Olá querida pessoa. 

Para começar esse artigo, que vai definitivamente te ajudar a se desenvolver, eu gostaria de fazer uma pergunta poderosa e quero que você pense profundamente a seu respeito.

Como anda a sua autoestima?

E por que essa pergunta? A autoestima está ligada a visão que você possui de si mesmo. É o reconhecimento que você tem acerca de suas capacidades, habilidade e talentos. Uma visão que enaltece os seus dons físicos e intelectuais e, acima de tudo, representa em grande parte o amor que você sente sobre si mesmo.

Todas essas questões tornam a autoestima um fator imprescindível para todos aqueles que desejam crescer e se desenvolver. Quer entender o porque disso? Acompanhe-me no decorrer deste artigo.

Influência da autoestima na nossa vida

Atualmente vivemos uma realidade onde nos é exigido cada vez mais. Precisamos ser fortes, inteligentes, dedicados, comprometidos, produtivos, emocionalmente estáveis e por último, mas não menos importante, precisamos ser seres autoconfiantes.

PSC

Pretendo enfatizar sim essa esse último fator pois de que modo poderemos ser comprometidos, dedicados, produtivos e todo o restante se não tivermos claramente em nossas mentes que somos verdadeiramente capazes de fazer o que fazemos e muito mais?

E, com base nisso, de que modo poderemos empreender com sucesso? Ou sermos líderes eficientes se não acreditarmos no nosso próprio potencial realizador.

E não se engane. As consequências ligadas ao seu desempenho profissional não são as únicas que você provavelmente irá obter no decorrer de sua vida, caso não tenha desenvolvido dentro de si a autoestima.

Afinal, a autoestima é um grande obstáculo para os tudo aqui que desejamos, abrangendo também os nossos relacionamentos com quaisquer pessoas que venham a fazer parte de nossas vidas.

Um grande vazio emocional pode surgir à medida que todas as avaliações que fazemos em relação a nós mesmos são repetidamente negativas criando uma barreira enorme e que pode nos impedir de realizar os nossos sonhos, a nossa missão, o nosso propósito

Impedir que possamos viver uma vida plena e feliz.

Devemos, antes de qualquer coisa, olhar profundamente para dentro de nós mesmos e a partir disso desenvolver passo a passo a capacidade de reconhecer toda a nossa grandeza e poder.

O autoconhecimento é a verdadeira chave para quem busca viver em equilíbrio, uma vez que quando nos conhecemos mais e mais fica muito nítido enxergar e identificar todo o nosso potencial, toda a nossa beleza, promovendo assim uma expansão de consciência.

Uma expansão que irá findar-se no desenvolvimento do sentimento que muito provavelmente é o mais bonito e importante para a nossa construção como ser. O amor próprio

Amar a si mesmo é respeitar cada uma de suas emoções, cada uma de suas competências e habilidades, é entender que todos temos as nossas limitações mas a principal questão que envolve o nosso dia a dia não está ligado às coisas que acontecem conosco, àquilo que nos acomete, o foco está na medida que tomamos a partir do que acontece conosco.

E amar a si mesmo te dará a força e motivação para superar cada obstáculo, portanto, e com base em tudo isso que eu lhe disse, você conseguiu perceber como anda verdadeiramente qual é a importância da autoestima?

Então eu volto a te perguntar.

Como anda a sua autoestima?

Escala de Rosenberg

Para encontrarmos definitivamente a resposta para a pergunta que eu lhe fiz duas vezes nesse artigo é precisamos desenvolvermos dentro de nós mesmos o autoconhecimento como eu também disse acima.

É preciso que sejamos nós mesmos os capazes de entender e compreender tudo aquilo que faz de nós um ser habitante desse mundo.

Aliado a isso, existem outros métodos que podem ajudar nesse processo de autodescobrimento. Um deles é a Escala de Rosenberg, proveniente da psicologia ela é capaz, de forma rápida e confiável, avaliar o conceito que temos a respeito de nós mesmos.

Teste adaptado: Escala da Autoestima de Rosenberg

Para cada afirmação abaixo reponda com as seguintes alternativas:

Concorda Plenamente (CP), 

Concorda (C), 

Discorda Plenamente (DP), 

Discorda (D).

  1. Às vezes, acho que não sou bom. 
  2. Eu certamente me sinto inútil às vezes. 
  3. Desejo poder ter mais respeito por mim mesmo.
  4. No geral, estou satisfeito comigo mesmo.
  5. Tenho uma atitude positiva em relação a mim mesmo. 
  6. Eu sinto que não tenho muito do que me orgulhar. 
  7. Posso fazer coisas, bem como a maioria das outras pessoas.
  8. Em suma, estou inclinado a sentir que sou um fracasso.
  9. Sinto que tenho uma série de boas qualidades.
  10. Sinto que sou uma pessoa de valor, pelo menos em um plano igual com os outros.

Como calcular sua pontuação para a escala de autoestima de Rosenberg?

Para as afirmações 1, 2, 3, 6 e 8:  

CP=0 

C=1 

DP=3 

D=2

Para as afirmações 4, 5, 7, 9 e 10:  

CP= 3 

C=2 

DP=0 

D=1

PONTUAÇÃO ENTRE 16 E 30 PONTOS: Essa pontuação indica uma estima por si mesmo muito elevada, principalmente quando a pontuação se aproxima mais de 30 pontos, a pontuação máxima. Ter uma autoestima elevada significa ter mais crenças positivas sobre o seu poder de conquista e sobre sua autoimagem. Significa também ter mais recursos internos de realização. Indica uma mente disposta a internalizar mais conhecimentos, aberta ao novo. 

PONTUAÇÃO ABAIXO DE 15 PONTOS: Indica uma dificuldade em reconhecer em si mesmo pontos fortes, talentos e capacidades. Pode ser que você tenha internalizado muitas crenças negativas sobre sua própria história e sua própria identidade. Mas fique tranquilo, que reconhecer essas dificuldades é o primeiro ponto para superá-las. Basta olhar melhor para si mesmo. Se perdoar, honrar e respeitar a própria história, abraçar a sua dualidade e focar nos seus principais pontos de força – todas as pessoas têm grandes habilidades e talentos.