Como você reage perante uma situação de fracasso? Saiba que, muitas vezes, receber um “não” da vida é uma oportunidade de rever atitudes e recomeçar. Afinal, como as pessoas costumam dizer: “Deus fecha a janela mas deixa aberta a porta”, ou seja, sempre há outro caminho a ser seguido e, além disso, os erros servem para nos ensinar e nos tornar mais fortes. Saber ver os fracassos através de um aspecto positivo é essencial para conseguir enxergar as oportunidades que surgem com ele e desfrutar de cada uma delas com sabedoria.

Exemplos de Que Deus Fecha a Janela Mas Deixa Aberta a Porta

Se hoje conseguimos desfrutar do conforto de termos lâmpadas que nos fornecem luz, mesmo no período da noite, devemos isso ao grande inventor Thomas Edison. Mas, se você pensa que a realização dessa invenção foi simples e rápida e que a vida dele foi fácil, saiba que não foi bem assim. Antes de encontrar a porta aberta e atingir o seu objetivo, Thomas viu milhares de janelas se fecharem à sua frente. Para ter uma ideia, ainda na infância ouviu de um professor era incapaz de aprender qualquer coisa.

Ao invés de se manter inerte e se tornar uma vítima do que ouviu, ele cresceu e começou a tentar transformar o seu projeto de criar a lâmpada em realidade, falhou inúmeras vezes, mas perseverou e, com insistência, conseguiu atingir o seu objetivo. O que o levou a continuar foi o seu pensamento positivo e direcionado, pois ele nunca se viu como fracassado e afirmou que foi bem-sucedido durante todo o processo, porque foi capaz de encontrar diversas formas de fazer dar errado para, então, achar a maneira certa para fazer com que a lâmpada funcionasse.

Outros exemplos de que Deus fecha a janela, mas deixa a porta aberta inclui nomes como Elvis Presley e os Beatles, que foram informados por empresários do ramo musical no início de suas carreiras de que não fariam sucesso e que deveriam desistir. Eles souberam utilizar a falta de apoio como aprendizado, e abriram as portas do mundo todo, batendo recordes de público em seus shows e de vendas de discos e se tornando artistas épicos. Essas são histórias inspiradoras que mostram que desistir ao ver uma janela fechada nunca deve ser sua primeira opção.

Dicas Para Transformar os Fracassos em Oportunidades e Sucesso

Você também pode fazer como Thomas Edison, Elvis Presley, os Beatles e tantas outras pessoas que enxergaram na dificuldade, oportunidades para irem além. Confira as dicas a seguir e saiba como evitar se desanimar ao ver uma janela fechada e conseguir abrir muitas portas.

1 – Reveja os Seus Objetivos

Quando fracassar ao tentar realizar algo, pare para rever os seus objetivos e descobrir se eles ainda fazem sentido para você. Se sim, continue caminhando e dando o seu melhor para tentar mais uma vez e quantas outras vezes forem necessárias. Assim como Thomas Edison, descobrir as formas de não conseguir algo pode te ajudar a encontrar a maneira certa para realizar o que deseja. É fundamental saber o que te motiva a continuar agindo para que se mantenha firme e não esmoreça ao encontrar as janelas fechadas.

2 – Reconheça os Seus Erros

PSC

Além de rever os objetivos, é essencial refletir também a respeito das suas atitudes, para que possa identificar quais foram os pontos que te levaram a falhar. A intenção não é a de que se culpe e se sinta incapaz de continuar, mas sim que seja capaz de se autoanalisar, entender onde errou, de recomeçar de modo mais inteligente e ser mais bem-sucedido numa nova tentativa. Errar nunca deve ser visto como um motivo para sentir vergonha, orgulhe-se de ter a coragem de tentar e persistir até conseguir. Todos nós somos frutos do nosso passado, contudo, não devemos permitir que os nossos erros nos definam.

3 – Conheça e Acredite no Seu Potencial

Certamente, o que fez com que Thomas, Elvis e os Beatles continuassem firmes na caminhada rumo aos seus objetivos foi o fato de que acreditavam que seriam capazes de conseguir. Todos eles tinham a consciência em relação aos seus talentos e, por isso, não desanimaram quando a primeira janela se fechou. Para que possa começar a acreditar também no seu potencial, é fundamental que se conheça e descubra quem é de verdade. Então, olhe para si, pense nas suas qualidades, nos pontos que acredita que precisam ser desenvolvidos, descubra o seu valor.

4 – Encontre a Sua Definição Para o Sucesso

Na grande maioria das vezes, vemos o conceito de sucesso como algo generalizado, que envolve ter uma carreira bem-sucedida e muito dinheiro. A verdade é que cada indivíduo deve ter a sua própria definição, afinal somos seres únicos e o que é prioridade para uns pode não ser para outros. Por isso, é importante que descubra qual é a sua definição para felicidade e sucesso, pois essa resposta será a sua guia para planejar ações e tomar decisões. Medir-se pela régua de outras pessoas pode ser frustrante e te levar a caminhos que não estão de acordo com o seu propósito. Seja sempre fiel ao que acredita e siga em frente!

5 – Não Tenha Medo de Se Reinventar

Após passar por uma situação de fracasso, é necessário rever atitudes e traçar um novo caminho para chegar ao destino que deseja. Durante esse processo, será necessário promover algumas mudanças no seu comportamento, pensamento e ações. Afinal, agora que já sabe o que não dá certo, terá mais facilidade para tentar novamente utilizando as ferramentas que acredita que podem trazer os resultados que espera. Dessa forma, é essencial que não tenha medo de se reinventar, buscar novos conhecimentos, evoluir. Ao abrir os seus horizontes conseguirá enxergar portas abertas que antes não havia visto.

Espero que as informações que compartilhei te inspirem a manter-se firme mesmo quando uma janela se fecha e utilize a experiência como aprendizado e motivação para continuar. Através da perseverança e da resiliência conseguirá enxergar as portas que ficaram abertas ou mesmo abri-las com suas próprias mãos, criando novas oportunidades e novos caminhos para ser bem-sucedido; realizado e feliz. Continue acreditando, pois você é capaz de chegar lá!

Copyright: 710994403 – https://www.shutterstock.com/pt/g/maxchorniy