que podemos aprender com Jeff Bezos?

Fica bem óbvio e até ingênuo dizer que Jeff Bezos é um dos maiores empreendedores de sucesso, já que é o homem mais rico do mundo. Pode ser criticado por alguns devido ao seu estilo agressivo nos negócios, mas não se pode negar sua ousadia e sua determinação.

Bezos apostou em negócios na internet quando ela ainda engatinhava e muita gente desconfiava de seu real potencial. Confiando nos dados que tinha, apostou em sua ideia, soube adquirir investimentos e cresceu rapidamente.

Com foco total no cliente e com processos rigorosos de seleção de seus colaboradores, Bezos tem um compromisso com a excelência. Essa determinação, somada aos seus conhecimentos, permitiu que Bezos se tornasse um empreendedor com negócios ousados em diferentes áreas, todos com uma característica em comum: um crescimento sem previsão de término.