Sentir medo da rejeição é natural, afinal, o ser humano tem a tendência natural de ser aceito e se tornar parte de um grupo. Entretanto, quando esse receio se torna intenso demais, isso pode se tornar um problema, impactando as relações e no desenvolvimento do indivíduo como um todo que, para evitar ser rejeitado, pode se fechar e se privar de viver as experiências.

Se você se identifica com essa descrição, saiba que a resposta para o questionamento que abre este artigo é sim, é possível lidar com o medo da rejeição e se tornar uma pessoa autoconfiante e ciente do próprio valor. Siga a leitura e saiba mais.

O que é o medo da rejeição?

Viver é correr riscos e um deles é o da rejeição. Quando demonstramos carinho por alguém, apresentamos um projeto ou mesmo fazemos um convite, estamos correndo o risco de sermos rejeitados. Falando dessa forma parece um tanto quanto dramático, mas o drama se deve ao peso que damos à rejeição.

Quando alguém diz não para você, não está afirmando que não é uma pessoa digna e sim que, no momento, não deseja o que está propondo. Contudo, nem todos conseguem lidar com a rejeição de modo objetivo, muitos temem tanto essa recusa que deixam de desfrutar de suas vidas em plenitude, acreditando que assim poderão se proteger do sofrimento.

A verdade é que o risco da rejeição é o preço que pagamos por uma vida de significado. Uma declaração de amor, a conquista de um cliente importante, um convite especial que se faz a alguém, são apenas alguns exemplos de situações que não seriam tão significativas se tivéssemos certeza absoluta de que dará certo. A incerteza, por mais que seja temida, é importante para nosso crescimento.

É por conta da incerteza que nos dedicamos aos nossos objetivos, valorizamos nossas conquistas, evoluímos. Se todas as coisas fossem fáceis e não houvesse riscos, possivelmente o ser humano não teria evoluído tanto ao longo da história. O risco nos motiva a irmos além e nos dedicarmos e, caso o resultado seja diferente do esperado, nos fortalece para as novas experiências que virão em seguida.

PSC

 

7 Dicas para aprender a lidar com o medo da rejeição

Agora que já sabe que é possível lidar com o medo da rejeição, confira dicas que irão te ajudar a fortalecer sua autoconfiança para se libertar dele de uma vez por todas.

1 – Entenda que isso acontece com todos

Se existe um fator que pode nos amedrontar é a sensação de que experiências ruins acontecem apenas conosco e com o medo da rejeição não é diferente. Acontece que todos enfrentam problemas na vida, às vezes de maneiras diferentes, mas todos passam por questões delicadas. Se tornar consciente em relação a isso ajudará você a lidar com mais naturalidade com as coisas, eliminando a vergonha que costuma acompanhar a rejeição.

2 – Reconheça o seu valor

Se conhecer e aprender a se apreciar é muito importante para se libertar do medo da rejeição. Assim, entenderá que o fato de não ter sido aprovado em um processo seletivo ou não ter um amor correspondido, por exemplo, não anula a pessoa incrível que você é. Uma forma interessante e simples de fazer isso é criando uma lista com as suas conquistas e qualidades, tornar isso tangível te ajudará a realmente assimilar esses pontos.

3 – Encontre uma lição em cada experiência

Quando uma situação de rejeição acontecer e te incomodar, procure enxergá-la através de uma nova perspectiva, buscando uma lição na experiência. Acredite, tudo pode ter algo a ensinar, mas, para isso, é preciso saber reconhecer esses aprendizados, refletindo sem se julgar ou se culpar e sim como um observador, alguém que deseja evoluir.

4 – Evite entrar em um ciclo de catastrofização

É bastante comum que pessoas que sofrem demasiadamente com a rejeição entrem em um ciclo chamado de catastrofização. A pessoa é reprovada no vestibular, então, já começa imaginar que no ano seguinte será reprovada novamente e que toda a sua vida está arruinada.

Mantenha a atenção em relação aos seus pensamentos para evitar entrar nesse ciclo, pois, como pode ver através do exemplo apresentado, são ideias que não possuem qualquer garantia que irão se concretizar. Uma rejeição que é vivida hoje não significa que isso irá se repetir no futuro.

5 – Entenda o que gera o seu medo de rejeição

Um ponto bastante importante a considerar diz respeito ao fator gerador do seu medo de rejeição. Pense sobre isso, se foi alguma situação delicada que viveu no passado, uma insegurança. Ao identificar a motivação para tal, ficará mais fácil se entender e encontrar a solução para vencer esse sentimento e se libertar dele definitivamente.

6 – Construa um diálogo interno positivo

Como anda o seu diálogo interno? Você “conversa” consigo mesmo de forma gentil, como se estivesse lidando com um amigo especial, ou de forma rude, se julgando e se culpando? Saiba que o modo com o qual dialoga com suas ideias faz toda a diferença na sua autoconfiança e autoestima.

Entenda que ser gentil consigo mesmo não é sinônimo de achar que tudo o que faz é bom e que não erra. Afinal, não devemos fazer isso nem mesmo com os nossos amigos. A sinceridade é fundamental, mas sem sincero não precisa ser sinônimo de ser grosseiro, é preciso saber dosar as palavras para que sejam sementes de crescimento e não de desânimo.

7 – Veja os acontecimentos de forma objetiva

Experimente olhar para os acontecimentos de forma objetiva. Uma reprovação significa exatamente isso, uma reprovação, e não há garantias que irá se repetir. Da mesma maneira que o fim de um relacionamento amoroso não significa que nunca mais será feliz no amor. Por mais que as emoções sejam parte de quem somos, muitas vezes se faz necessário deixá-las um pouco de lado para vermos as coisas como realmente são.

Você já tinha parado para pensar no quanto o medo da rejeição pode ser um limitador do seu crescimento? Comece hoje mesmo a colocar em prática essas dicas e prepare-se para se libertar dele.

Se este conteúdo fez sentido para você, aproveite e passe-o adiante, compartilhando através de suas redes sociais!