Você sabia que uma pessoa que tem problemas para compreender e lidar com números pode, na realidade, sofrer de uma desordem neurológica? Trata-se da discalculia, um transtorno que prejudica a capacidade de um indivíduo de processar grandezas numéricas. Continue acompanhando para entender melhor o que é discalculia, como ela se manifesta e se existe alguma maneira de tratar o problema.

Entenda o Que é Discalculia e Como Ela Se Manifesta

Todo aprendizado ocorre porque o cérebro desenvolve estruturas especializadas para realizar diferentes tarefas. Alguns seres humanos nascem com cérebros que desenvolvem com mais rapidez as áreas responsáveis por processar números, o que os leva a ter mais facilidade para compreender e fazer cálculos. Já aqueles que possuem discalculia, têm uma experiência frustrante com a matemática, principalmente se não estiverem cientes de sua condição.

Não se sabe exatamente quando a palavra discalculia começou a ser usada para se referir a esse problema. De qualquer forma, o transtorno já foi identificado há muitos anos, tendo sido chamado de dislexia matemática, deficiência aritmética, incapacidade matemática, entre outros nomes, até chegar no que conhecemos hoje.

Sintomas da Discalculia

Os primeiros contatos de uma pessoa com números costumam acontecer na infância, ao se iniciar a vida escolar. Dessa maneira, os sintomas geralmente aparecem durante essa fase e vão sendo percebidos por pais e professores. Veja, a seguir, quais são os sinais mais comuns dessa desordem.

  • Problemas para compreender e diferenciar os símbolos matemáticos básicos, como: +, -, ÷ e x;
  • Dificuldade para relacionar os sinais com os termos adição, subtração, divisão e multiplicação;
  • Fazer confusão ao tentar entender uma tabela de horários;
  • Pouca habilidade para fazer cálculos simples;
  • Inverter a ordem de números, como, por exemplo: escrever 45 em vez de 54;
  • Continuar usando os dedos para fazer cálculos quando os colegas da mesma idade já não o fazem mais;
  • Problemas para estimar mentalmente as medidas de um objeto ou distâncias.

Os sintomas podem variar e, em casos extremos, podem levar o indivíduo a desenvolver uma fobia da matemática e de qualquer coisa que tenha relação com ela.

O Que Causa a Discalculia?

Não existe ainda um consenso entre os pesquisadores em relação aos fatores causadores da discalculia. Porém, existem algumas possíveis causas que foram observadas em alguns pacientes.

PSC

Causas Ambientais: foram encontrados casos em que a discalculia foi causada pela ingestão de álcool pela mãe durante a gestação e também pelo fato de o bebê ter nascido antes do tempo e com um peso abaixo do considerado ideal.

Fatores Genéticos: a discalculia pode ser passada através dos genes, o que faz com que possa existir mais de um caso em uma mesma família.

Lesões: uma pessoa que sofre um trauma na cabeça pode adquirir a discalculia e começar a encontrar dificuldades para entender e lidar com números.

Problemas no Desenvolvimento Cerebral: existe também a possibilidade de o transtorno ser fruto de um problema no desenvolvimento do cérebro do bebê. Assim, as áreas do cérebro responsáveis pelo processamento de números não se desenvolvem como deveriam.

Existe Tratamento Para a Discalculia?

Para que a discalculia seja tratada, é preciso haver uma união entre a família, a escola e os especialistas envolvidos no caso. O médico irá confirmar o diagnóstico, definir como o tratamento será realizado e identificar se há algum transtorno preexistente, como o TDAH, por exemplo, a fim de verificar se há a necessidade de medicação e algum tipo de terapia.

Já a escola, deve conhecer a condição da criança para oferecer a ela o suporte necessário durante as aulas de matemática, encontrando maneiras de facilitar o entendimento. Lembrando que o fato de ter problemas para lidar com números não a impede de se sair bem em outras áreas do conhecimento. A família também é uma peça chave para o tratamento, pois pode atuar incentivando o pequeno através de jogos educativos e auxiliando na realização de tarefas.

Através dessa combinação de medidas é possível que a criança se desenvolva e possa vencer a discalculia. Mas, para isso, é fundamental que o diagnóstico seja feito precocemente. Portanto, ao perceber que o seu filho tem dificuldades diferentes do comum em relação aos números, procure ajuda.

5 Dicas Para Auxiliar uma Criança a Superar a Discalculia

Se você tem uma criança que sofre de discalculia em casa, poderá ajudá-la colocando em prática as dicas a seguir. São estratégias simples, mas que podem fazer uma grande diferença para que ela comece a entender os números e os conceitos matemáticos, vencendo os obstáculos gerados pelo transtorno, confira!

1 – Use Objetos Para Explicar os Conceitos

Considerando que a criança tem problemas para entender os conceitos matemáticos, é importante mostrá-los a ela através de objetos que possa tocar, como lápis, por exemplo, a fim de tornar as informações mais claras. Inclusive, existem jogos educativos com peças que podem ajudar e fazer com que o momento de estudo fique mais atrativo.

2 – Relacione a Matemática Com Situações do Cotidiano

Outra estratégia que pode ser bastante eficaz envolve relacionar o conteúdo ensinado nos livros com situações que façam parte do cotidiano da criança. Citar exemplos com brinquedos, amigos, isso faz com que ela se sinta mais familiarizada com os problemas matemáticos.

3 – Divida os Exercícios em Etapas

É sempre importante ter em mente que a criança tem problemas para entender as relações entre os números e as formas de calculá-los. Então, apresentar questões complexas, de uma só vez, pode deixá-la confusa e sobrecarregada. O ideal é dividir os exercícios em etapas, para que ela consiga entender cada uma delas e possa chegar ao resultado.

4 – Ajude a Criança a Revisar o Que Aprendeu

A discalculia também compromete a capacidade de memorização, então, para driblar esse obstáculo é necessário ajudar a criança a revisar tudo o que aprendeu na escola. Fazer esquemas no caderno com lápis coloridos e tirar suas dúvidas certamente são exemplos de ações que poderão fazer a diferença no processo de aprendizagem.

5 – Tenha Paciência

Por último, é essencial que tenha muita paciência, porque é provável que precise explicar um mesmo conceito diversas vezes. O ideal é que os familiares se dividam nesse apoio à criança com discalculia, assim, ninguém se sentirá sobrecarregado e, juntos, poderão superar esse obstáculo.

Se essas informações lhe foram úteis, aproveite para passá-las adiante compartilhando este artigo em suas redes sociais!

 

Copyright:  1395298583 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes