Para ser um bom vendedor é importante fazer muito mais do que apenas oferecer produtos para as pessoas, sem nenhum tipo de critério. É preciso ir além para entender exatamente o que o consumidor precisa e deseja e mostrar como cada item pode trazer soluções e facilidades para ele. Nesse sentido, saber como apresentar um produto ao cliente, de forma personalizada e de acordo com o perfil de cada um, é fundamental para fechar muitas vendas e alcançar o sucesso.

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A Importância de Saber Como Apresentar um Produto ao Cliente

Para deixar clara a importância da fase de apresentação, citarei um exemplo envolvendo dois clientes em potencial de um mesmo produto, mas com perfis distintos. Trata-se de um item de limpeza com alto poder desengordurante e fabricado sem testes em animais e sem poluir o meio ambiente. O primeiro consumidor é o dono de um restaurante que deseja um produto que deixe a cozinha do seu estabelecimento impecável, enquanto o segundo é um cidadão comum que tem uma grande preocupação ambiental.

Como se pode ver, são dois tipos de pessoas com necessidades completamente diferentes, mas que podem ser supridas por um mesmo produto. Contudo, é fundamental que o vendedor reconheça cada perfil para saber em quais características deve focar na hora de fazer a apresentação. Afinal, de nada adianta repetir diversas vezes para o cliente número 1 sobre como o fabricante considera as causas ambientais se essa não é a maior preocupação dele.

Perceba que não é necessário inventar nenhuma característica que não seja real do produto, inclusive a veracidade das informações é extremamente importante e decisiva para se construir uma credibilidade e criar laços de confiança com os consumidores. O principal ponto está em realmente conhecer o público em questão, a fim de direcionar o foco da apresentação para o que ele está procurando.

Dicas de Como Apresentar um Produto ao Cliente e Fechar Muitas Vendas

Depois de entender um pouco mais a respeito da importância da apresentação de um produto, confira dicas que irão te ajudar a se preparar de forma muito mais eficaz.

1 – Acredite no Produto Que Irá Apresentar

PSC

Um ponto crucial para fazer uma boa apresentação de um produto é passar verdade em suas palavras. Se você não acreditar que aquele item é realmente bom, é bem possível que não consiga convencer outra pessoa disso, além do mais, nunca se deve mentir apenas para vender, porque as consequências dessa atitude podem ser desastrosas. Portanto, procure sempre trabalhar com produtos bons e que considere relevantes, para que as pessoas vejam a verdade em seus olhos.

2 – Conheça o Seu Público-alvo

O segundo ponto a ser considerado envolve algo que citei no início do artigo, que é conhecer o público-alvo e saber o que os clientes procuram e precisam. Essa pesquisa inicial é extremamente importante e permitirá que defina as próximas estratégias a serem seguidas com base nessas informações. Vale lembrar que nem sempre o consumidor sabe o que exatamente ele está precisando, então cabe ao bom vendedor ajudá-lo nesse processo de descoberta e, então, oferecer as soluções mais adequadas.

3 – Saiba Ouvir o Cliente

Além da pesquisa prévia, existe uma forma de conhecer o seu cliente no primeiro contato com ele, o que é fundamental principalmente em comércios, em que não se sabe o perfil que irá chegar até você. Trata-se de saber ouvir o consumidor e fazer as perguntas certas, a fim de obter todos os dados necessários para realizar a apresentação do produto. Portanto, se você costuma associar a imagem de um bom vendedor a um indivíduo falante, sugiro que reveja os seus conceitos, pois o elemento central da abordagem deve ser sempre o cliente.

4 – Faça Demonstrações e Ofereça Amostras

Nada mais efetivo para mostrar a qualidade de um produto do que uma amostra do mesmo para que o cliente possa experimentar ou vê-lo em funcionamento. Por isso, verifique a possibilidade de fazer demonstrações no ato da apresentação, para que o consumidor veja por si só o quanto aquele item é eficaz. A forma com a qual isso será feito irá variar de acordo com o tipo de produto, as opções mais utilizadas incluem a distribuição de amostras grátis e demonstração de funcionamento.

5 – Mostre Depoimentos de Outros Clientes

Empresas novas no mercado e que ainda não são muito conhecidas pelos consumidores podem utilizar depoimentos de outros clientes como uma forma de comprovar a qualidade de seus produtos. Saber que outras pessoas usaram e aprovaram aquele item o torna mais credível e gera uma relação de identificação. Esses feedbacks podem vir na forma de vídeos ou comentários escritos e serem usados no site da marca, além de redes sociais e, claro, nas apresentações aos novos compradores em potencial.

6 – Sinta o Timing do Cliente

Enquanto existem clientes que se mostram pacientes para ouvirem tudo a respeito de um produto, outros são mais objetivos e gostam de resolver as coisas com maior agilidade. Para saber identificar isso em cada indivíduo, é necessário se atentar ao comportamento dele e à forma com a qual direciona a conversa. Respeitar essa característica é essencial para que o consumidor se sinta à vontade e não pense que o vendedor está falando demais ou de menos.

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7 – Aprenda Com Cada Experiência

Por fim, um passo de grande importância para se tornar um bom vendedor e fazer apresentações cada vez mais convincentes é saber aprender com cada experiência. Todo cliente que passar por você irá te deixar uma nova lição, ao se tornar consciente em relação a cada uma, poderá direcionar suas novas estratégias de uma forma mais positiva e, assim, evoluir mais rapidamente. Atente-se aos detalhes, observe gestos, faça as perguntas certas, leia nas entrelinhas e, então, estará cada vez mais preparado para lidar com pessoas dos mais diferentes perfis.

Espero que essas dicas contribuam para o seu desenvolvimento como vendedor e que através delas possa se preparar para realizar apresentações fantásticas para fechar muitas vendas. Você tem mais alguma dica que considere importante ao apresentar um produto? Compartilhe comigo nos comentários!

 

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