controle-emocoes

Emoções: você sabe lidar com as suas?

Por: José Roberto Marques | Blog | 10 de janeiro de 2019

As emoções que cada indivíduo possui dentro de si são parte de sua condição humana, mas também são fruto de suas experiências, e é essa bagagem que determina a forma como irão agir e viver novas experiências. Percebe que se trata de um ciclo? Se você começa a acumular emoções e experiências negativas, isso irá se refletir na forma como vê o seu mundo exterior, te levando a enxergar as situações e reagir a elas de forma igualmente negativa. Então, esse ciclo se perpetua e faz com que se mantenha preso dentro dele.

Controle melhor suas emoções com o coaching!
Disponibilizei um ebook completo para você!
Baixe aqui!

Para utilizar o poder das emoções ao seu favor é necessário fazer com que esse ciclo seja positivo, controlando nossas emoções em ao invés de sermos controlado por elas. Dessa forma, torna-se possível lidar positivamente mesmo com sentimentos considerados ruins, como é o caso da raiva, adquirindo consciência em relação a ela e canalizando-a para a prática de um esporte, por exemplo.

As nossas emoções são geradas através de estímulos, que podem vir de um acontecimento ou de um sentimento. Embora os indivíduos possam ter reações diferentes uns dos outros, todos podem experimentar uma extensa lista de tipos de emoções, que inicialmente acreditava-se que contava com apenas sete nuances, mas que hoje já foram descobertas vinte e sete.

O psicólogo norte-americano Paul Ekman é um dos pioneiros nas pesquisas relacionadas às emoções humanas. Em seu primeiro estudo, realizado através da observação da expressão facial de diversas pessoas, identificou as seis principais emoções humanas, que são: alegria, tristeza, raiva, nojo, medo, desprezo e surpresa. Mais recentemente, outra pesquisa foi feita, dessa vez por especialistas da Universidade de Bakery, nos Estados Unidos, e foram detectados mais vinte e sete tipos de manifestações emocionais.

Todos os seres humanos possuem condições de desenvolver e experimentar todas essas emoções, o que não significa que isso irá acontecer, pois as primárias, que foram as descobertas por Ekman, são as únicas universais, que estão sempre presentes, por assim dizer. Todo o restante pode variar de acordo com a cultura de cada povo e região.

Cada uma das emoções humanas pode se manifestar de diferentes maneiras, como através de ações, expressões faciais ou corporais, tom de voz, recuperação de lembranças, entre outras. A tristeza, por exemplo, pode gerar o choro e uma postura cabisbaixa. Assim como a alegria gera o sorriso, o medo resulta em paralisia ou fuga e a nostalgia traz lembranças do passado. É incrível pensar como cada emoção pode promover alguma reação dentro de nós e influenciar o nosso comportamento.

Como está sua inteligência emocional?
Vá para o caminho do autoconhecimento emocionak
Baixe aqui um guia completo sobre coaching!

Vale lembrar que, inicialmente, tudo isso acontece de forma involuntária, ou seja, sem que se possa perceber. Entretanto, através de autoconhecimento e treino é perfeitamente possível reconhecer cada uma e saber como elas se manifestam no seu interior e nas suas ações. É esse o caminho para desenvolver sua inteligência emocional e assumir o controle em relação aos seus sentimentos e emoções, não para que deixe de senti-los, o que seria impossível, mas sim para administrá-los e usá-los ao seu favor.

Créditos da Imagem: favorita1987 – ID da foto stock livre de direitos: 746074252

Deixe seu Comentário: