Depois de dias ou horas de treinamento, confraternização, reunião de amigos ou encontro de equipes, eis que chega a hora de todos irem embora. Para encerrar esse momento, com chave de ouro, a Dinâmica de Despedida se apresenta como uma ferramenta original e efetiva para fazer a desconexão do grupo, sempre com a energia em alta e em grande estilo.

Diferentemente da dinâmica de encerramento, que apenas finaliza um encontro, as Dinâmicas de Despedida geralmente marcam o final de um ciclo e o começo de uma nova fase na vida dos participantes. Por isso mesmo, devem sem bem pensadas, de modo que deixem sempre uma mensagem positiva e que transmitam alegria, motivação e um sentimento bom nas pessoas presentes.

Separei as Melhores Dinâmicas em uma lista incrível!
Clique e confira esse ebook maravilhoso feito pra você!

Tipos de Dinâmica de Despedida

Não há uma maneira única de promover as dinâmicas de despedida. Há diferentes mecanismos de conduzi-las, e o que deve nortear a escolha são as características do evento que está sendo encerrado e dos grupos de pessoas que participaram dele. Além disso, caso julgue interessante, mais de um tipo de dinâmica de despedida pode ser utilizado. A seguir, você confere alguns dos modelos mais frequentemente empregados.

1. Carta ao Futuro

Para aplicar este belo exercício, o instrutor deve distribuir folhas de papel, canetas e envelopes para os participantes e pedir-lhes que escrevam uma carta para si mesmos. Eles devem projetar as suas vidas, as suas metas e os seus objetivos, bem como o seu estado desejado para daqui a seis meses ou um ano.

Nessa carta, a pessoa deve escrever como se imagina após aquele tempo e buscar colocar, em detalhes, todas as coisas que deseja que aconteçam neste período para que os alvos que almeja sejam alcançados. É importante dar asas à imaginação e escrever em pormenores. Quanto mais rica for essa visualização do futuro, mais a mente a registrará e estimulará a ação para a sua concretização.

PSC

Essa dinâmica diferenciada marca o fim de um ciclo na vida da pessoa e a faz olhar adiante, para onde ela deseja e pode estar futuramente. Esse sentimento de vitória, sentido e visualizado aos escrever, traz emoções positivas e projeta o grupo para um clima otimista. As cartas devem ser endereçadas e enviadas aos participantes no tempo previsto, de modo que eles possam confrontar as mudanças e verificar se realmente conquistaram aquilo que desejavam.

No final de minha formação Professional & Self Coaching – PSC, eu sempre utilizo a carta ao futuro como Dinâmica de Despedida, e os resultados são sempre excepcionais!

2. Carta ao Grupo

Diferentemente do exemplo anterior, em que o objetivo é escrever uma carta para si mesmo, aqui a intenção é que cada participante escreva uma carta ao grupo de pessoas que participou do evento.

A pessoa deve expor os seus sentimentos, as lições e os ensinamentos aprendidos, evidenciando o que mais e menos gostou. A intenção é deixar um legado positivo, trazer à tona sentimentos otimistas e indicar os pontos de melhoria, de modo que os próximos encontros possam ser cada vez melhores. Entretanto, não se deve utilizar essa carta para “lavar a roupa suja”. O objetivo não é esse, mas sim unir as pessoas e trocar mensagens positivas e que gerem crescimento nas pessoas.

O ideal é que as cartas sejam redigidas de forma anônima e entregues aos organizadores do evento. Assim, elas podem atuar tanto como uma dinâmica de despedida para os participantes quanto como uma pesquisa de opinião e satisfação.

3. O que eu aprendi hoje

Outra dinâmica muito bacana para promover o encerramento de encontros e eventos imersivos é a dinâmica “o que eu aprendi hoje”. Essa dinâmica é bem simples e fácil de ser realizada. Os participantes precisam ser divididos em grupos de quatro a dez pessoas, dependendo das dimensões do evento.

Cada grupo se reúne num círculo, onde cada um de seus componentes deverá falar três itens:

  • O que eu aprendi hoje;
  • O que eu desejo para o meu futuro;
  • O que eu desejo para os meus colegas de grupo.

Esse momento deve ser bem aberto às pessoas, de modo que possam abrir os seus corações. A dinâmica é bacana para reforçar os conteúdos que foram aprendidos ao longo do encontro, além de encerrá-lo com uma mensagem positiva, tanto do indivíduo para si mesmo, como para os seus colegas de grupo.

Assim, cada pessoa pode compartilhar aquele conhecimento que mais lhe foi valioso, bem como deixar uma palavra de amizade e de motivação aos demais membros do grupo. É a oportunidade perfeita para uma revisão de conteúdos e também para um encerramento em clima de harmonia e felicidade.

4. Dinâmica do desenho

Em nossa sociedade, tendemos mais frequentemente a expressar as nossas ideias por meio das palavras, sejam elas escritas ou faladas. O desenho, porém, é uma forma de expressão artística muito interessante. Embora ele seja frequentemente utilizado pelas crianças, na idade adulta ele dificilmente é um hábito (com exceções, é claro).

Por este motivo, a dinâmica do desenho pode ser muito interessante para exercitarmos maneiras mais artísticas de expressarmos aquilo que sentimos ou que aprendemos. Além disso, ela permite que os participantes se divirtam e resgatem a sua criança interior.

O instrutor deve distribuir papéis e lápis de cor aos grupos de participantes do evento — é interessante que essa dinâmica seja conduzida em grupos para haver trocas de materiais que enriquecem o desenho. Cada participante deve fazer um desenho que represente aquilo que ele aprendeu e que sentiu no encontro, ou seja, o que aquele evento significou para ele.

Depois de concluído o desenho, os participantes devem trocar as suas produções com as dos colegas e observar o que cada um desenhou. Cada participante (um de cada vez) deve falar para o grupo o que ele entende do desenho que recebeu (o que ele imagina que a pessoa que desenhou quis representar). Posteriormente, o dono do desenho deve dar a sua explicação, conferindo se as interpretações dos desenhos são compatíveis ou não.

O objetivo da dinâmica não é que as opiniões coincidam, embora possa acontecer, mas reforçar que podem haver diferentes interpretações, aprendizados e sentimentos no encerramento de um evento. Não há certo e errado, mas apenas aquilo que cada um sentiu e aprendeu ao longo do encontro.

E você, o que achou das dinâmicas apontadas? Conhece mais alguma que possa ser sugerida? Então, deixe um comentário no espaço abaixo. Além disso, não se esqueça de compartilhar este artigo com todos aqueles que possam se beneficiar deste conteúdo, por meio das suas redes sociais!

Imagem: Por fizkes