Se há uma palavra que fez parte do vocabulário dos empresários na última década essa palavra é ‘empreendedorismo’. Não há, hoje, um curso superior na área de business no país que não tenha uma disciplina ou um projeto que estimule as pessoas a empreenderem.

É claro que é possível apreender as técnicas e os segredos do empreendedorismo, mas há algo que todo empreendedor deve ter e que depende muito mais de uma habilidade inata que de um conhecimento. Isso se chama ‘criatividade’. Quero trazer a você a discussão sobre o empreendedorismo dentro do nicho de negócios do Coaching e a criatividade (tanto do coach, quanto a que ele deve desenvolver nos líderes e nas empresas) como um fator chave para empreender. Comecemos falando sobre a diferença entre um empreendedor e um empresário de carreira.

Tratados muitas vezes como sinônimos, o conceito de empresário se difere do empreendedor. Grande parte das pessoas desconhecem as características de cada uma dessas palavras e acabam generalizando como se os dois profissionais se reduzissem apenas a uma pessoa que abriu um negócio. É fundamental compreender a diferença entre essas duas profissões e o que realmente são cada uma dessas funções, para isso destinarei as próximas páginas.

O que vem à sua mente quando você pensa na palavra “empresário”? Uma pessoa liderando equipes, participando de reuniões com executivos? Ou alguém que participa de negociações, lida com grandes quantias de dinheiro o tempo todo? Em qualquer setor, o empresário (ou a empresária) tem várias atribuições e grandes responsabilidades. Mas, o que é ser um empresário, afinal? É o que vou te contar agora.

Quando falamos de empresário falamos de alguém que conduz uma organização. É aquele que realiza uma atividade profissional, estruturada para comercializar bens ou serviços. Segundo a legislação brasileira, existem dois tipos de empresários no país: Individual: pessoa física que organiza a empresa de maneira individual Coletivo: pessoa jurídica que, formada por várias pessoas, exploram uma atividade econômica Mas, não são somente as questões legais e jurídicas que destacam os empresários.

Empresários tem como características principais:

-Liderança

PSC

-Habilidade para solucionar problemas

-Conhecimento em administração de empresas

-Humildade para reconhecer os próprios erros

-Determinação para aprender coisas novas

Empresário está ligado a profissão e a possuir a própria empresa, enquanto empreendedor está ligado a um comportamento. Para empreender não é preciso abrir ou ter o seu próprio negócio, é possível empreender em diversos campos da vida e é possível ser bastante empreendedor no seu ambiente de trabalho, mesmo que você não tenha cargo de gestão ou chefia.

É importante ainda destacar que nem todos os empresários são empreendedores assim como nem todos os empreendedores são empresários. Ou seja, são questões bastante distintas porém, necessárias para fortalecer o mercado e gerar oportunidades de crescimento em todos os cenários econômicos. Com a alta concorrência do mercado, as empresas têm valorizado o perfil empreendedor dos profissionais, visto que este é um conceito que não se refere a uma profissão, mas a um comportamento.

A pessoa empreendedora não precisa necessariamente abrir um negócio, ela pode atuar em qualquer campo, pois o empreendedorismo está mais ligado à identificação de oportunidades, proatividade, criatividade e vontade de agregar valor por meio da entrega de produtos/ serviços inovadores. Como já disse o empreendedorismo está ligada a um comportamento que gera atitudes empreendedoras por parte de alguém.

A atitude empreendedora é um comportamento visionário típico de pessoas que assumem riscos e responsabilidades dentro da empresa. Este profissional é aquele que não consegue ficar parado a espera de uma oportunidade, preferindo criar suas chances e desenvolver melhores habilidades para se destacar no mercado. O empreendedor é proativo e sempre encontra uma solução para os conflitos.

A atitude empreendedora é o que aprimora seu instinto de sobrevivência e permite que você identifique os riscos mesmo onde aparentemente existe paz e harmonia. É a atitude empreendedora que faz com vocês enxerguem oportunidades onde as outras pessoas só conseguem ver problemas. Enxergar um problema quando se está diante dele é fácil, o difícil é enxergar a oportunidade de um novo negócio e de soluções para o negócio já existente quando se está diante dos problemas.

O empreendedorismo nasce da insatisfação que transforma o seu inconformismo em novas descobertas e em propostas positivas para si e também para os outros. Todos nós nascemos com o potencial para sermos empreendedores, essa capacidade está inerente a espécie humana a qual teve que se adaptar diversas vezes, mas essa capacidade só se potencializa se as pessoas que sonham forem atrás de transformar em realidade os seus sonhos.

Existem vários cases de sucesso de empreendedores que conseguiram mudar não só suas histórias de vida, mas também de reorganizar todo o cenário econômico de determinados nichos de mercado. Não existe um só tipo de perfil de liderança e empreendedorismo ou um padrão a ser seguido que garantirá o sucesso, contudo há alguns traços gerais que são apresentados em pessoas que se destacaram por seu empreendedorismo.

Para ter perfil empreendedor, não basta ter apenas uma ideia excepcional, é necessário ser motivado, assumir responsabilidades, trabalhar, estudar, assumir riscos, ter iniciativa e construir um networking para auxiliar o alcance do sucesso. Existem alguns tipos de empreendedores e quero compartilhar com vocês um pouco sobre cada um deles, leia atentamente e busque compreender se você se sua realidade se encaixa em algum desses.

Empreendedor nato

Algumas pessoas nascem com os comportamentos e as habilidades de empreendedorismo muito latentes desde muito cedo. Essas pessoas começam suas carreiras muito jovens e com o tempo vão desenvolvendo e ganhando habilidades relacionadas a negociação e a vendas, fazendo com que atitudes empreendedoras sejam colocadas em prática. São pessoas visionárias, otimistas, à frente do seu tempo e comprometidas 100% na realização de seus sonhos. Têm como referência algum exemplo a ser seguido e por isso acabam se tornando também grande referência para outras pessoas.

O empreendedor que aprende

Esse tipo de empreendedor é muito comum, é aquela pessoa que se vê na condição de aprender a ser empreendedor devido a diversas motivações. Esse tipo de empreendedor nunca pensou em ser empreender, os seus planos se detinham a seguir uma carreira em uma grande empresa, mas quando menos se espera encontra uma oportunidade de negócio e ai decide mudar o que faz na vida e passa a se dedicar ao próprio negócio. As pessoas desse perfil costumam demorar para finalmente tomar a decisão de mudar de carreira, exceto quando está prestes a perder o emprego ou já tenha sido demitido. Acredita que não gosta de assumir riscos, até se tornar empreendedor e aprender a lidar com as novas situações e atividades do seu próprio negócio.

O empreendedor serial, aquele que cria novos negócios

Há pessoas que gostam de estar em constante desafio para se sentirem motivadas, pessoas desse perfil tendem a serem empreendedores contínuos, ou seja, aquele que não se contenta em criar e empreender em apenas um ramo. Estar atento a tudo que acontece a sua volta, acompanhando as tendências de mercado e ao dinamismo da vida contemporânea é um traço do perfil desse empreendedor. O empreendedor serial é dinâmico, gosta dos desafios e da adrenalina de estar envolvido na criação de algo novo, apresentando sempre a habilidade de acreditar nas oportunidades e trabalhar nelas até vê-las implementadas. Tem o costume de se envolver em vários negócios ao mesmo tempo, obtendo sucessos e fracassos, mas sempre aprendendo em todas as situações.

O empreendedor corporativo

Estamos vivendo um período de reorganização e reestruturação dos pilares que sustentam uma empresa. O surgimento de novas startups fez com que toda essa movimentação no mercado. Para sanar essa necessidade de adequação estrutural e crescer as empresas já criadas há a figura do empreendedor corporativo. O empreendedor corporativo trabalha com foco nos resultados e está sempre ligado a uma equipe coorporativa da empresa, ou seja, para se tomar uma decisão ele necessita consultar uma equipe de diretores, conselheiros e presidente, o que gera uma falta de autonomia. Em decorrência desse cenário de trabalho o empreendedor corporativo tem que ter um avançado nível estratégico de negociação, habilidade de comunicação e vendas de suas ideias.

O empreendedor social

O desejo de transformação do mundo é o que impulsiona o empreendedor social. As pessoas desse perfil estão focadas em construir um mundo melhor para as pessoas, e em razão disso se envolvem em causas humanitárias e de desenvolvimento social. O empreendedor social se sente realizado ao ver seus projetos trazendo resultados não só para ele, mas para todas as pessoas que estão a sua volta ou a comunidade a qual se dedica. O papel social do empreendedor social é muito grande pois seus empreendimentos e geram impacto na sociedade por preencher as lacunas deixadas pelo poder público.

O empreendedor por necessidade

Em momentos de oscilação econômica e crise muitas pessoas são demitidas e tem grande dificuldade de reinserção no mercado de trabalho, a única alternativa para conseguir os recursos financeiros de sobrevivência é o de trabalhar por conta própria. Empreendedores por necessidade, em geral, começam com negócios informais, desenvolvendo atividades simples, prestando algum serviço básico que lhe gera retorno financeiro. Um traço geral dos empreendedores por necessidade é a falta de experiência e/ou conhecimento empresarial, o que pode fazer com que esse empreendedor tenha maiores dificuldades de fazer o negócio prosperar. Mesmo com essas dificuldades é possível ver pessoas que empreenderam por necessidade obtendo grande sucesso econômico, pois se dedicaram em aprender a gerir melhor os seus negócios.

O empreendedor por oportunidade

O empreendedor por oportunidade é aquela pessoa que está sempre atenta as demandas de mercado, ou seja, ele consegue ver além das outras pessoas. A partir de um conhecimento prévio sobre o mercado ele consegue perceber nichos de mercado que podem ser melhor explorados, prevendo demandas do consumidos contemporâneo. Esse empreendedor tem um perfil ousado, ele tem a coragem de investir em determinadas regiões que muitos não veem oportunidades de crescimento e muitas das vezes conseguem sucesso naquilo que se dedicam.

O empreendedor herdeiro

A missão do empreendedor herdeiro é o de continuar o legado de sua família, mantendo o negócio familiar com saúde e margens de crescimento. Desde cedo começa a entender como funciona a empresa e por esse motivo consegue alcançar cargos altos de direção ainda muito jovem. O exemplo familiar é bem determinante, tanto para saber o que os passos que obtiveram sucesso quanto aqueles que não deram certo. O empreendedor herdeiro pode apresentar comportamento variado que vai desde aquele que tem o desejo de inovação, de mudar as regras do jogo e tentar fazer mais e melhor que os seus familiares, até aquele que tem receio de levar a família a falência e por isso não arriscam mexer naquilo que tem dado certo, sendo mais conservador.

Como podemos perceber há vários tipos de empreendedores, alguns com perfil técnico e habilidades específicas mais desenvolvidas e outros que ainda tem muito a desenvolver e aprender. O Business Coaching para empreendedores vem como uma aliada para auxiliar nesse processo de desenvolvimento pessoal e business.

 

Copyright: 558833797 – https://www.shutterstock.com/pt/g/peshkova