A depressão ansiosa é um quadro em que a pessoa é atingida por dois transtornos ao mesmo tempo: a ansiedade e a depressão. Por essa razão a pessoa que tem depressão ansiosa pode apresentar dos sintomas de ambos os distúrbios, sendo que um pode estimular a criação do outro.
Os sintomas da depressão são variados, e entre elas está uma grande tristeza, a falta de interesse, principalmente por aquilo que antes se tinha atração, mudanças e distúrbios no sono e na fome, assim como do humor. De maneira geral a vida pode perder a graça, as coisas podem parecer sem sentido ou propósito. O indivíduo torna-se extremamente pessimista, apático e sentir-se vazio e angustiado.
A ansiedade é algo normal na vida de qualquer pessoa. Quando ficamos esperando que algo vá acontecer em um futuro próximo é possível que ansiedade tome conta de nós, ficamos na expectativa daquilo que está distante, ou do que ainda não está determinado, àquilo que ainda é não está decidido. Assim mesmo algo que é bom, como um encontro com alguém que você sente afeto, por exemplo, pode desencadear em você um processo de ansiedade.
No nosso dia a dia certas situações podem nos deixar mais ansiosos que o normal, como a uma apresentação importante no trabalho ou um teste decisivo. A questão importante é a intensidade, duração e em quais momentos você se encontra ansioso. Isso é um importante fator para determinar se a ansiedade é crônica, e dessa forma um distúrbio que precisa de tratamento, ou se ela se encontra em um nível normal.
Quando a ansiedade se torna um transtorno acontecimentos e eventos normais e cotidianos passam a perturbar a pessoa em um grau diferente, e que a atrapalha imensamente, e ela não sente que é possível controlá-la por si só.
A preocupação é exagerada. O sujeito fica com medo do futuro, das possibilidades desastrosas, de cenários catastróficos. Os sintomas da ansiedade podem ser: aceleração dos batimentos cardíacos, sudorese, a respiração fica irregular, e o estresse de maneira geral passa a tomar conta de nós, ficamos nervosos e irritados.
A ansiedade, portanto, se concentra no futuro, nas preocupações excessivas e medo de algo que ainda não ocorreu. A depressão, ao contrário, é o foco no passado, naquilo que já ocorreu e não conseguimos nos perdoar, no que nos aconteceu e não podemos deixar para trás ou que simplesmente não conseguimos ressignificar. Assim aquilo que é ruim ainda nos afeta, é como se estivesse acontecendo de novo e de novo no tempo presente.
Na verdade este distúrbios significam que não estamos vivendo no tempo presente. Não conseguimos focar nossa atenção, nossos pensamentos e nossas emoções no agora. Ficamos distantes, pensando em como poderia ter sido. Por isso nos entristecemos em demasiado, ou ficamos com medo daquilo que ainda não chegou.
E apesar de parecerem essencialmente diferentes a ansiedade e a depressão têm algo em comum: o pessimismo. Por isso uma pessoa pode possivelmente enfrentar os dois problemas ao mesmo tempo, um se alimentando do outro. Eles possuem, inclusive, muitos sintomas em comum como a irritabilidade e o medo excessivo, que são percebidos de formas diferentes de acordo com cada transtorno.
O que caracteriza a depressão ansiosa é um ciclo de pensamentos negativos que vem da ansiedade e que acabam despertando também a depressão. É uma sequência viciante em que temos medo de nos sentirmos tristes, de fracassar e de sofrer, o que desperta um desconsolo descomunal que nos faz sentir ainda mais triste e assim sofremos ainda mais.
Como ficamos com medo de sentir medo permanecemos paralisados, não temos energia para enfrentar os problemas e situações, o que nos leva a permanecer neste mesmo estado de dor e aflição e inertes aos movimentos da vida.
Temos que continuamente estar em contato com nós mesmos e nossas emoções, pois somente a partir do Autoconhecimento podemos entender o que se passa em nosso interior e o motivo que nos leva a pensar e enxergar as situações, as pessoas e a nós mesmos da maneira de certa maneira. Somente por meio deste caminho, analisando a nós mesmos e nossa história, que é possível entender o estado que nos encontramos, em como melhorar aquilo que visamos que precisa ser melhorado.
Se percebe que vive no futuro e preocupado saiba que verdadeiramente, ficar sofrendo por antecipação não vai fazer com que a situação se resolva. Tudo o que você está criando são mais preocupações. Se você sofre, se sente triste, busque ver a vida com mais positividade. As situações complicadas, os problemas e os estresse fazem parte do cotidiano de todos. Mas o Sofrimento é uma escolha.
Te convido a escolher ser mais feliz hoje, olhando para tudo com mais otimismo. Se suas relações estão ruins, se seu emprego não é o melhor, se você sente que não está perto de seus sonhos: mude, persiga com afinco aquilo que deseja.
Há maneiras práticas de encontrar a felicidade e ser menos ansioso. Entretanto, se o seu caso, ou de alguém que você ama e conhece, ultrapassar o limite do normal e aceitável, ou seja, a sua ansiedade e tristeza te impedem de fazer certas coisas, paralisam sua vida, e ocupam todos os momentos do seu dia, é necessário buscar ajuda profissional.
Existem vários níveis de tristeza e ansiedade e elas vem de falhas biológicas em nossos cérebros. Dessa maneira, não temos controle sobre elas e é possível que seja necessária ajuda médica especializada. O uso é medicamentos pode ser indicado. Eles atuam de modo a suprir as deficiências neurológicas que causam os sintomas da depressão e da ansiedade.
Além disso é recomendado a terapia para o auxílio para um tratamento mais eficiente. Esta é uma etapa muito importante para compreender os motivos e àquilo que o faz se sentir da maneira que sente, entender sua história de vida, e tratar de seus traumas.
Aqui estamos tratando de distúrbios que tem sintomas ainda mais complicados, pois há a junção de dois problemas, mas nem por isso você deve perder a esperança. Busque a ajuda necessária e esteja positivo diante da possibilidade de melhora e cura. O seu esforço pessoal vai contar muito. Tenha fé e esperança para que dessa forma você possa encontrar o caminho da felicidade, paz e tranquilidade.
 
Fontes:
https://www.minhavida.com.br/saude/temas/depressao
https://www.minhavida.com.br/saude/temas/ansiedade
https://www.fasdapsicanalise.com.br/depressao-ansiosa-transtorno-une-tristeza-e-preocupacao-e-causa-mais-22-sintomas/
 
Copyright: 625917548 – https://www.shutterstock.com/pt/g/belchonock