discurso-formatura-dicas

Dicas Para Escrever um Discurso de Formatura Memorável e Se Preparar Para o Grande Dia

Por: José Roberto Marques | Blog | 05 de setembro de 2019

A colação de grau é um marco na vida de uma pessoa, afinal, trata-se da cerimônia que irá conferir a ela um título pelo qual se dedicou nos últimos anos. E, quando se é escolhido para fazer o discurso de formatura, tudo se torna ainda mais especial. Se você foi incumbido com essa missão e está em busca de inspiração para escrever uma fala que realmente expresse tudo o que gostaria de dizer aos seus colegas e a todos os que estiverem presentes no dia, te convido a continuar acompanhando este artigo.

A Importância do Discurso de Formatura

Em uma cerimônia de colação de grau, geralmente há um momento para que a direção da instituição de ensino se pronuncie, os professores, autoridades da cidade e um representante da turma que está graduando, que é chamado de orador. Esse aluno é o responsável por expressar os sentimentos dos formandos, relembrar experiências vividas no decorrer do curso e compartilhar tudo isso com os amigos e familiares presentes.

O discurso de formatura é importante porque se trata da visão dos alunos sobre aquela experiência, que são aqueles que passaram anos se dedicando, primeiro, para ingressar na instituição e, depois, para assimilar o conteúdo ensinado em sala de aula, se preparar para as avaliações e, assim, vencer cada período. É realmente uma fase da vida de muito aprendizado, de erros, acertos, superação e evolução.

Considerando tudo isso, é de se imaginar o quanto é especial ser escolhido para essa missão. Portanto, seja grato aos seus colegas e honre a confiança por eles depositada escrevendo um discurso sincero, que represente a todos e que possa ficar na memória das pessoas que estiverem presentes nesse dia tão importante.

Prossiga sempre em constante evolução pessoal e profissional!
Quer saber como? Clique aqui, conheça o Coaching e se potencialize!

Dicas Para Escrever um Discurso de Formatura Inesquecível

Não há uma regra quanto à estrutura de um discurso de formatura, então, você tem bastante liberdade para escrever o seu. Apenas é interessante que considere que o objetivo é compartilhar com todos as lições mais importantes que aprenderam no decorrer do curso e o quanto puderam crescer com elas. Veja, a seguir, algumas dicas para criar um discurso inesquecível.

1 – Pense nos Anos de Curso Antes de Começar a Escrever

Se o seu curso teve cinco anos de duração, obviamente, as memórias do último ano são as que estão mais frescas em sua mente. Então, para evitar se esquecer de citar um acontecimento muito importante da turma, procure fazer uma visita aos anos anteriores. Montar uma lista com as lembranças mais marcantes pode ser bastante útil. Então, poderá utilizá-la para escolher os assuntos que serão citados, o que certamente facilitará o processo de escrita.

2 – Defina um Tema Para Ser o Centro do Seu Discurso

Um bom discurso de formatura deve ter um tema, para que passe uma mensagem para as pessoas e, também, seja interessante e envolvente. O tema pode estar relacionado a uma experiência marcante vivida pela turma, por exemplo, e o aprendizado que isso trouxe. Se não houver um assunto central, o discurso parecerá um amontado de memórias, sem algo que ligue tudo isso.

3 – Comece de uma Forma Que Atraia a Atenção das Pessoas

As colações de grau costumam ser cerimônias um tanto quanto longas, já que são várias pessoas para falar e ainda tem a entrega dos diplomas, em que cada aluno é chamado para receber o seu. Com isso, muitas pessoas acabam ficando dispersas. Se deseja atrair a atenção da maior parte do público, comece o seu discurso com uma frase de impacto.

Um bom exemplo disso é o discurso memorável que Steve Jobs fez em uma formatura da Universidade de Stanford. Logo no início, ele afirmou que aquela era a situação em que ele estava mais perto de uma graduação, já que nunca concluiu a faculdade. Perceba que é uma fala um tanto quanto impactante, já que se trata de alguém que construiu uma carreira fantástica. A partir daí ele desenvolveu a sua fala e, certamente, todos permaneceram atentos.

4 – Atente-se à Duração do Discurso

Por se tratar de uma ocasião em que várias pessoas irão falar, é importante que cada um respeite o tempo estipulado para o seu discurso. Desse modo, verifique com o organizador da colação de grau quantos minutos tem para apresentar as suas ideias. Assim, poderá escrever a sua fala considerando essa informação como base, evitando, por exemplo, criar um texto longo ou curto demais.

5 – Considere Todo o Público ao Escrever

Você e seus colegas formandos têm muito em comum, afinal, escolheram o mesmo curso, entretanto, o público de uma colação de grau conta com pessoas de todos os tipos e com as mais diferentes profissões. Nesse sentido, lembre-se de considerar essa diversidade ao escrever, para que utilize uma linguagem que possa ser compreendida por todos.

Prossiga sempre em constante evolução pessoal e profissional!
Quer saber como? Clique aqui, conheça o Coaching e se potencialize!

Dicas Para Se Preparar Para o Dia da Formatura

Além de escrever o discurso, o orador da turma é o responsável por apresentá-lo no dia da colação de grau. E, mesmo que você seja uma pessoa desenvolta, falar em público é sempre um desafio e, portanto, é importante se preparar para discursar com segurança e tranquilidade. Vamos a algumas dicas que podem te ajudar nessa preparação.

  • Leia e releia o discurso várias vezes, tanto para que identifique pontos a serem corrigidos, quanto para que conheça o texto. Geralmente, o discurso é lido, para que nenhuma parte importante seja esquecida, principalmente por ser um momento de grande emoção, porém, essa preparação irá permitir que o faça com mais confiança;
  • Treine o discurso em casa, para amigos e familiares. Essa é uma maneira de já começar a se sentir confortável falando para outras pessoas e, também, de gerenciar o tempo, a entonação e o ritmo;
  • A leitura de um discurso de formatura é diferente da leitura de outros tipos de texto, afinal, trata-se de um conteúdo que expressa as emoções vivenciadas pela turma no decorrer do curso. Lembre-se disso ao discursar e evite manter uma postura engessada;
  • Por mais que possa ser desafiador falar para tantas pessoas, tenha sempre em mente que aquele é um dia muito especial, é a sua formatura, um momento de celebrar todo o esforço empregado nos últimos anos. Portanto, relaxe e desfrute de cada instante.

Espero que essas dicas te ajudem a escrever um discurso memorável e que as lembranças desse dia permaneçam sempre na sua memória. Como bem disse Dale Carnegie, lembre-se que sucesso é conseguir o que você quer e felicidade é gostar daquilo que você conseguiu.

Copyright: 658847998 – https://www.shutterstock.com/pt/g/foto+infot

Deixe seu Comentário: