Todos nós temos o dever de sermos pessoas melhores a cada dia. Isso não quer dizer que precisamos ser melhores do que o outro. Se formos melhores do que nós mesmos no dia de ontem, já faremos grandes progressos.

Mas o que é ser alguém melhor? Melhorar significa desenvolver capacidades que permitam que resultados mais eficazes sejam alcançados em diferentes áreas das nossas vidas. Não há uma fórmula pronta para isso. No entanto, compartilharemos com você 10 dicas que podem te auxiliar nesse sentido. Boa leitura!

1. Assuma os seus erros e procure desenvolver-se

Admitir os erros e os pontos que precisam de desenvolvimento pode parecer algo simples, mas são poucas as pessoas que o fazem. Admitir erros envolve um espírito de humildade e de maturidade. Isso pode ser bastante difícil no início, mas é um hábito libertador.

O primeiro passo para resolver um problema é admitir que ele existe. Portanto, a primeira etapa para que nos tornemos pessoas melhores é identificar os pontos em que podemos de fato progredir. Isso envolve o nosso relacionamento com as pessoas, a administração das nossas emoções, a evolução de nossas competências profissionais, entre outros aspectos.

2. Ajude o próximo

Todo mundo precisa de algum tipo de ajuda. Quando falamos em ajudar o próximo, naturalmente surgem alguns exemplos clássicos, como doar roupas ou levar comida aos necessitados. É claro que essas ações continuam muito importantes e devem ser realizadas.

Contudo, também precisamos olhar para quem está ao nosso lado. Talvez o seu pai esteja doente, o seu amigo esteja deprimido, o seu colega de trabalho esteja precisando dos seus conhecimentos. Sempre há alguém que precisa de nós. Às vezes, algo que nos parece extremamente simples pode facilitar consideravelmente a vida de outra pessoa. Ajude!

3. Divulgue informações úteis

PSC

Se você recebeu uma notícia que pode impactar positivamente a vida de alguém, por que não compartilhá-la? No mundo, a maior parte das informações que circulam infelizmente se refere a notícias negativas. Portanto, se você deseja fazer a diferença, que tal compartilhar uma mensagem positiva ou uma notícia bacana?

Nesse sentido, é importante que você sempre se certifique de que a informação é verídica (apure as fontes) antes de compartilhá-la, OK? Leve alegria às vidas das pessoas que fazem parte do seu convívio. Um simples “bom dia” ou um “como você está?” já podem fazer uma diferença profunda no dia da pessoa.

4. Não seja egoísta

É natural do ser humano colocar os seus interesses sobre os das outras pessoas. Precisamos defender as nossas ideias e os nossos objetivos para que sejamos felizes. No entanto, sempre que possível, pense também nas outras pessoas que podem ser impactadas pelas suas ações.

Se, para que você obtenha algum ganho, será preciso prejudicar alguém, verifique se é possível fazer diferente. Todas as pessoas do mundo estão lutando por suas respectivas felicidades. Nesse sentido, vale a pena que nos lembremos de uma frase clichê, mas que nem por isso perde a sua validade: não faça aos outros aquilo que você não gostaria que fizessem a você.

5. Saiba perdoar

Da mesma maneira que nós cometemos erros, os outros também os cometem, o que pode nos prejudicar. Se isso acontecer e a pessoa demonstrar um arrependimento genuíno, perdoe-a.

Você não precisa voltar a se relacionar com a pessoa se não quiser. Ainda assim, vale a pena perdoá-la para que tanto ela como você possam seguir em frente. Perdoar não significa que a dor passou ou que você concorda com o que aconteceu. Perdoar é apenas colocar um ponto final numa página a ser virada, de modo que outras possam ser escritas com tranquilidade.

6. Seja educado e honesto

Essa dica é extremamente óbvia, e é cruel que ainda precisemos reforçá-la, já que existem pessoas que simplesmente excluíram de seus vocabulários expressões como: “bom dia”, “como vai?”, “por favor”, “obrigado” e “com licença”. Não seja uma delas, OK? Mantenha a boa educação sempre.

Além disso, é importante que sejamos honestos, mesmo nas menores coisas. Ficar com um troco que veio a mais, furar fila ou usufruir de um benefício — sabendo que há outras pessoas que precisam mais dele do que você são pequenas demonstrações de alguém que não sabe ser honesto (ou que desaprendeu!).

7. Tolere as diferenças

Você é um ser único, com a sua personalidade, seus defeitos, suas qualidades, suas crenças, suas preferências e seu jeito de ser. Da mesma maneira que você não gosta que as pessoas o ofendam por alguma característica sua, jamais repita essa atitude com outra pessoa.

Todos merecem ser respeitados, independentemente de seu gênero, idade, cor, origem, crença religiosa, orientação sexual, preferência política, classe social, profissão ou qualquer outra opinião ou comportamento. Desde que as atitudes da pessoa não façam mal a ninguém, não há por que não respeitá-las. Assim, aprenda a lidar bem com as diferenças, pois o mundo está repleto delas.

8. Nunca deixe de ser quem você é

Se você respeita todas as pessoas e permite que cada um seja do jeito que é, isso significa que você também tem todo o direito de ser você mesmo. É claro que ninguém deve se orgulhar de seus erros, mas sim agir no sentido de corrigi-los.

No entanto, mesmo cometendo erros, jamais permita que alguém o impeça de ser ou de agir de acordo com as suas convicções. Você é um ser único no mundo e merece viver a sua vida ao máximo, o que inclui todos os traços do seu ser!

9. Adquira conhecimento

O conhecimento é a ferramenta mais poderosa do mundo. Ele destrói preconceitos, acaba com as guerras, encontra a cura de doenças e promove um bom convívio entre as pessoas, de maneira geral. Por isso, quem estuda, quem aprende, quem lê e quem compartilha os seus saberes automaticamente contribui para um mundo melhor.

Os erros, os medos e a ignorância são os frutos da falta de conhecimento. Por isso, a melhor maneira de combatê-los é estudando e mantendo-se informado. Os livros, as notícias, a internet e os cursos estão aí exatamente para facilitar e perpetuar o acesso das pessoas à informação. Faça bom uso dessas ferramentas!

10. Mantenha o otimismo

Por fim, nunca se esqueça de manter o otimismo. Ser otimista é acreditar no que de melhor puder acontecer. Isso envolve sorrir, fazer um elogio, evitar os conflitos sempre que possível, agir com gentileza, oferecer um conselho a quem precisar e evitar a propagação de fofocas e de informações desnecessárias.

O otimismo melhora os nossos relacionamentos com as pessoas e oferece benefícios tanto à saúde física quanto à saúde mental. Por isso, ele faz parte do dia a dia das pessoas que estão compromissadas em despertar a melhor versão de si mesmas.

E você, já coloca as dicas acima em prática? Quais delas mais lhe chamaram a atenção? Há mais alguma que você gostaria de acrescentar? Nesse caso, deixe um comentário no espaço abaixo com as suas respostas. Além disso, não se esqueça de compartilhar este artigo com todos os seus amigos, colegas e familiares, por meio das suas redes sociais!