mae-narcisista

Os Desafios de Ter uma Mãe Narcisista e Como Superá-los

Por: José Roberto Marques | Blog | 07 de agosto de 2019

O narcisismo é uma transtorno de personalidade no qual uma pessoa tem um senso elevado de auto importância. Assim, ela se sente superior em relação aos demais e demonstra isso através de suas atitudes e palavras. No artigo de hoje falarei sobre como lidar com esse tipo de comportamento, quando quem age assim é aquela que lhe deu a vida ou lhe criou desde que se entende por gente. Ter uma mãe narcisista pode ser bastante delicado, mas é possível encontrar maneiras de ajudá-la e, ao mesmo tempo, se proteger.

Conheça primeiro a si mesmo para depois conhecer melhor o próximo!
Eu posso te ajudar, acesse meu ebook “O Poder do Autoconhecimento”!

Primeiras Considerações Sobre a Mãe Narcisista

Em primeiro lugar, é fundamental que veja a sua mãe como uma mulher, um ser humano que, como qualquer outro, tem a sua personalidade, as suas falhas e seus pontos de melhoria. Além disso, por mais que ter filhos, criá-los e amá-los seja uma missão de grande importância, é necessário pensar que ela tem também outros papéis, como ser mulher, profissional, esposa, filha e que, por isso, não se deve resumir a apenas um deles.

Enxergar aquela que lhe deu a vida ou te acolheu através da adoção como um ser humano é imprescindível para que evite se decepcionar por ela não ser perfeita, afinal, nenhum ser humano é. E, mesmo que não tenha uma mãe narcisista, procure humanizar os seus pais na sua mente, para que evite se frustrar e colocar sobre eles a responsabilidade mais cruel que existe, que é a de esperar (ou até mesmo exigir) perfeição de alguém que não tem como oferecer isso.

Por mais que lidar com o comportamento narcisista seja desafiador, o fato de olhar para a sua mãe e ver uma pessoa comum e não uma super heroína, fará com que sofra menos e possa canalizar suas energias para ajudá-la e, também, preservar o seu equilíbrio emocional. Enxergar a sua mãe como um ser humano não irá comprometer o amor que sente por ela, pelo contrário, pois irá amar quem ela é de verdade e não o que imagina ou gostaria que fosse.

Comportamentos Mais Comuns de uma Mãe Narcisista

Para entender se a sua mãe realmente é uma pessoa narcisista, é importante se manter atento em relação ao comportamento dela. A seguir, você verá as principais atitudes desse comportamento.

1 – Vive Através do Filho

Toda mãe deseja que o seu filho estude, seja bem sucedido e feliz, afinal, é natural querer o melhor para alguém que se ama tanto. Entretanto, as mães narcisistas desejam mais e estabelecem expectativas motivadas pelos seus próprios desejos. Assim, costumam impor coisas que elas gostariam de ter realizado, mas por algum motivo não puderam, como, por exemplo, a escolha de determinada profissão.

2 – Postura de Superioridade

Uma pessoa narcisista tem como uma de suas características mais marcantes o ar de superioridade. Ela realmente acredita que é melhor e mais importante do que os demais. No caso de uma mãe com esse comportamento, isso pode acabar sendo transmitido para a criança, que cresce achando que é melhor do que os outros.

3 – Gosta de Exibir Suas Qualidades

As redes sociais são um prato cheio para os narcisistas, que adoram mostrar para os seus contatos, através de fotos e textos, o quanto são felizes, inteligentes e bem sucedidas. Mas isso não se resume apenas ao âmbito virtual, pois não perdem uma oportunidade de se exibirem, principalmente em relação a bens materiais.

4 – Manipulação

A manipulação é um dos comportamentos que mais dificultam a relação com uma mãe narcisista. Geralmente, ela se utiliza da pressão emocional para convencer o filho de algo. Algumas frases comuns incluem: “larguei a minha carreira por sua causa e você não me valoriza” ou “se você não fizer o curso que escolhi, não irei mais pagar os seus estudos”.

5 – Inflexível e Facilmente Irritável

Para uma mãe narcisista é inaceitável ver que o seu filho está fazendo escolhas diferentes das que ela faria ou demonstrando ter uma personalidade contrária. Com isso, tende a se irritar e se mostrar inflexível mesmo com situações pequenas, como, por exemplo, um simples modo de agir ou pelo fato de a criança parecer mais tímida e reservada, quando ela é uma pessoa expansiva.

6 – Falta de Empatia

Uma das manifestações mais comuns do comportamento de uma mãe narcisista é a incapacidade de ter empatia pelos pensamentos e sentimentos da criança e enxergá-los como reais e importantes. Para ela, apenas as suas ideias e opiniões são importantes e cabe ao seu filho acatá-las sem questionar.

Conheça primeiro a si mesmo para depois conhecer melhor o próximo!
Eu posso te ajudar, acesse meu ebook “O Poder do Autoconhecimento”!

7 – Ciúme e Possessividade

A mãe narcisista geralmente espera que o seu filho siga os seus passos, então, vê-lo seguindo por outros caminhos pode fazer com que ela se sinta rejeitada e fique com ciúme da situação. Qualquer ato percebido de individualização, seja de escolher o próprio caminho acadêmico e profissional, fazer amigos não aprovados por ela, se dedicar às próprias prioridades, é interpretado de forma negativa e pessoal.

Como Superar os Desafios de Ter uma Mãe Narcisista?

Falei no início do artigo sobre o primeiro ponto para superar o fato de ter uma mãe narcisista, que é enxergá-la como um ser humano. Depois disso, procure tirar o foco dela e valorize outras pessoas ao seu redor, talvez seu pai, irmãos, outros familiares e amigos. Assim, irá deixar de dedicar toda a sua atenção para uma relação problemática para celebrar as outras que são positivas e equilibradas.

Um ponto fundamental é sempre se lembrar de que a forma com a qual a sua mãe age é algo que pertence a ela, e não a você. Então, sempre que ela tiver alguma atitude que lhe chatear, pense que aquilo não faz parte da sua essência e que, portanto, não precisa tomar aquilo para si.

Por fim, caso o comportamento narcisista dela comece a te prejudicar, converse com alguém da sua confiança e procure ajuda psicológica. Assim, um profissional especializado em comportamento humano poderá analisar o caso e te fornecer mecanismos para se proteger e se relacionar com a sua mãe da melhor maneira possível.

Você já tinha ouvido falar a respeito do comportamento narcisista? Já conviveu com alguém assim? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo.

 Copyright: 1059105653 – https://www.shutterstock.com/pt/g/viktorprazis

 

Deixe seu Comentário: