Falar em público é uma necessidade que pode surgir das mais diferentes situações, incluindo eventos familiares, religiosos, apresentações de trabalhos acadêmicos e profissionais, entre outras. E o que é bastante simples para uns se mostra como um grande desafio para outros, que chegam a sentir pavor de imaginar um grande número de pessoas ouvindo suas palavras. Se esse é o seu caso e deseja saber como perder a timidez para falar em público, te convido a continuar fazendo a leitura deste artigo.

Entenda a Timidez Para Falar em Público

A timidez, de forma geral, costuma se originar através de experiências vividas ao longo da vida, porém, existem pesquisas que afirmam que, em alguns casos, está ligada a fatores genéticos. Indivíduos tímidos costumam ter problemas para conversar com pessoas desconhecidas e o desconforto tende a se tornar ainda maior quando há um grande número delas com toda a atenção voltada para eles. Diferente dos introvertidos, eles até sentem vontade de se soltarem, porém carregam algo dentro de si que os impede de sair da zona de conforto.

Geralmente, os tímidos sentem uma forte insegurança, que os faz acreditarem que não conseguirão se expressar com clareza ou que serão ridicularizados pelos demais. Esse grande medo faz com que, de fato, tenham problemas para dizer o que gostariam, levando-os a gaguejarem, falarem em um tom baixo demais, repetirem palavras e não conseguirem ser compreendidos.

Caso tenha se identificado com esse comportamento, saiba que não está só, pois uma grande parcela da população brasileira se define como tímida. E a boa notícia é que você não precisa se conformar e acreditar que está fadado a viver com medo de se expressar e de ser quem é, pois existem diversas maneiras de desenvolver autoconfiança e vencer a timidez de uma vez por todas.

Dicas Poderosas de Como Perder a Timidez Para Falar em Público e Vencer a Insegurança

Como disse no início, no decorrer da vida podem surgir muitas situações que envolvam falar em público. Para evitar perder oportunidades por medo, é importante estar preparado e ter a consciência de que será capaz de se expressar com clareza e passar o seu recado para as pessoas presentes. Coloque as dicas a seguir em prática e liberte-se do medo e da insegurança.

1 – Comece aos Poucos

Se falar em público é algo completamente novo em sua vida, comece devagar, praticando com um pequeno grupo de amigos e familiares e aumentando a plateia gradativamente. Caso aconteça de surgir logo uma oportunidade de falar para uma audiência grande, pratique em casa, com pessoas próximas. É importante, também, aproveitar chances de falar em público que aparecerem pelo seu caminho, seja na igreja, na empresa, na universidade. Se expor a essa situação irá permitir que se familiarize com ela cada vez mais.

2 – Estude o Conteúdo Que Irá Falar

PSC

Uma pessoa tímida costuma exigir muito de si mesma, o que faz com que se sinta insegura caso se julgue incapaz. Uma ótima maneira de superar isso é estudando a fundo o conteúdo que irá falar, assim, estará pronto para responder eventuais dúvidas que surgirem na plateia. Inclusive, essa é uma dica para qualquer pessoa que irá falar em público, mesmo as que não são tímidas, pois é importante dominar o tema para obter bons resultados.

3 – Evite Decorar Sua Fala

Muitos acham que decorar o que irão falar seja a melhor maneira de vencer a timidez, pois assim não precisarão pensar muito para formular as frases. Contudo, essa não é uma boa ideia, principalmente porque o nervosismo pode fazer com que se esqueça de alguma parte e acabe se embolando com todo o texto. Prefira memorizar tópicos, assim conseguirá dizer tudo o que gostaria com naturalidade, sem parecer engessado demais.

4 – Utilize Recursos de Apoio

Recursos de apoio, como slides e fichas de papel, são uma forma interessante de se sentir mais seguro. Pode acontecer de nem precisar olhar para eles para se lembrar de algo que precisa falar, mas apenas o fato de ter essa opção fará com que se sinta mais confiante. Porém, é fundamental que utilize essas ferramentas com sabedoria, escrevendo apenas tópicos e palavras-chave que remetam ao tema, pois, se colocar todo o conteúdo, pode acabar se atrapalhando e lendo ao invés de falar.

5 – Recorra a Práticas de Relaxamento

Existem diversas práticas que podem te ajudar a relaxar antes de enfrentar uma plateia com diversas pessoas. Os exercícios de respiração, por exemplo, são uma ótima pedida e podem ser realizados facilmente minutos antes de começar a apresentação. O simples ato de inspirar e expirar o ar profundamente irá levar mais oxigênio para o seu cérebro e, consequentemente, ajudar a reduzir o estresse.

6 – Foque em uma Pessoa Próxima

Ver tantos rostos desconhecidos na sua frente pode fazer com que se sinta inseguro, desse modo, é interessante que peça para que uma pessoa da sua confiança se posicione no centro de todos, bem à sua frente, para que mantenha o foco nela, pelo menos ao começar a falar. Então, conforme os minutos forem se passando e for se sentindo mais confiante, poderá mudar o foco e ter uma visão geral de todos os presentes.

7 – Envolva o Público em Sua Fala

Grande parte da insegurança que uma pessoa de falar em público é imaginar que todos estão julgando-a. Nesse sentido, para evitar que todos fiquem sérios, apenas ouvindo o que você diz sem expressarem nenhuma reação, como em um monólogo, é interessante envolvê-los naquela situação através de perguntas. Isso fará, também, com que a sua apresentação se torne mais dinâmica para todos os presentes e permitirá que tenha mais tempo para formular as suas frases.

Espero que este artigo tenha te encorajado a vencer a timidez para falar em público. Acredite, existe uma grande força em seu interior que torna você capaz de realizar tudo o que quiser, mas, para isso, é fundamental que confie no seu potencial e se permita tentar. Faça isso e irá colher muitos frutos positivos em forma de sucesso, realização e felicidade.

 

Copyright: 1226957692 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes