Há apenas dois estados internos possíveis. Quando falo de estados internos, quero dizer da forma como você sente-se por dentro, como você está mental e espiritualmente. Tenho certeza de que o mundo é complexo e em geral rejeitamos ideias que reduzam o ser humano a uma dicotomia, mas neste caso tratado aqui realmente não há variáveis. Há dois estados internos. Nossa vida interior, nossa mente/alma, nossa sensação espiritual… ou nos farão sentirmo-nos bem, tranquilos, em paz, ou angustiados, ansiosos, tensos. Ou estaremos sentindo fé, confiança e motivação, ou descrença, dúvida e negação.

Eu chamo um de estado de sofrimento e o outro, de estado de graça. O estado de sofrimento é quando inconscientemente decidimos nos conectar com nossas energias mais negativas, pessimistas, fatos ruins, memórias ruins, fracassos, rejeição, o eu e o ego. É o estado da separação e do individualismo, um estado narcísico em que vemos nossa vida como algo terrível e fechamos os olhos para tudo e todos à nossa volta, pois só conseguimos enxergar como somos terrivelmente sem sorte.

O estado de sofrimento não é um acontecimento ao acaso, mas uma escolha mental, inconsciente, que vamos alimentando durante a nossa vida. No estado de sofrimento tudo que ouvimos gera crítica, desconfiança e negatividade. Qualquer notícia é vista primeiramente como algo ruim, mesmo que esteja repleta de intenção positiva. Nesse estado há sempre um “mas…”, e isso faz com que nossa mentalidade, nossa espiritualidade, fiquem com uma coloração cinza e com uma sensação de peso. No estado de sofrimento não produzimos riqueza, apenas limitações. O outro estado é o estado de graça, de beleza interna. Nele há a escolha inconsciente de nos conectarmos com energias de positividade, de fraternidade, nos conectamos com o outro em essência e com o Universo em todas as suas vibrações.

Em outras palavras, se fizer sentido para você, no estado de graça nos conectamos com Deus. É o estado em que exercitamos nossa empatia em plenitude e escolhemos ver o nosso potencial e nosso poder interior. Nesse estado aprendemos com o sofrimento e as perdas, e levamos esse aprendizado adiante. É um estado de florescimento que nos leva a evoluir cotidianamente. Não há evolução fora do estado de graça. O estado de graça é uma escolha inconsciente, mas que pode se tornar uma escolha consciente, uma prática, um hábito. É possível, mesmo que tenhamos escolhido viver os últimos anos em estado de sofrimento, passarmos a viver em estado de graça e de florescimento interior.

 

O estado de sofrimento exige de nós um gasto extraordinário de energia, uma energia desperdiçada e que não produz nada de útil em nossas vidas. Gastamos tempo demais ansiosos e sofrendo. A energia gasta com o sofrimento gera, no futuro, a sensação de que não estamos fazendo nada de útil. Num determinado momento paramos e pensamos: “que eu conquistei até hoje?”. Talvez você esteja gastando muita energia com ansiedade e sofrimento. Com o medo de que as coisas deem errado e de se frustrar, quando deveria estar gastando energia planejando, aprendendo e colocando a mão na massa.

Sem nos libertarmos do estado de sofrimento, jamais produziremos riquezas. Esse processo de libertação parte de compreendermos por que nosso estado interno nos leva para o padrão de negatividade e de sofrimento. Será falta de amor próprio? Será que estamos presos às memórias traumáticas do passado? Será que alguém nos convenceu de que não somos merecedores?

PSC

Esse é talvez o maior segredo que quero te contar neste livro. Estou afirmando que, se não nos libertamos dos efeitos do estado de sofrimento, não evoluímos, não construímos nada neste mundo e nem alcançamos os estados de felicidade. A felicidade e a evolução exigem de nós que nos libertemos do estado de sofrimento. Só produzimos riqueza em estado de graça, que é um estado de não sofrimento.

Estado de graça é um estado de conquista. Graça é benevolência, estima e abertura a receber. É um estado de plenitude, de plena conexão. O estado de graça nos conduz naturalmente a um estado de riqueza, material e interior. E por que o estado de graça produz riqueza? Porque nesse estado tudo nos soa como oportunidade, como possibilidade. Nada nos parece ser impossível ou difícil demais.

Nesse estado, nossa tendência é estarmos abertos aos desafios; e nos desafiamos porque confiamos ou no que já conhecemos ou no nosso poder de aprender. Em estado de graça uma pessoa, mesmo idosa, resolve fazer faculdade e se forma no ensino superior, depois de ter passado uma vida inteira sem oportunidades, ou se convencendo de que aquilo “não era para ela”. Em estado de graça, uma pessoa se liberta de dez anos de trabalho em uma mesma empresa em total estagnação e troca a segurança do voo baixo pelo desafio de voos mais altos, perigosos, mas com mais chance de ultrapassar limites.

Em estado de sofrimento, o idoso se conforma com sua situação e o profissional escolhe a estabilidade rasa. Não estamos julgando ninguém, definitivamente não se trata de julgamento, é a constatação de que nossas escolhas refletem o modo como somos em nosso interior. De qual estado interno você está me ouvindo/lendo agora? Caso você esteja pensando “essa conversa de que todos podem o que quiserem é mais uma conversa fiada de autoajuda”, talvez você esteja em total estado de sofrimento e sente que o tempo todo alguém está tentando enganá-lo com algo. Será que é uma “conversa fiada” ou será que você prefere duvidar de si mesmo? Saiba identificar seu estado interno. Saiba questionar o seu estado interno.

E saiba se libertar do seu estado interno caso ele lhe cause limitação. Ninguém enriquece no estado interno de sofrimento. Não há prosperidade nesse estado. “Mas eu conheço muita gente em estado de sofrimento que é muito rica”, será mesmo que é riqueza o que essas pessoas acumulam? Será mesmo que o dinheiro deve ser o principal sinônimo de riqueza? No estado de sofrimento, o que significa para alguém ter um milhão de reais na conta? Em estado de sofrimento interno, o que significa ter uma casa grande e um carro do ano? Em estado de sofrimento, o que significa ter um cartão de crédito ilimitado?

Em estado de sofrimento, o que o dinheiro pode fazer por você? Quer ser rico materialmente? Comece conectando-se com seu estado de graça. Com o estado interno que gera generosidade, conexão, empatia, amor, humanidade, compreensão, reciprocidade. Comece olhando para si mesmo de forma piedosa, benevolente. Perdoe e peça perdão. Reconheça sua sombra e sua luz na mesma medida, não se julgue nem como autossuficiente, nem como dependente de todos. Pense não em como as pessoas te machucaram, ignoraram, prejudicaram e frustraram, mas em como você transformou todas essas experiências.

Siga o caminho da reaproximação, pois em estado de sofrimento nos afastamos das pessoas, rompemos laços por coisas tão pequenas, que, aos olhos dos outros, chega a ser incompreensível. Julgamos que qualquer ato de reaproximação de quem nos fez mal pode ser tomado como fraqueza e desejamos ser mais fortes que quem nos magoou. Sem liberar o perdão, sincero e fraterno, a quem nos fez mal, estaremos sempre reféns da raiva e da solidão. Para um mindset milionário, para uma mente de riqueza, independentemente do que riqueza signifique para você, cultive o estado de graça.

Copyright: 1510165223 – https://www.shutterstock.com/pt/g/stevicam