Você sente que sua vida só faz sentido quando está com alguém (namorado, amigos, familiares etc.)? Sente-se incapaz de divertir-se sozinho? Toma para si os problemas de alguém que desabafa com você? Tem a percepção de que os seus sentimentos pelo outro são sempre maiores do que os que o outro tem por você?

Se a resposta foi “sim” para essas perguntas, você pode estar diante de um problema chamado dependência emocional. A solução para esse problema é um processo conhecido como “desligamento emocional”, que nada tem a ver com falta de amor. Apenas significa que a pessoa consegue lidar com suas emoções de forma madura, sem condicioná-las aos outros.

Para entender melhor este conceito, continue a leitura deste artigo.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

Os sinais da dependência emocional

Muitos indivíduos são dependentes emocionalmente de outros. Eles condicionam seus sentimentos e emoções a terceiros e os responsabilizam quando se sentem tristes. Isso não é bacana, pois cada pessoa deve se autorresponsabilizar por sua felicidade e por seus erros, de modo que possa aprender e evoluir com eles.

Veja, a seguir, quais são os principais sinais de que uma pessoa sofre de dependência emocional. Aproveite para fazer uma reflexão sobre suas atitudes e identificar se está passando por isso:

  • Excesso de zelo:cuidar de quem se ama é natural e também um gesto de carinho. Entretanto, quando há excesso, é sinal de que algo não vai bem. Em muitos casos, esse zelo excessivo gera cobranças, que podem sufocar a outra pessoa;
  • Felicidade condicionada:o indivíduo dependente emocionalmente apenas consegue estar feliz se estiver com a outra pessoa. Acredita que não consegue ter momentos agradáveis em outras companhias, ou mesmo sozinho;
  • Autoestima baixa: pessoas dependentes se sentem inferiores e, por isso, têm medo de perder o amor daqueles que amam, como se a relação com a outra pessoa fosse sua única possibilidade de felicidade;
  • Supervalorização da opinião do outro: dependem completamente da aprovação da outra pessoa para se sentirem bem, o que inclui opiniões, atitudes, aparência, basicamente tudo. Não se sentem bem enquanto não houver a aprovação de familiares, amigos, namorados, chefes, colegas;
  • Sonhos reprimidos:costumam reprimir os seus sonhos e sentimentos para priorizar as vontades de outro, pois acreditam que a felicidade dele é mais importante que a sua própria;
  • Ciúme excessivo:o medo de perder a pessoa que ama faz com que os indivíduos dependentes desenvolvam um ciúme excessivo, em que o sentimento de posse supera o amor;
  • Negação dos problemas:todo relacionamento, seja familiar, de amor ou de amizade passa por problemas. Porém, os dependentes evitam tentar falar sobre eles para não desagradar o outro. Acham que, com o tempo, tudo irá se resolver e, por isso, deixam de trabalhar na solução dessas questões.

Os benefícios do desligamento emocional

PSC

Em um primeiro momento, quem ouve a expressão “desligamento emocional” pode acreditar que seja algum tipo de problema ligado à ausência de sentimentos. Contudo, desligar-se emocionalmente significa tomar consciência de que a sua felicidade está em suas mãos e é uma questão de escolha. Não podemos controlar todos os sentimentos, mas é perfeitamente possível decidir como reagir perante eles. Assim, não depositamos nossa felicidade em outras pessoas ou circunstâncias específicas.

Um bom exemplo de benefício do desligamento emocional é o fato de poder ajudar um amigo ou familiar que está passando por um momento difícil, sem se envolver mais do que o necessário. Você pode ouvir os desabafos da pessoa, fazer o possível para auxiliá-la a passar por isso, mas sem permitir que aquela dor se torne a sua também. Isso não é sinal de egoísmo, mas sim de autoconhecimento e inteligência emocional.

Ninguém gosta de ver quem ama sofrer, entretanto, não é preciso tomar o sentimento da pessoa para si, pois isso não irá mudar o que o outro está sentindo. O que pode ajudá-lo a se sentir melhor é demonstrar empatia e estender a mão, mas sem perder a consciência e o controle sobre suas ações e emoções. Manter sua mente sã, inclusive, irá te ajudar a se manter forte para continuar ajudando aqueles que você ama.

No caso de um relacionamento amoroso, certo desligamento emocional é positivo porque permite que duas pessoas se relacionem de forma madura e saudável. Um casal se une para compartilhar uma vida, mas não para que um “complete” o outro. Essa noção romântica de “completar alguém” sugere que não somos completos individualmente, o que além de não ser verdade, ainda contribui com o surgimento da dependência emocional.

Seja um indivíduo completo e que tem a consciência de que não depende de outra pessoa para se sentir bem e ser mais feliz.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

5 dicas de como desligar-se emocionalmente

Após conhecer melhor o conceito de desligamento emocional, confira 5 dicas de como buscar essa independência, sem deixar de se importar com as pessoas que ama. Lembre-se de que essa é uma conquista que precisa de um esforço diário, a fim de transformar velhos hábitos e adquirir inteligência emocional.

1. Saiba discernir “indiferença” de “independência”

O primeiro passo para se desligar emocionalmente é entender que independência emocional nada tem a ver com indiferença. A ideia não é se tornar uma pessoa fria que não precisa de ninguém para nada e que se basta sozinha, ou que não se envolve de maneira alguma com os problemas dos outros. A questão é não condicionar os seus sentimentos aos sentimentos e ações dos outros e assumir o controle sobre a sua vida e o que sente.

2. Conheça as suas qualidades

Por meio do autoconhecimento, é possível conhecer as suas qualidades e, assim, aprender a se dar o devido valor. Dessa forma, o indivíduo deixa de acreditar que as pessoas estão fazendo um favor mantendo-se ao seu lado, pois elas realmente não estão. Identificar os seus pontos fortes irá trazer, ainda, mais segurança e ajudará a eliminar o medo que sente do abandono e da rejeição.

O fortalecimento da autoestima permite que a pessoa perceba que ela pode ser feliz sozinha. Se encontrar alguém com quem partilhar seus momentos, ótimo. Mas ela saberá que não depende disso para ser feliz.

3. Identifique as suas carências emocionais

Outro benefício proporcionado pelo autoconhecimento é a possibilidade de entender melhor as suas carências e buscar supri-las de forma saudável, sem sufocar aqueles que convivem com você. Isso permite que você descubra novos prazeres, incluindo o de desfrutar de sua própria companhia, conhecer outras pessoas e adentrar um mundo de possibilidades para ser feliz.

Esse sentimento de “vazio” que tentamos preencher com outras pessoas na verdade só é resolvido quando o preenchemos por nós mesmos. Práticas psicoterápicas são muito eficazes no trabalho dessa questão.

 

4. Descubra atividades prazerosas

Depois de um tempo tomando para si os gostos de outra pessoa, você terá a tarefa de se redescobrir e encontrar atividades que lhe deem prazer. Existe um universo de possibilidades de coisas agradáveis para se fazer, como sair com os amigos, praticar um novo esporte, ler um livro, iniciar um novo curso. Aproveite essa fase de transformação para encontrar novas formas de desfrutar da sua vida.

Algumas pessoas emocionalmente dependentes passam tanto tempo fazendo as vontades do outro que acabam anulando a si mesmas e se esquecendo daquilo de que gostam de fazer.

5. Seja responsável pela sua felicidade

Por meio do desligamento emocional, você vai assumir a responsabilidade pela sua felicidade. Por mais que não seja possível controlar os acontecimentos, o controle sobre as suas atitudes é seu. Então, procure dar o seu melhor e não se torne vítima do que acontecer em sua vida. Cometer erros faz parte do processo de crescimento. Saiba usá-los a seu favor e aprenda com eles, ao invés de usá-los como desculpa para não agir e se crucificar.

Ao colocar essas dicas em prática, você conseguirá desligar-se emocionalmente e entender que a felicidade está em suas mãos. Você já conhecia o conceito de desligamento emocional? Acredita que é uma pessoa independente em relação às suas emoções? Deixe seu comentário no espaço abaixo e não se esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos, familiares, colegas e com quem mais possa beneficiar-se deste conteúdo.

 

 

Copyright: 501330955 – https://www.shutterstock.com/pt/g/ismagilov