No que diz respeito à sua carreira, você sabe aonde quer chegar e planeja essa conquista ou segue a filosofia do “deixe a vida me levar”? Se você faz parte do segundo grupo, é bom rever os seus conceitos. Ainda que algumas oportunidades possam aparecer em nossos caminhos aparentemente sem aviso prévio, elas são raras e precisam que nós estejamos preparados para dizer sim a elas.

Por isso, é essencial que as pessoas tomem a frente do desenvolvimento das suas carreiras. É por meio desse planejamento que elas conseguem alcançar os seus objetivos. Se você ficar de braços cruzados esperando a oportunidade “perfeita” chegar, porém, ela nunca vai aparecer.

Na sequência, você vai conferir algumas medidas para desenvolver a sua carreira e progredir de forma contínua. Boa leitura!

Definir os seus objetivos profissionais

Se você não souber aonde quer chegar, qualquer caminho serve. Mas será que é isso o que você deseja? Seguir por qualquer estrada? A nossa felicidade depende das escolhas que fazemos. Por isso, analise se você se sente feliz e realizado neste momento. Pode ser que você esteja em uma área profissional que lhe dá prazer e que você deseje crescer nela. No entanto, pode ser também que você esteja completamente infeliz na sua profissão atual.

Sendo assim, conheça o seu estado atual e verifique como você se sente em relação a ele. A partir disso, você poderá definir objetivos específicos, que podem ser:

  • Continuar na mesma empresa, mas mudar de departamento;
  • Continuar na mesma área, mas partir para uma empresa diferente;
  • Mudar completamente de área e de empresa;
  • Continuar na mesma área e na mesma empresa, mas progredir nos cargos que ocupar.

Consultar a existência de planos de carreira na sua empresa

Uma vez tendo definido o seu objetivo e tendo encontrado uma empresa que satisfaz as suas necessidades e desejos profissionais, converse com os seus superiores. Verifique se há, na organização, planos de carreira para que você possa progredir.

PSC

Isso pode ocorrer de diferentes formas. Por exemplo, se você for um analista financeiro junior, pode tornar-se um analista financeiro pleno e, depois, um analista financeiro sênior, tornando-se um verdadeiro especialista no assunto. Por outro lado, em vez de especializar-se em uma função, você pode transitar pelos diferentes cargos do departamento financeiro, obter conhecimento sobre gestão de pessoas e tornar-se o coordenador do setor.

Geralmente, as organizações oferecem essas duas possibilidades: especializar-se em uma função e crescer nela ou assumir cargos de liderança. Cabe a você identificar o que faz mais sentido dentro de quem você é e do que você deseja.

Investir em iniciativas de capacitação

Nas empresas em que o plano de carreira existe, é comum existirem também os programas de desenvolvimento e capacitação de recursos humanos. Essas instituições oferecem cursos e treinamentos para a evolução do profissional, ou ao menos financiam os cursos e treinamentos que ele apresente como sendo vantajosos para o seu progresso.

Dessa forma, participe das iniciativas que a sua empresa oferecer, pois isso amplia e aprofunda as suas competências profissionais, além de ser uma clara demonstração de que você deseja crescer ali. Contudo, se a sua empresa não oferece esse tipo de programa, não tem jeito: você terá que investir na sua capacitação por conta própria.

Dentro dos seus objetivos, identifique quais iniciativas fazem mais sentido para o seu desenvolvimento: cursos técnicos, especializações, MBAs, mestrados, treinamentos práticos, cursos sobre programas de computação, aprendizado de outros idiomas etc. Pesquise sempre por instituições renomadas. Além disso, fique atento, pois há muitos cursos 100% online e gratuitos que podem fazer a diferença na sua formação!

Fazer networking e mentorias

Como citamos acima, as oportunidades não vão cair no seu colo da noite para o dia. Por isso, é importante que você faça networking, ou seja, que você conheça pessoas do ramo em que você deseja crescer e cultive um bom relacionamento com elas. Pergunte se elas têm alguma oportunidade em sua área na empresa em que trabalham e se poderiam indicá-lo para alguma vaga.

Você pode fazer networking online (pelo telefone, por e-mail e pela rede social LinkedIn), mas também é bacana participar dos eventos da sua área, conhecer pessoalmente colegas de profissão e marcar reuniões com eles. Dessas parcerias, podem surgir oportunidades de crescimento incríveis.

E já que estamos falando de pessoas, também é bacana ter mentores. Um mentor é uma pessoa mais experiente, de preferência que já tenha alcançado o objetivo que você deseja conquistar. Converse com esses profissionais experientes para saber como eles chegaram lá e o que fizeram para vencer os obstáculos. Certamente, eles terão dicas úteis para você adotar em seus caminhos.

Desenvolver as soft skills

Quando falamos em desenvolvimento profissional, geralmente pensamos em habilidades técnicas necessárias para executar bem as tarefas típicas de uma profissão. Assim, um engenheiro precisa se aprofundar em matemática, em estudos dos solos, em geometria, enfim, nos saberes técnicos. Contudo, também existem as chamadas soft skills, que são competências não relacionadas a uma profissão específica, mas associadas ao próprio comportamento humano.

Entre essas competências, podemos citar: organização, planejamento estratégico, capacidade de liderar pessoas, tomada de decisões, criatividade, bom relacionamento interpessoal, proatividade, disciplina, e por aí vai.

De acordo com o seu objetivo, é preciso evoluir também nesses aspectos. Por exemplo: se você almeja um cargo de liderança, mas tem dificuldade de comunicar-se com clareza e de dar ordens, precisa trabalhar essas questões em seu dia a dia. Não adianta ser um expert em sua área se você não conseguir se comunicar com os seus colegas ou liderados.

Não ter medo da mudança

Por fim, precisamos pontuar que desenvolvimento de carreira e comodismo não combinam. Sendo assim, se você sentir-se infeliz onde estiver ou se perceber que naquele lugar não há espaço para o seu crescimento, mude. Você não merece perder tempo e dinheiro com locais que não oferecem a você uma base mínima para o seu progresso.

Se desejar partir para uma empresa maior ou com uma cultura organizacional diferenciada, não hesite em revisar o seu currículo e participar de processos seletivos. Já se você deseja mudar de área profissional, aí o processo pode ser um pouco mais lento, mas perfeitamente possível se você se prontificar a estudar e a adquirir os conhecimentos necessários para exercer essa nova profissão.

O que não podemos fazer é temer a mudança. Permanecer na zona de conforto pode até nos dar alguma segurança, mas, se o lugar onde estamos não nos dá bases para crescer, permanecer nele tende a ser mais prejudicial do que deixar essa zona de conforto em busca de melhores oportunidades!

Agora que você já conhece a importância do desenvolvimento de carreira, responda: o que você tem feito para progredir na sua vida profissional? Como tem agido para alcançar os seus objetivos? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!