O dia das mães é comemorado todos os anos no segundo domingo do mês de maio. É uma data em que é exaltada uma figura que costuma ser central dentro das famílias, tanto porque é de seu ventre que todos nós viemos, quanto pela sua capacidade de acolher e amar. Inclusive, no Brasil, quase 50% dos lares é comandado por mulheres, que assumem sozinhas a criação dos filhos.

Mães – Mulheres que cuidam também precisam ser cuidadas

Cada ser humano é único, assim como toda mãe também, contudo, existem características que são comuns à grande maioria delas, como o cuidado. Muitas mães acabam se deixando de lado porque estão o tempo todo preocupadas com o bem-estar dos filhos e da família em geral. Por mais que esse seja um gesto muito generoso, precisamos nos lembrar que elas também precisam ser cuidadas.

Muitas mães acumulam atividades que, se fossem remuneradas, precisariam receber diversos salários. Elas cozinham, lavam, passam, ajudam os filhos nas tarefas escolares e os levam para a escola, ouvem, aconselham e ainda têm uma carreira. No meio disso tudo, sobra pouco ou nenhum tempo para que se cuidem e se coloquem como prioridade.

Embora muitas vezes pareçam, mães não são super-heroínas, elas têm medos, necessidades e precisam de descanso. O dia das mães serve como um lembrete disso, para que todos deem o devido valor à sua mãe e se atentem à sobrecarga de atividades que ela possa estar sofrendo. Porém, é preciso se lembrar disso não apenas no segundo domingo de maio e sim durante todo o ano.

O Dia das Mães em tempos de isolamento social

O dia das mães deste ano será um pouco diferente dos anteriores, por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Nem todos poderão passar a data na presença das mulheres que lhe deram a vida ou lhe acolheram com todo o amor por meio de uma adoção. Se você não mora com a sua mãe, saiba que o distanciamento físico, nesse caso, é um gesto de amor, pois estará protegendo-a do risco de contaminação.

De qualquer maneira, o fato de não poder estar perto fisicamente da sua mãe no dia dela não significa que a data deve ser deixada de lado. Existem várias formas de homenageá-la, mesmo à distância, e dizer o quanto é grato por tudo o que lhe fez, confira.

  • Reunir os filhos em uma chamada de vídeo para almoçarem juntos, como fariam se não fosse o distanciamento social, mas com cada um em sua casa. Caso ela não tenha habilidades com smartphones e computadores, a boa e velha chamada telefônica já servirá para que demonstre seus sentimentos.
  • Enviar um presente especial através dos correios ou de entregadores, dando preferência para itens com algum significado especial e que realmente toquem o coração da sua mãe.
  • Fazer um pedido de um almoço especial com os pratos preferidos da sua mãe em um aplicativo de delivery e pedir para entregar no endereço dela.
  • Caso esteja passando a quarentena com ela, faça tudo isso pessoalmente e demonstre todo amor que sente.

7 Formas de estender as homenagens do dia das mães e demonstrar seu amor diariamente

PSC

Se você deseja estender as homenagens para sua mãe por todos os dias do ano, veja sete formas de fazer isso e contribuir com a saúde e o bem-estar dela.

1 – Incentive-a a cuidar de si

Se a sua mãe é do tipo que cuida de todos ao seu redor e esquece de si mesma, incentive-a a cuidar mais de si. Faça isso lembrando-se que autocuidado não se resume a cuidar da aparência e envolve, também, zelar pela própria saúde e equilíbrio emocional. Converse sobre isso com a sua mãe, explique que ela deve se amar e se colocar como prioridade, até mesmo para se manter saudável para continuar cuidando daqueles que ama.

2 – Evite sobrecarregá-la de tarefas

Por mais que sua mãe demonstre boa vontade em fazer as coisas para você, evite sobrecarregá-la. É claro que existem alguns cuidados que ela realiza com prazer e que servem até para estreitar os laços entre vocês, mas é preciso haver equilíbrio. Se mora na mesma casa que ela, compartilhe tarefas e incentive outros familiares a fazerem o mesmo.

3 – Escute-a na essência

Quando foi a última vez que teve uma conversa profunda com a sua mãe e a ouviu na essência, sem estar com pressa para sair ou olhando para o celular? Caso já tenha esse hábito, continue assim, se não tem, construa-o agora. Quando for falar com ela, seja pessoalmente ou através de uma chamada telefônica, concentre-se totalmente na conversa, faça perguntas, demonstre interesse.

4 – Demonstre seu carinho através de atitudes simples

Você não precisa dar um presente caro para demonstrar o que sente pela sua mãe. É possível fazer isso no dia a dia, através de atitudes simples, como preparar o prato preferido dela, fazer um carinho, convidá-la para assistir um filme, fazer um elogio, dizer o quanto a ama, são muitas as maneiras.

5 – Reconheça quando errar e peça desculpas

Por mais que se esforce para ser um bom filho, é natural que cometa erros, afinal, é um ser humano como qualquer outro. Quando isso acontecer, reconheça a sua falha e peça desculpas. Sua mãe terá orgulho de ver essa atitude nobre vinda de alguém que ela educou.

6 – Compartilhe seus sentimentos com ela

Por mais que, às vezes, seja natural querer poupar a própria mãe de certas coisas, compartilhar o que está sentindo com ela é importante, para que se sinta parte de sua vida. Divida suas alegrias e tristezas, ouça seus conselhos, isso fará bem a você e a ela.

7 – Seja empático com sua mãe

Por fim, lembre-se sempre de se colocar no lugar da sua mãe antes de julgá-la, até mesmo por seu excesso de zelo. Fazer esse exercício de empatia fará com que a compreenda melhor e construa uma relação mais positiva com ela.

Aproveite o dia das mães para provar o seu amor a aquela que cuidou de você desde o primeiro instante em que lhe viu. Seja pessoalmente, por telefone ou videoconferência, o importante é dizer o quanto a ama e estender esse carinho por todos os dias do ano.

Se gostou, compartilhe este artigo em suas redes sociais e incentive mais pessoas a homenagearem suas mães!

 

Fontes:

https://pt.wikihow.com/Fazer-Sua-M%C3%A3e-Feliz

 

Copyright: 619473974 – https://www.shutterstock.com/pt/g/choreograph