Por mais que cada pessoa seja única tenha a sua própria personalidade, é fato que somos influenciados por aqueles com os quais convivemos durante a maior parte do tempo. Como diz aquele famoso ditado: diga-me com quem andas que te direi quem és. Então, se essa influência vai acontecer, o melhor que podemos fazer é escolhermos bem as nossas companhias. Você já havia parado para pensar nisso? Se ainda não, te convido a fazer essa reflexão enquanto faz a leitura deste artigo.

O Sentido da Expressão Diga-me Com Quem Andas Que Te Direi Quem És

Essa frase se tornou bastante conhecida no passado, quando os pais diziam para os filhos escolherem bem as suas amizades. Apesar de bastante antiga, ela é realmente verdadeira, pois o ser humano aprende muito através do exemplo. Assim como um jovem que está formando o seu caráter tem grandes chances de se influenciar pelas atitudes ruins de um colega, uma pessoa adulta pode ser contaminada pelos pensamentos negativos de alguém.

É importante deixar claro que a ideia não é a de querer ter por perto apenas pessoas perfeitas e que não falham nunca, simplesmente porque elas não existem, já que estamos falando de seres humanos. Mas sim indivíduos honestos, que batalham para realizar os seus sonhos, são positivos, bons amigos, reconhecem quando cometem erros e os utilizam como aprendizado. Através do contato com esse tipo de companhia você só tem a ganhar, pois terá a oportunidade de compartilhar experiências, apoio e muitos momentos especiais.

7 Tipos de Companhias Que Todos Deveriam Ter

Ter amigos é fantástico, não é à toa que dizem que eles são a família que nos foi permitido escolher. Através do contato com pessoas queridas podemos obter e oferecer apoio, compartilhar momentos e nos tornarmos seres humanos melhores. Confira, a seguir, dicas para escolher companhias extraordinárias que irão te influenciar positivamente na sua carreira, comportamento e na vida de uma forma geral.

1 – Pessoas Que Já Chegaram Aonde Você Deseja

Se o ser humano aprende através do exemplo, nada é mais inspirador do que ter a companhia de pessoas que já chegaram aonde você deseja. Dessa maneira, se quer emagrecer, por exemplo, ter um amigo que já conseguiu isso certamente irá te ajudar a se motivar. O mesmo vale para a aprovação em um concurso, o desenvolvimento de determinada habilidade e o que mais quiser alcançar. A energia que essa pessoa irá te passar, fará com que você já se sinta um vencedor logo de início, e essa postura será decisiva para te manter firme no caminho do seu objetivo.

2 – Pessoas Que Tenham os Mesmos Objetivos Que Você

Assim como é positivo ter ao lado indivíduos que já chegaram aonde você deseja chegar, é interessante que tenha, também, amigos que estejam vivenciando a mesma jornada que a sua. Dessa forma, um poderá incentivar o outro e, dependendo do objetivo que possuem, realizar atividades juntos, como estudar, fazer um curso, praticar uma atividade física e, claro, trocar dicas e experiências. Lembre-se de que a união faz a força!

3 – Pessoas Que Possuem Valores Semelhantes aos Seus

PSC

Cada indivíduo é único e, por isso, é natural que seus amigos tenham opiniões diferentes das suas. Contudo, se existe algo que as nossas companhias devem ter semelhante a nós são os valores. Mantenha-se ao lado de pessoas que façam o mesmo julgamento de certo e errado que você, para que a relação de vocês seja baseada em respeito, honestidade e sinceridade. Afinal, confiar no outro é fundamental para que uma amizade seja forte e positiva.

4 – Pessoas Que Te Proporcionem Equilíbrio

Todos nós temos os chamados pontos de melhoria, que são as áreas que precisamos trabalhar para desenvolver. Dessa maneira, se você é uma pessoa um pouco mais explosiva e que costuma agir sem pensar quando está com raiva, por exemplo, ter um amigo mais tranquilo, que te ajude a enxergar as coisas sob outro aspecto pode ser extraordinário! Encontre pessoas que tenham algo que lhe falta e, juntos, poderão encontrar o equilíbrio, extraindo o melhor de cada um de vocês.

5 – Pessoas Que Te Incentivem

Não há nada mais desmotivador do que compartilhar um sonho ou plano com alguém e receber em troca um comentário ruim ou um gesto de indiferença. Portanto, procure se afastar de quem faz isso contigo e escolha estar ao lado daqueles que te incentivam. Claro que é importante que haja sinceridade nesse encorajamento, para que o seu amigo te apoie, mas também lhe diga a verdade quando achar que existem pontos a serem revistos e considerados no que você disse. A diferença entre um feedback positivo e negativo está na intenção que há por trás, se é de incentivar ou desestimular.

6 – Pessoas Com Quem Tenha Interesses em Comum

Além de ter nos amigos incentivadores para o seu desenvolvimento, é necessário lembrar que uma amizade também precisa ser divertida e proporcionar momentos agradáveis e leves. Por isso, ter amigos com interesses em comum, como gostar de determinado esporte, de cinema, de um mesmo gênero musical, de um artista específico ou qualquer outra coisa, é maravilhoso. Certamente vocês terão muitos assuntos para conversar e farão ótimos programas juntos.

7 – Pessoas Que Se Alegrem Com o Seu Sucesso

Os amigos de verdade são aqueles que permanecem ao seu lado nos momentos delicados e também que torcem por ti e se alegram verdadeiramente com o seu sucesso. As companhias que realmente valem a pena são aquelas que estão presentes em todas as horas, sejam elas felizes ou tristes. Portanto, ao encontrar alguém assim, mantenha-o por perto e lembre-se de retribuir todo esse apoio e incentivo, se alegrando com as conquistas dele também.

Parar para refletir a respeitos das suas companhias é muito importante, pois assim poderá se tornar consciente em relação às influências que está recebendo dos seus amigos no dia a dia. Se você identificou cada uma das setes características que citei no seu círculo de amizades atual, ótimo! Se não, pense na possibilidade de conhecer gente nova e expandir os seus horizontes. Faça isso e mantenha ao seu lado pessoas que te incentivem a ir além!

Copyright: 690483127 – https://www.shutterstock.com/pt/g/nattapol%20cheerapa