Há muitos anos, pesquisadores especializados em comportamento vêm estudando as emoções humanas. Apesar de haver divergências entre eles em relação à quantidade, há um consenso entre a maioria de que as emoções básicas são seis e é exatamente sobre elas que falarei no artigo de hoje. Conhecer cada uma, entender suas origens e consequências é um exercício de autoconhecimento muito importante para que aprenda a gerenciá-las e usá-las ao seu favor.

Torne a melhor versão de si mesmo com ajuda do Coaching!
Clique e acesse um presente maravilhoso que preparei para você!

Quais São as Emoções Básicas do Ser Humano?

A teoria sobre as emoções mais difundida na atualidade foi desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Paul Ekman. Existem estudos que encontraram até vinte e sete emoções, contudo, as seis são consideradas básicas porque indivíduos de todo o mundo podem experimentá-las, independente da cultura na qual se está inserido. Veja quais são elas.

1 – Alegria – É o que todos buscam, uma sensação de prazer e contentamento por algo específico que tenha acontecido ou como fruto da satisfação pela vida de uma maneira geral. Estar alegre e feliz é sempre muito bom, um sinal de autoestima e de estar se sentindo bem consigo mesmo.

Sinais da Alegria: a expressão facial mais marcante em relação à alegria é o sorriso. Em relação às sensações, um indivíduo alegre se sente animado, eufórico e satisfeito. É o tipo de emoção que contagia a todos ao redor.

2 – Medo – O medo costuma ser visto como algo ruim, mas a verdade é que ele tem, sim, a sua face positiva, porque é através dele que uma pessoa consegue perceber os riscos envolvidos em suas ações e, assim, ser mais cautelosa. Portanto, reconhecer as situações que te causam medo é importante para que reflita sobre cada uma e identifique quando ele deve ser considerado ou superado.

Sinais do Medo: uma das primeiras reações de uma pessoa que sente medo é se retrair. Isso vale tanto para situações de real perigo quanto de desconforto para indivíduos tímidos em relação à situações como falar em público e expor sua opinião.

PSC

3 – Nojo – Também chamado de repulsa, é a reação que uma pessoa tem ao se deparar com algo que considere extremamente desagradável por ser sujo ou incomestível. É importante lembrar que existe também o chamado nojo moral, que está ligado à desaprovação de alguma atitude de terceiros. Um sentido bastante ligado a essa emoção é o olfato, já que os odores podem intensificar a sensação de asco.

Sinais do Nojo: quando uma pessoa sente nojo de algo, sua primeira reação costuma ser demonstrar isso através de sua expressão facial. Em se tratando de ações, o mais comum é se afastar daquilo que é considerado desagradável.

4 – Raiva – Assim como o medo, a raiva também tem como objetivo a proteção, mas, nesse caso, sob a forma de ataque. Um indivíduo sob efeito da raiva vê a sua força aumentar significativamente. O principal cuidado a ser tomado em relação a essa emoção é que ela costuma dominar as ações de uma pessoa, tirando-lhe a capacidade de discernir o que é certo ou errado.

Sinais da Raiva: uma pessoa com raiva tende a ficar ofegante e com uma forte sensação de indignação.

5 – Surpresa – Dentre as emoções básicas é a que tem a menor duração, pois termina após apenas alguns segundos, que é o tempo para que o indivíduo se familiarize com a situação que o surpreendeu. Pode acontecer tanto em relação a coisas boas quanto ruins e, por isso, é seguida por outro tipo de emoção, o que irá depender da ocasião. Sua função é eliminar todos os pensamentos e fazer com que a mente mantenha o foco em apenas um ponto.

Sinais da Surpresa: geralmente, um indivíduo que se depara com algo surpreendente tende a arregalar os olhos e paralisar os seus movimentos. Os sinais seguintes irão depender se ele considerar a surpresa em questão boa ou ruim.

6 – Tristeza – Pode-se dizer que a tristeza é o contrário da alegria, gera desânimo e descrença. Uma pessoa triste pode duvidar da própria capacidade de superar os obstáculos que a vida impõe. O objetivo dessa emoção é fazer com que o indivíduo economize as suas energias em momentos de dor, como na perda de um ente querido, por exemplo.

Sinais da Tristeza: o sinal mais explícito da tristeza é o choro, mas é importante lembrar que nem todas as pessoas manifestam o que estão sentindo dessa maneira. O recolhimento é outra demonstração bastante frequente entre aqueles que estão tristes.

Para ser feliz é preciso viver por um propósito maior. Quer descobrir qual o seu nível de felicidade?
Faça o nosso teste!

A Importância de Reconhecer as Emoções Básicas

Entender melhor cada uma das emoções básicas e reconhecê-las em seu comportamento é essencial para que leve a vida com mais equilíbrio. Como se pode ver, todas elas têm uma função, nenhuma é experimentada de forma inútil. Citando o medo como exemplo, através dele torna-se possível agir com maior prudência e, assim, reduzir os riscos envolvidos. Entretanto, é necessário tomar cuidado para que ele não se torne excessivo e acabe impedindo até mesmo ações que não oferecem risco.

O medo do trânsito, por exemplo, é positivo até o ponto em que leva o motorista a seguir todas as normas para se manter seguro, evitando dirigir sob o efeito de álcool ou em alta velocidade. Contudo, torna-se prejudicial quando paralisa o indivíduo e faz com que ele não queira nem mesmo sair de casa. A diferença está na dosagem que, como diz o ditado, é a diferença entre um veneno e um remédio.

Por essa razão, é fundamental que se observe e identifique até que ponto cada emoção é positiva em sua vida, para que descubra aquilo que precisa trabalhar dentro de si. Apenas tome o cuidado para que isso não se transforme em auto julgamento, pois a intenção não é a que se cobre e sim que se aceite e busque a evolução, para o seu próprio bem. Portanto, se ame, se respeite e se trate com carinho, porque o amor é o principal combustível para a transformação.

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha contribua com o seu processo de autoconhecimento. Buscar o autocontrole em relação às suas emoções irá te proporcionar paz de espírito, autoestima, autoconfiança, relacionamentos muito mais positivos e motivação para alcançar todos os seus objetivos.

Copyright: 1023568351 – https://www.shutterstock.com/pt/g/rawpixel