Dinâmicas Divertidas para interação de equipes

Wavebreakmedia/Shutterstock Dinâmicas divertidas ajudam a quebrar o gelo entre as pessoas

Uma empresa é feita pela integração entre diversas equipes, cujas atividades influenciam os resultados uma das outras. Somente quando essa relação é bem-sucedida que as organizações conseguem alcançar seus objetivos. Para isso, elas podem investir em ferramentas efetivas que facilitam a integração, descontraem e quebram o gelo entre os profissionais de diversos setores.

Realizar dinâmicas divertidas no ambiente corporativo é uma excelente opção para isso. Por proporcionarem momentos de descontração, elas permitem que os colaboradores se conheçam melhor e troquem experiências entre si. Os laços mais estreitos fazem com que todos se sintam partes integrantes de um mesmo time e colaborem uns com os outros para obter resultados extraordinários.

Separei as Melhores Dinâmicas em uma lista incrível!
Clique e confira esse ebook maravilhoso feito pra você!

As dinâmicas divertidas oferecem momentos de relaxamento aos funcionários, estimulando a criatividade. Nesse sentido, além de aumentar a produtividade, a qualidade dos projetos também tende a melhorar. A troca de experiências que eles passam a ter com quem nunca pensaram em manter contato também impulsiona o desenvolvimento pessoal e profissional. A empresa passa a contar com equipes mais unidas e bem capacitadas.

Outro benefício dessas dinâmicas são os valores humanos que elas promovem. As pessoas mais engajadas entre si tendem a se compreender melhor, o que contribui para a construção de um ambiente de trabalho mais harmonioso. Isso significa que os colaboradores ficam mais abertos a dialogar entre si, em uma relação de respeito, confiança e transparência.  

PSC

Como você pode notar, as dinâmicas divertidas no ambiente corporativo não são úteis apenas para o desenvolvimento do trabalho em equipe. Elas conduzem os profissionais a integrarem ao time, fazendo muito mais do que colegas de trabalho, com os quais se tem apenas vínculos empregatícios, e sim verdadeiras parcerias.

Dicas de dinâmicas divertidas

Para obter os benefícios desejados, as dinâmicas divertidas devem proporcionar uma interdependência entre todas as equipes que compõem a empresa. Os colaboradores precisam sair desses eventos com vontade de compartilhar ideias e buscar soluções em conjunto para as mais diversas situações vivenciadas no ambiente corporativo.

Por isso, separei algumas dicas de dinâmicas divertidas que contribuem para que o profissional reflita sobre as relações dentro da empresa, compreendendo que ele faz parte de um todo e sua colaboração é importante para o alcance dos resultados. Vamos conferir?

Roda de Entrevistas

Esta dinâmica tem como objetivo fazer com que os integrantes de cada equipe conheçam melhor o perfil dos seus colegas. Para isso, é necessário fazer um círculo e colocar uma cadeira, de preferência giratória, no meio, para que o entrevistado seja sabatinado pelos colegas. Eles podem fazer perguntas sobre o departamento em que o entrevistado atua, formação profissional, cargo, experiências, hobbies, atividades desempenhadas, tempo de empresa, etc. Ao final das perguntas, os participantes devem trocar os papéis para que todos tenham a oportunidade de se conhecer melhor, de maneira alegre, dinâmica e diferente.

Uma Nota Só

O objetivo dessa brincadeira é entrosar as pessoas e mostrar que a união é necessária para harmonizar o ambiente corporativo, tornando-o mais agradável e propício ao trabalho em equipe. E mais, serve ainda para trabalhar a responsabilização conjunta pela entrega, com excelência, das demandas propostas.

Convide todos os participantes para escreverem num papel o nome da sua música preferida, de preferência em língua portuguesa, sem identificarem-se. Coloque todos os papéis numa caixinha, saco ou urna e misture bem. Selecione uma pessoa para pegar um papel e revelar o nome da música. Em seguida, todos os participantes devem cantar um trecho dessa canção juntos. Ao final, pergunte o que as pessoas entenderam da dinâmica.

O objetivo dessa dinâmica é que os colaboradores, ao cantarem juntos, mesmo sem saber de quem era a indicação, comecem a sentir e entender a importância de apoiar e ajudar uns aos outros, independente do departamento, bem como a se unirem para que o trabalho seja devidamente realizado.

Como podemos perceber, as dinâmicas divertidas são atividades simples que podem ajudar a aumentar a integração e o engajamento entre todos os profissionais da empresa. Porém, se além de união, você quer formar equipes de alta performance, invista em Coaching!

Contrate para sua empresa uma formação in company e leve os benefícios do Professional & Self Coaching – PSC para os seus colaboradores e conquiste resultados ainda mais extraordinários.

Gostou do texto? Comente e compartilhe sua opinião!