extrovertido-dicas

Dicas de Como Ser Extrovertido e Comunicativo

Por: José Roberto Marques | Blog | 09 de junho de 2019

Nenhum ser humano é completamente extrovertido ou introvertido e cada um pode demonstrar um ou outro perfil de acordo com a situação. Nesse sentido, até mesmo uma pessoa mais tímida e reservada pode se mostrar mais descontraída quando está entre amigos e familiares. Embora ser introvertido tenha suas vantagens, existem momentos em que é importante adotar uma postura mais expansiva, principalmente no trabalho. Se deseja saber como ser extrovertido e se comunicar melhor quando for necessário, é só continuar acompanhando o artigo.

Como Ser Extrovertido Pode Me Ajudar?

Em primeiro lugar, é importante falar a respeito dos benefícios que adotar uma postura mais extrovertida pode te proporcionar. O ser humano tem uma necessidade natural de se comunicar, assim, aqueles que se mostram mais arredios e afastados dos demais, tendem a serem vistos com certa resistência. Nesse sentido, caso se identifique com esse comportamento, é interessante encontrar maneiras de se comunicar melhor, para se mostrar mais acessível e permitir que as pessoas te conheçam verdadeiramente.

Vale lembrar que a intenção não é a de que mude completamente a sua personalidade se isso não fizer sentido para você, e sim que saiba se adaptar às necessidades da situação. Desse modo, poderá se sair melhor em situações em que a interação se mostra necessária, como no trabalho, para conhecer pessoas novas e mesmo iniciar um relacionamento amoroso. Por mais que o seu mundo particular seja agradável, conhecer o universo de outras pessoas também é importante.

7 Dicas de Como Ser Extrovertido e Se Sentir Seguro em Qualquer Situação

Ninguém está fadado a se comportar da mesma maneira por toda a sua vida, é possível transformar seu comportamento de acordo com as suas vontades e necessidades. Obviamente, a sua essência continuará sendo a mesma, porém, pode se desenvolver e conseguir lidar com maior desenvoltura com situações que hoje se mostram desconfortáveis. Confira as dicas a seguir e saiba como iniciar esse processo de transformação.

1 – Atente-se à Linguagem Corporal

Não é apenas a sua fala que é capaz de passar uma mensagem, o seu corpo e o seu rosto também são. Desse modo, é importante que se atente a esses detalhes e evite, por exemplo, manter-se de braços cruzados e uma feição séria quando tiver em locais em que a interação se mostra necessária. Em muitos casos, as pessoas deixam de se aproximar ao avistarem uma pessoa que aparenta um ar muito sério, com medo de serem ignoradas. Uma boa ferramenta para esses momentos é o sorriso, pois passa uma imagem amigável e convidativa.

2 – Mantenha Seu Celular no Bolso em Situações Sociais

As pessoas introvertidas tendem a se fechar em seu próprio mundo e o celular pode torná-las ainda mais inacessíveis e distantes. Nesse sentido, evite utilizar o aparelho quando estiver em um local com mais pessoas, para evitar que ele se torne o seu refúgio. Ao invés disso, permita-se conversar com aqueles que estão ao seu redor fisicamente, conhecê-los melhor, trocar ideias, suas mensagens e e-mails poderão ser checados mais tarde, quando estiver sozinho.

3 – Lance Mão do Seu Dom Como Ouvinte

Uma habilidade fantástica que os introvertidos possuem é o dom de ouvir o outro com atenção. Isso pode te ajudar bastante a se comunicar melhor com as pessoas, pois muitos querem apenas falar, sem escutar o que o outro tem a dizer, tornando as conversas vazias e sem propósito. Mostre para os seus interlocutores que está interessado no que eles dizem e veja o quanto isso irá ajudar a criar uma conexão poderosa entre vocês.

4 – Compartilhe Seus Pensamentos

Vale lembrar que é sempre bom prezar pelo equilíbrio, portanto, ouça o que o outro tem a dizer com atenção, mas lembre-se de, também, fazer comentários para agregar à conversa. Os seus pensamentos não são úteis apenas para você e podem, sim, ajudar as outras pessoas. Portanto, confie em si mesmo e se expresse, sem se julgar ou pensar que terceiros o farão. Lembre-se que o importante é a imagem que você faz de si mesmo e que a opinião dos outros a seu respeito pertence apenas a eles.

5 – Tenha Amigos Extrovertidos

Já dizia o ditado, diga-me com quem andas que te direis quem és. Se quer realizar uma mudança em sua vida e em seu comportamento, nada melhor do que ter ao seu lado pessoas que te inspirem e que tenham as características que deseja adquirir. Assim, para desenvolver melhor suas habilidades de comunicação, é interessante ter amigos extrovertidos, que falem bem, te incentivem a se soltar mais, a conhecer gente nova, enfim, a se permitir. Tenho certeza que essas companhias serão incríveis e que a troca entre vocês será poderosa e positiva para ambos.

6 – Aceite Mais Convites Para Sair

Geralmente, os introvertidos costumam preferir programas mais intimistas, com poucas pessoas, e está tudo bem. Contudo, se a intenção é começar a se sentir mais à vontade na presença de mais gente, é interessante começar a se desafiar e ampliar os horizontes. Para isso, busque aceitar mais os convites que recebe, seja para o aniversário de um colega de trabalho, para um happy hour ou para a confraternização de fim de ano da empresa. Esses momentos de socialização são importantes e certamente irão agregar ao seu processo de desenvolvimento.

7 – Busque Conhecimento e Amplie Seu Repertório de Assuntos

Se deseja se sentir mais confiante para conversar com pessoas diferentes, sobre assuntos diferentes, procure ampliar o seu repertório de assuntos. Você não precisa ser um expert em tudo, basta que saiba um pouquinho de cada coisa. Assim, se sentirá mais seguro para conversar com quem quer que seja, tanto em eventos profissionais quanto em situações informais com amigos. Para isso, você pode realizar pesquisas na internet, ler livros, se inteirar das notícias, assistir documentários. O conhecimento está em todo o lugar, só é preciso que se mantenha atento para absorvê-lo.

Acredite, você é capaz de realizar essa transformação e se sentir mais confortável em qualquer ambiente. Apenas é importante que se respeite e saiba se recolher quando sentir que é necessário. Lembre-se que as mudanças apenas são positivas quando representam um desejo seu, portanto, faço isso por você e não para agradar terceiros. Aproveite e deixe seu comentário abaixo sobre o tema!

 

Copyright: 796058737 – https://www.shutterstock.com/pt/g/grki

Deixe seu Comentário: