emaranhamento-o-que-e

EMARANHAMENTO

Por: José Roberto Marques | Blog | 12 de março de 2019

Os consteladores afirmam que um dos mais importantes objetivos da Constelação Familiar é encontrar o ponto onde o amor está oculto, e assim, chegar à raiz do problema para solucionar os emaranhados. Mas do que se trata emaranhamento? Segundo Bert Hellinger o emaranhamento é aquele comportamento que se dá quando somos condicionados para um destino que não é o nosso e não temos consciência disso, geralmente não há um reconhecimento deste papel o que dificulta para que tenhamos força de mudá-lo.

Segundo Bert há 5 tipos de emaranhamentos que podem ser explicados, são eles: Triangulação; Parentificação; Repetição e Substituição. Abaixo explico cada um detalhadamente.

 

Triangulação

A triangulação é um dos emaranhamentos mais comuns, certamente você já viveu ou conhece alguém que viveu essa situação. A triangulação acontece  geralmente na infância, podendo de estender até a vida adulta dependendo do ciclo familiar. Quando um dos genitores não encontra recursos em si mesmo para lidar com alguma situação com seu parceiro e a partir daí ele busca apoio dos filhos é caracterizado como emaranhamento de triangulação. A criança é colocada em uma posição que não lhe pertence que é a esfera de responsabilidade por seus pais, pois essa posição só pertence a pessoas das gerações anteriores a dela. Quando colocada nessa situação a criança tende a perder sua infância, passando a desenvolver um papel que não é o dela.

Parentificação

A parentificação acontece quando a criança é continuamente instigada a desenvolver um senso de responsabilidade para com os seus pais, ou seja, há uma inversão de papéis ao invés dos pais terem o senso de responsabilidade para com o seu filho, é o filho que desenvolve esse senso. A parentificação se dá sempre que a criança está posicionada acima de seus pais, um salto de duas gerações de filho para a de seus avós.

Identificação

A identificação age de forma inconsciente, normalmente acontece quando um indivíduo passa a manifestar características, qualidades e atributos de outra pessoa. A identificação com pessoas que foram excluídas e ou banidas de alguém do sistema familiar, acontece como uma forma de compensação e reequilíbrio para o esquecimento dessa pessoa nesse sistema.

Repetição

A ligação entre os membros de um mesmo sistema familiar é tão grande sendo capaz de repetir o destino de uma pessoa em outro membro de forma inconsciente. A união entre esses dois membros pode levar a repetirem um destino duro e cheio de dificuldades.

Substituição

A substituição acontece uma um membro do sistema familiar diante de uma dinâmica de sofrimento, depressão e dor passa a carregar esses sentimentos no lugar de outra pessoa. Quando um filho vê seu pai em alguma situação que lhe faz ter sentimentos negativos e em solidariedade ele também passa a tentar carregar esses sentimentos no lugar de seu pai.

Grande parte dos problemas de emaranhamentos sistêmicos acontecem por conta da exclusão de pessoas. Independente do motivo que faça excluir uma pessoa de seu ambiente familiar, a exclusão é um problema que se reflete em uma das necessidades básicas do ser humano: o pertencimento. E para lembrar os membros deste sistema dessa exclusão inapropriada, podemos sintomatizar em nossos corpos doenças que nos ligam àqueles que foram excluídos.

“O corpo não mente. Mais que isso, ele conta muitas histórias e em cada uma delas há um sentido a descobrir, como o significado das doenças ou do prazer que animam algumas de suas partes. O corpo é a nossa memória mais arcaica. Nele nada é esquecido. Cada acontecimento vivido, particularmente na 1ª infância e também na vida adulta, deixa no corpo a sua marca profunda. Como faziam os Terapeutas do Deserto, que cuidavam do corpo, do psiquismo e também do espírito, trata-se, pois, de escutar cada uma das partes de nosso corpo, do ponto de vista físico, psicológico e espiritual.”

Jean Yves Leloup

Nosso corpo funciona como uma grande máquina, cheia de engrenagens que representam toda a nossa sabedoria e complexidade. Quando uma dessas engrenagens está fragilizada ou quebrada, ou mal lubrificada, ela paralisa ou prejudica grandiosamente outras partes do nosso todo.

Copyright: 1045991857 – https://www.shutterstock.com/pt/g/magicpictures

Deixe seu Comentário: