Você sabia que no dia 12 de novembro é comemorado o dia do Coach? Exatamente isso, ontem, dia 12 de novembro de 2020, foi comemorado o dia do Coach.

Esse dia tem uma importância muito grande quando pensamos em desenvolvimento humano. Isso ocorre pois o Coach é aquele que dedica a sua vida em prol dessa causa. Gerando motivação, capacitação e crescimento, tanto pessoal quanto profissional, contribuindo significativamente para que a sua trajetória se torne profundamente melhor.

Ser Coach é muito mais do que um estilo de vida, ou uma ideologia interessante. Ser coach é assumir o propósito de impactar positivamente a vida de quem está ao seu redor. É juntar as nossas histórias, as nossas experiências de vida, as nossas habilidades e capacidades para que assim possamos entrar em um ciclo de aprendizado e evolução.

Propósito esse que assumi como chamado para a minha vida. Disseminar o Coaching para pessoas, do Brasil e do mundo, não foi uma tarefa fácil. Porém dia após dia eu me mantive cada vez mais certo de que essa havia sido a melhor decisão de minha vida. Criar e cocriar, compartilhando um conhecimento capaz de empoderar as pessoas.

Trazer a tona o melhor de cada uma delas. Fazer com que elas despertem o seu potencial que é infinito. É por isso que eu me dedico, doando sempre o melhor de mim, e juntos vamos mostrar para o todo o mundo a grande importância que o Coaching têm para as nossas vidas.

A simples existência dessa data já em uma grande vitória mas não podemos parar por aí. Eu te convido a conhecer um pouco mais sobre essa metodologia maravilhosa. Acompanhe-me nesta leitura.

Uma Breve História Sobre o Coach

Ao nos depararmos com esse conceito a primeira coisa que pensamos é que se trata de algo bastante novo não é mesmo? Entretanto não é bem a verdade. Acontece que a origem desse termo se deu no Século XVI.

Nesse período existem carruagens que eram conhecidas como kocsi szeker, assim como os moradores de Kocs na Hungria, local onde se originou o termo. Este termo, ao ser pronunciado, era entendido pelos ingleses como coach. Palavra então que assumiu o significado de carruagem.

A partir de então, e com o passar do tempo, surgiu a seguinte analogia, do mesmo modo que as carruagens tinham o propósito de guiar uma pessoa rumo a um determinado local criou-se a ideia de que coach’s seriam pessoas que guiaram outras,porém com uma outra conotação.

Seu papel seria como o de um tutor, e o trajeto não seria necessariamente físico. A trajetória em questão seria em prol do desenvolvimento pessoal e profissional.

Seguindo adiante, o termo coach passou a ganhar ainda mais força, quando os alunos da Universidade de Oxford utilizavam o termo para designar os professores que os ajudavam nas provas finais. Daí por diante essa mesma palavra, coach, passou a ser utilizada para técnicos de equipes esportivas e diversas outras pessoas cujo o propósito era compartilhar diversos tipos de conhecimento.

Papel do Coach

Chegamos nos dias de hoje e percebemos que muito coisa mudou em relação ao período de origem desse termo. Hoje, conseguimos notar que o Coach é um profissional que encontra-se em verdadeira ascensão.

Isso porque as pessoas, de modo geral, estão buscando, cada vez mais, promover um desenvolvimento em suas vidas. Elas querem mais, querem sonhar, lutar e conquistar resultados extraordinários.

Chegou-se o tempo de tomar o verdadeiro controle da sua vida. Você está pronto para essa transformação? Conheça quais são alguns dos papéis do Coach, responsáveis por promover essa mudança na sua vida.

Promover Autoconhecimento

O autoconhecimento é fundamental para que você conheça mais a si mesmo e, deste modo, compreenda quais são seus pontos de melhoria. Compreender essa questão é crescer como pessoa e também como profissional.

Desse modo, o coach faz uso de diversas técnicas responsáveis por gerar uma conscientização por parte das pessoas em relação a essa questão. O ponto é que, para sermos verdadeiramente felizes precisamos, antes de mais nada, enxergar e compreender a nossa verdadeira essência.

Desenvolvimento de Liderança 

No mundo competitivo que vivemos, ser um líder é uma tarefa bastante complexa. Afinal, não se trata apenas de habilidades técnicas, é preciso mais. É preciso ser capaz de gerenciar os processos e, ao mesmo tempo, motivar e integrar cada um de seus colaboradores.

Além disso existe uma outra questão, é também preciso desenvolver essas habilidades não apenas nos gestores, indo além, até mesmo, do ambiente profissional, afinal, se trata de um questão primordial para o nosso desenvolvimento.

Uma das ações que coach pode assumir diz respeito ao despertar e o desenvolvimento desta cultura de liderança. Assim, o profissional utiliza e aplica técnicas e ferramentas que incentivam os colaboradores a potencializarem a sua performance, maximizarem o seu desempenho

Conquista de objetivos

Todos sonhamos não é mesmo? Desejamos e almejamos o melhor para as nossas vidas. Queremos aquele emprego melhor, um relacionamento mais saudável, uma compressão a mais de nós mesmos.

Entretanto, muitas vezes nos perdemos o nosso foco e nos desviamos do caminho que vai nos levar até a conquista desses sonhos.

Nesse sentido, o Coach é aquele capaz de te ajudar a traçar o melhor caminho para essas conquistas. Fazer com que você vá do seu estado atual até o estado desejado.

Conclusão

Esses são apenas alguns dos muitos papéis que o Coach assume e os benefícios disso são extraordinários que se refletem na sua vida pessoal e profissional. Alguns exemplos são:

BENEFÍCIOS PESSOAIS

  • Elevação da felicidade e realização;
  • Conquista do autoconhecimento e autodesenvolvimento;
  • Evolução e melhoria contínua;
  • Melhora na qualidade de vida e equilíbrio interior;
  • Desenvolver inteligência emocional;
  • Quebra de crenças limitantes;

BENEFÍCIOS PROFISSIONAIS

  • Aperfeiçoamento dos planos de negócio;
  • Estruturação de objetivos e metas claras;
  • Maior utilização de talentos e Identificação de pontos a serem desenvolvidos;
  • Identificação e suporte para superar obstáculos;
  • Agilidade na gestão de mudanças;
  • Desenvolvimento de competências para o empreendedorismo;

Espero que após essa leitura você esteja mais do que convencido da importância que esse 12 de novembro possui.

Celebrar o desenvolvimento humano é algo MA-RA-VI-LHO-SO.

Portanto, uma salva de palmas a todos aqueles que, assim como eu, atenderam esse chamado e desejam profundamente que as pessoas reconheçam o seu verdadeiro poder.

Gratidão!