Antigamente, a grande maioria das mulheres ficava em casa cuidando dos filhos, enquanto os maridos saíam para trabalhar, era a tradição e ninguém questionava. O tempo passou, elas conquistaram seu espaço no mercado de trabalho e, hoje, muitas têm sua carreira. Porém, existem aquelas que optam por ficar em casa, seja para se dedicar à educação dos filhos ou qualquer outro motivo. Ser dona de casa tem inúmeros desafios, como em diversas outras profissões, por isso é muito importante respeitar e valorizar aquelas que fazem essa escolha.

O Que é Ser Dona de Casa?

O termo dona de casa é usado dentro da área do direito do trabalho para se referir às mulheres que optam por não ter um trabalho formal para se dedicar integralmente aos cuidados com a casa e com os filhos. Elas possuem alguns dos direitos que o restante dos trabalhadores têm, como aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade, contudo, para ter acesso a esses benefícios, é necessário contribuir com a previdência e seguir alguns pré-requisitos.

Dentre as principais funções de uma dona de casa geralmente estão: a limpeza e organização da casa, as compras de alimentos e outros itens necessários, preparação das refeições, cuidados com as roupas dos membros da família e com a educação dos filhos. Como se pode ver, são muitas tarefas, que ocupam todo o dia e, diferente de outros tipos de trabalho, não há férias e nem folga aos finais de semana.

Considerando todas essas informações, eu te pergunto: acha justo que o trabalho das donas de casa seja visto como inferior em relação aos demais? Espero que sua resposta tenha sido “não”, afinal de contas, além de todo o esforço, tudo é feito motivado pelo amor e pelo desejo de ver a família feliz.

7 Dicas Para Valorizar o Trabalho de uma Dona de Casa e Tratá-la Com Respeito

Se você tem uma mãe, esposa, irmã ou outra mulher da sua família que é dona de casa e se dedica aos cuidados com a família, saiba que existem maneiras de valorizá-la e mostrar que o seu trabalho é, sim, importante. Veja, a seguir, como fazer isso através de atitudes simples e que certamente farão uma grande diferença na forma como se relacionam.

1 – Pergunte Sempre Como Ela Está

Em muitos lares, as donas de casa são quase que invisíveis, pois, como não possuem um trabalho formal, com reuniões e projetos para entregar, as outras pessoas pensam que elas não têm preocupações e que não se cansam, o que não é verdade. Que tal começar a enxergar essa mulher além das suas funções? Pergunte como ela está, converse com ela sobre assuntos da atualidade, tenha interesse genuíno em saber o que ela sente e pensa.

2 – Se Ofereça Para Compartilhar Tarefas

PSC

Agora, precisamos falar de uma questão que, para muitos, é vista como polêmica: a divisão de tarefas. E a realidade é que, se todos vivem na mesma casa, nada mais natural que contribuam com atividades necessárias para mantê-la em funcionamento, como: lavar a louça, fazer as camas, limpar, fazer compras, lavar roupas, entre outras. Desse modo, mesmo que fique o dia todo fora trabalhando, se ofereça para realizar tarefas quando estiver presente, sua contribuição será muito útil e, ainda, ajudará a unir mais a família.

3 – Demonstre Sua Gratidão

Jamais pense que a mulher que opta por ser dona de casa não está fazendo mais do que a sua obrigação e que, portanto, não precisa agradecer. Agradeça sim, reconheça o esforço que ela faz para dar conta de tudo, elogie as refeições que prepara, demonstre sua admiração. Falar sobre isso é importante porque, muitas vezes, com a correria do dia a dia, deixamos de valorizar as coisas boas que nos cercam e fortalecer os laços com os familiares, então, aproveite para mudar isso e seja sempre grato.

4 – Convide-a Para um Passeio

Pense bem, as donas de casa passam a maior parte do seu tempo ocupadas com os afazeres domésticos e grande parte delas sai de casa apenas quando tem algo a resolver na rua, como ir ao supermercado ou buscar os filhos na escola, por exemplo. Então, sempre que tiver a oportunidade, convide-a para dar um passeio, ver pessoas diferentes, se divertir. Sair da rotina é sempre muito bom e certamente ajudará a aproximar vocês.

5 – Ofereça Apoio Caso Ela Demonstre Vontade de Ter uma Carreira

É bastante comum que algumas mulheres decidam ficar em casa quando os filhos ainda são pequenos, para se dedicar integralmente à educação deles nos primeiros anos de vida. Nesses e em outros casos também, é natural que em algum momento surja a vontade de voltar ao mercado de trabalho ou talvez abrir o próprio negócio. Caso ela demonstre esse desejo, apoie, ajude-a a traçar um planejamento e realizar seu objetivo. Afinal, trata-se de alguém da sua família e vê-la feliz e realizada certamente te deixará muito feliz também.

6 – Converse Com Ela Sobre Finanças

O trabalho de dona de casa não é remunerado e cabe a outro membro da família a função de prover o sustento de todos. Contudo, ela também precisa de dinheiro, tanto para as compras da casa quanto para seu uso pessoal. Dessa maneira, é interessante que a família se reúna e defina um valor mensal para que essa mulher, que está se dedicando a cuidar de todos, tenha uma renda para usar consigo mesma, afinal, ela também merece.

7 – Incentive Outras Pessoas da Família a Seguirem Essas Dicas

Além de seguir as dicas aqui compartilhadas, aproveite para repassá-las para os outros membros da família, para que adotem essa postura e tratem essa mulher que tanto cuida de vocês com o carinho que ela merece. Se tiverem crianças em casa, isso se torna ainda mais necessário, já que elas irão crescer sabendo a importância de respeitar e valorizar o trabalho da dona de casa.

As donas de casa reúnem várias funções em uma só, lavam, passam, cozinham, cuidam e fazem tudo isso com muito amor. Então, nada mais justo do que ter o seu esforço reconhecido. Portanto, honre e respeite essa mulher que faz tudo isso por você e pela sua família.