O psicoterapeuta suíço Carl Gustav Jung (1875-1961) é um dos maiores pensadores da área. Suas teorias são estudadas e usadas até hoje. No artigo de hoje, eu trouxe um pouco sobre alguns dos principais pensamentos dele para você o conhecer mais. Acompanhe!

A análise das quatro funções no decorrer do desenvolvimento psíquico, levou Jung (1971 a) a constatar que as funções se diferenciam entre si, tornando-se função dominante ou principal. Enquanto isso, a outra é desenvolvida de maneira menos intensa, virando uma função auxiliar da primeira.

Os demais níveis de funções, ou seja, a terciária e inferior não são desenvolvidas na consciência, e sim, no inconsciente. Jung alerta sobre o perigo da desigualdade profunda entre essas funções, podendo até causar certas perturbações, como afirma esta autora: “se uma função não é empregada… há o perigo de que escape de todo ao manejo consciente, tornando-se autônoma e mergulhando no inconsciente onde vá provocar ativação anormal.” Silveira (1988: 55).

Separei as Melhores Dinâmicas em uma lista incrível!
Clique e confira esse ebook maravilhoso feito pra você!

Entenda mais sobre a função dominante

Para o estudioso suíço, entre as quatro funções psíquicas que existem, sempre há uma que é preferencial, pois é usada com mais frequência. A utilização constante a torna mais desenvolvida e diferenciada em relação às demais.

A função dominante surge por meio do exercício de desenvolvimento de traços congênitos. Com o passar do tempo, ela se torna superior às outras. Seu maior uso é o que determina o aspecto funcional do Tipo Psicológico.

Conceitualmente, a função dominante também pode ser denominada como função principal caracterizante do Tipo Psicológico de determinada pessoa, atribuindo a ele suas características psicológicas particulares. Cada um de nós utiliza preferencialmente sua função principal, com o objetivo de obter melhores resultados para viver com mais plenitude, conforme escreveu Jung:

PSC

“na luta pela existência e pela adaptação, cada qual emprega instintivamente sua função mais desenvolvida, que se torna, assim, o critério de seu hábito de reação …. Assim como o leão abate seu inimigo ou sua presa com a pata dianteira (e não com a cauda, como faz o crocodilo), também nosso hábito de reação se caracteriza normalmente por nossa força, isto é, pelo emprego de nossa função mais confiável e mais eficiente, o que não impede que às vezes, também possamos reagir utilizando nossa fraqueza específica. Tentaremos criar e procurar situações condizentes e evitar outras para, assim, fazermos experiências especificamente nossas e diferentes das dos outros”. Jung (1971a: 493)

Em algumas obras, como na de Sharp (1993), encontramos estudos que mostram como é quase impossível alguém desenvolver, simultaneamente, todas as suas funções psicológicas. O sucesso social é determinado pelo grau de exigência que obriga o indivíduo a aplicar-se, antes e acima de tudo, à diferenciação da função com a qual esta pessoa terá maior sucesso social.

O autor afirma: “Muito frequentemente… um homem se identifica mais ou menos completamente com sua função mais favorecida e, portanto, mas desenvolvida. É isto o que dá origem aos vários tipos psicológicos”. (1993:73)

A psicoterapeuta analítica e escritora Marie-Louise Von Franz (1915-1998) também fala sobre o desenvolvimento da função principal:

“Por volta da idade do Jardim da Infância, já podemos detectar o desenvolvimento da função principal, através da preferência por alguma ocupação ou pela forma de relacionamento da criança com os seus colegas. A unilateralidade vai aumentando com o desenvolvimento cronológico e o meio, por sua vez, colaborando para reforçá-la, verificando, portanto, o aumento do desenvolvimento da função superior e a lenta degeneração da inferior.” Von Franz (1990: 36)

A autora ainda explica que existem casos em que a unilateralidade é reduzida. Exemplificou utilizando-se de casos em que as pessoas vivem em contextos extremos como camponeses, caçadores e povos primitivos. Ela aponta que estes indivíduos jamais sobreviveriam se não usassem quase todas as suas funções.

Saiba mais sobre a função secundária e a função terciária

O processo de desenvolvimento faz surgir outra função, denominada de função secundária ou auxiliar, distinta em essência da função principal e não necessariamente oposta a ela. Jung caracteriza a função secundária como sendo aquela que, no decorrer do processo de diferenciação, fica distanciada a um plano inferior e sua existência é útil para estar a serviço da função principal.

O processo auxiliar é de extrema importância para apoiar a função superior na dinâmica tipológica como um apoio à função superior, promovendo equilíbrio – e não igualdade – entre extroversão e introversão, do mesmo modo que promove, também, equilíbrio entre o julgamento e a percepção. O bom desenvolvimento do tipo exige que a função auxiliar suplemente a dinâmica processual para o equilíbrio que também deve existir entre a extroversão e a introversão.

“Para viverem felizes e efetivamente em ambos os mundos, as pessoas necessitam de um auxiliar equilibrado que tornará possível a adaptação em ambas às direções – o mundo à sua volta e seu próprio interior.” Myers & Myers (1997: 43)

A função terciária tem como característica principal ser uma função com desenvolvimento primitivo, no qual a importância reside na complementaridade da dinâmica (consciente/inconsciente) outrora atribuída aos quatro elementos da tipologia. A função terciária está na direção diretamente oposta à função auxiliar na escala de preferências.

Veja mais sobre a função inferior

Em total oposição à função dominante, está a função inferior, como exemplo, podemos citar uma pessoa que possui a Intuição como função dominante terá necessariamente a Sensação como função inferior. Vale esclarecer que existem alguns aspectos que caracterizam a função inferior, como grande carga de emoção, suscetibilidade, tirania, acentuado grau de autonomia (por não estar subordinada à autoridade da consciência), concentração vital e, um campo de grande potencialidade.

Para Von Franz, “ A função inferior representa a parte desprezada da personalidade – ridícula, lenta e inadaptada – que constrói a conexão com o inconsciente e que retém, portanto, a chave secreta da totalidade inconsciente. Enfim, ela é a ponte para o inconsciente e sempre dirigida para o mundo simbólico… a função inferior faz a ponte para o inconsciente.” Von Franz (1990: 19)

Metaforicamente podemos, exemplificar, o comportamento da função inferior nos contos de fadas, nos casos em que geralmente o terceiro filho de um rei e a quarta figura do conjunto recebem tratamento diferenciado em relação ao primogênito, e aparentemente apresenta, de acordo os mitos, qualidades superficiais diferentes: ser mais jovem, apresentar comportamento um pouco retardado ou ainda ser tolo por completo.

À medida que a energia psíquica é dirigida em grande parte para a função principal, a função inferior torna-se cada vez mais primitiva e inicia um processo regressivo a ponto de tornar-se não compatível com a função psíquica principal, sobre essa ideia, Jung (1971a) esclarece que, geralmente a função dominante é consciente, menos diferenciada; a função inferior permanece nos domínios do inconsciente de forma bruta, primitiva e arcaica e pode aparecer repentinamente quando uma pessoa está sobre pressão ou doença:

“acontecimentos positivos ou negativos podem trazer à tona a função contrária inferior. Sobrevindo isso, manifesta-se a hipersensibilidade, sintoma da existência de uma inferioridade. Assim estabelecem-se as bases psicológicas da desunião e da incompreensão, não só entre duas pessoas, como também da cisão dentro de si mesmo… a natureza da função inferior é caracterizada pela autonomia; é independente, ela nos acomete, fascina e enleia, a ponto de deixarmos de ser donos de nós mesmos e não nos distinguirmos mais exatamente dos outros.” Jung (1971b: 50)

Precisamos ter clareza de que a função inferior existe e não cair no erro de anular tal função pelo fato dela não ocorrer no campo consciente de nossa mente, quando negligenciada ao extremo, pode interferir no funcionamento consciente.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Conceitualmente, a dinâmica psíquica baseia-se no equilíbrio de opostos, conforme afirma Jung. E ainda nos alerta de que a função inferior deve ser reconhecida, para não ser reprimida no inconsciente e surgir de forma danosa e destrutiva no consciente.

E aí, aprendeu um pouco mais sobre as ideias de Jung e outros pensadores incríveis? Um modo bem interessante de estudar um pouco mais sobre psicologia é ao cursar a Psicologia Positiva, um curso muito interessante para quem deseja se aprofundar mais sobre o que é a felicidade verdadeira e quais são os fatores positivos que influenciam diretamente na nossa vida.

Além disso, a formação ensina a ressignificar situações, criar novas perspectivas, ampliar o seu gerenciamento sobre os seus sentimentos e compreender os eventos psicológicos com mais profundidade. Como se não bastasse, você ainda aprende a história dessa ciência psicológica e sobre a neurociência.

Com certeza, essa é uma ótima maneira para psicólogos, terapeutas e profissionais de recursos humanos aprofundarem seus conhecimentos e ainda obter sabedoria por meio das valiosas ferramentas de coaching.

Conte o que achou desse artigo nos comentários!

 

Até a próxima!

 

Copyright: 1235478478 – https://www.shutterstock.com/pt/g/stunnin+art