Dicas Para Alcançar uma Vida Plena - JRM Coaching
vida-plena-dicas

Dicas Para Alcançar uma Vida Plena

Por: José Roberto Marques | Blog | 10 de agosto de 2018

Ter uma vida plena é completamente diferente de ter uma vida perfeita, afinal a perfeição é um conceito que não combina com o que é humano. Na realidade, plenitude tem mais a ver com a busca pela completude, que é um estado em que o indivíduo se sente inteiro, porque se conhece, se respeita e se aceita. Então eu te pergunto, como se sente em relação a si, hoje? Acredita que tem conseguido desfrutar de cada momento na essência? Saiba que é através de questionamentos como esses que é possível identificar as mudanças necessárias para alcançar a plenitude e a felicidade.

20 Dicas Para Ter uma Vida Plena e Feliz

Se deseja alcançar uma vida plena, saiba que só depende de você fazer essa escolha e se empenhar para buscá-la através das suas palavras, dos seus pensamentos e comportamento. Coloque as vinte dicas a seguir em prática e estará cada vez mais próximo de alcançar o seu objetivo.

1 – Encare Cada Dia Como um Recomeço: não se chateie por conta de algo que aconteceu ontem, na semana passada ou mesmo décadas atrás. A vida é curta, então viva o momento presente e desfrute de cada instante ao máximo.

2 – Seja Fiel à Sua Essência: evite tentar agradar os outros ou fingir ser alguém que não é. É melhor ser uma versão original de si mesmo, e buscar sempre melhorar, do que fazer de tudo para ser uma cópia de outra pessoa.

3 – Pare de Reclamar e Seja Proativo: reclamar é um tipo de comportamento vazio, porque faz com que o sofrimento se torne maior e não leva a soluções. Portanto, prefira ser um indivíduo proativo, que age e vai em busca de resolver os problemas ao invés de apenas se lamentar.

4 – Substitua o “E Se” Por “Da Próxima Vez”: evite desperdiçar as suas energias com coisas que não pode mudar. Se concentre em utilizar essas experiências para aprender lições e utilizar o conhecimento que adquiriu em uma próxima oportunidade.

5 – Crie Suas Próprias Oportunidades: como diz o ditado, nada cai do céu, portanto, ao invés de esperar que coisas boas aconteçam e batam à sua porta, prefira abrir os seus próprios caminhos para chegar onde deseja.

6 – Desenvolva a Autoconsciência: cada um tem a opção de decidir como vai levar a sua vida, se é se tornando consciente em relação aos seus sentimentos e comportamento ou apenas reagindo aos estímulos, como um mero expectador. Escolha a primeira opção e se torne o autor da sua própria história.

7 – Reconheça Sua Identidade Pessoal: sua identidade social está relacionada à forma com a qual a sociedade te enxerga. Já a pessoal envolve a sua própria essência, os seus valores, sonhos e opiniões. Reconhecer isso dentro de si é fundamental para viver plenamente e com coerência.

8 – Descubra o Seu Propósito: ao identificar dentro de si qual é o seu propósito, a sua existência passará a ter muito mais significado, o que irá te motivar a dar o seu melhor para se aproximar cada vez mais dele.

9 – Identifique os Seus Valores: os seus valores são o conjunto de características que determinam como você irá interagir com o mundo ao seu redor. Identificá-los é fundamental para agir de forma congruente em relação ao que realmente acredita.

10 – Defina os Seus Objetivos: ter objetivos é extremamente motivador e defini-los com clareza irá te ajudar a otimizar os seus esforços e a traçar estratégias para alcançá-los muito mais rapidamente.

11 – Faça Apenas o Que Agrega: evite fazer coisas que em nada agregam para a sua vida apenas por fazer. Não tenha medo de abandonar tudo aquilo que não acrescenta, pois assim estará abrindo espaço para o que realmente importa.

12 – Faça o Que Ama: a vida é preciosa demais para que a desperdice fazendo coisas por obrigação ou apenas para agradar. Se você não gosta de algo, não faça, prefira utilizar o seu tempo e a sua energia com o que lhe traz satisfação e felicidade.

13 – Aprenda Com as Críticas: sempre que alguém lhe fizer algum tipo de crítica, evite se chatear. Prefira enxergar esses feedbacks como oportunidades para se conhecer melhor e se desenvolver.

14 – Seja Positivo: as suas percepções em relação à sua vida são decisivas para que seja ou não uma pessoa feliz. Dessa forma, é importante que escolha enxergar as situações de forma que elas te fortaleçam e não o contrário. A positividade irá te empoderar.

15 – Seja Grato Diariamente: positividade e gratidão andam juntas e são extremamente poderosas quando o assunto é alcançar uma vida plena. Portanto, todos os dias, pense nos motivos que tem para ser grato, começando pelo fato de estar vivo, o que, por si só, já é algo maravilhoso.

16 – Tenha Empatia Pelos Outros: a empatia permite que se coloque no lugar do outro antes de agir. E enxergar as situações através de outras perspectivas irá permitir que tenha muito mais respeito e compaixão em relação ao próximo.

17 – Exerça o Perdão: é importante, também, perdoar aqueles que te magoaram de alguma maneira. Assim, estará se libertando de sentimentos ruins que apenas fazem mal para você mesmo. Faça isso e mantenha dentro de si apenas coisas boas e que contribuam com o seu desenvolvimento e felicidade.

18 – Desapegue-se das Aparências: não há problema algum em desejar evoluir e ter uma vida melhor, desde que seja com o objetivo de ter mais conforto para si e para aqueles que ama e não para aparentar ser algo ou ter status.

19 – Cerque-se de Pessoas Positivas: somos uma média das pessoas com as quais mais convivemos, portanto é fundamental fazer boas escolhas e manter ao seu redor apenas indivíduos positivos e que te inspirem a ser cada vez melhor.

20 – Faça o Bem: fazer o bem é algo fantástico e que te trará um grande sentimento de gratidão por poder contribuir de alguma maneira com a felicidade de alguém. Transforme isso em um objetivo e esteja sempre atento às oportunidades de ajudar.

Espero que este artigo tenha te inspirado a dar o seu melhor para alcançar uma vida plena e ser mais feliz. Desejo que o seu caminho seja cercado por luz, aprendizado e muita serenidade.

 

Copyright: 281441588 – https://www.shutterstock.com/pt/g/evgenyataman

Deixe seu Comentário: