Ser feliz. É esse o objetivo de qualquer pessoa na face da Terra. E por que, então, isso é tão complicado? Se você vasculhar pela internet, certamente encontrará milhões de artigos e mensagens sobre o tema, cada um dando o seu parecer sobre como ser feliz. A verdade, porém, é que ninguém tem essa “fórmula”, se é que ela existe.

Desde a Antiguidade, filósofos e pensadores se debruçam sobre o assunto, no sentido de descobrir o que devemos fazer para que nos sintamos verdadeiramente felizes. Neste artigo, estamos fazendo a nossa contribuição, reunindo 10 atitudes que têm tudo para ajudar você a encontrar essa tal felicidade. Preparado? Então, siga em frente e boa leitura!

1. Pare de se comparar com os outros

Cada pessoa que chega à Terra tem um corpo, uma mente, uma família, uma escolaridade, uma crença religiosa, uma cultura, um círculo de amigos, uma personalidade, uma vocação, entre outras questões. É desse somatório de características que surgem as pessoas — seres únicos, sem que haja dois iguais.

Se somos assim tão diferentes uns dos outros, é justo que nos comparemos? Cada pessoa tem as suas preferências e faz as suas escolhas com base nelas. A sua trajetória é única e, se você se sente bem nela, isso é o que importa. Permita que cada um siga o seu caminho sem estabelecer comparações.

2. Não tenha medo das mudanças

Toda mudança gera algum tipo de medo, afinal de contas, elas representam um risco: o desconhecido. No entanto, as mudanças fazem parte da vida, e precisamos delas para que possamos crescer. Um dia, você engatinhava, até que passou por uma mudança que o fez andar. Isso deu a você muito medo, mas em compensação facilitou a sua vida. Já imaginou como seria se você engatinhasse até hoje?

Portanto, entenda que existem mudanças que podem ser muito positivas e até mesmo necessárias em nossas vidas. Novos empregos, novas casas, novos amores. Esse tipo de mudança indica que nós estamos evoluindo, e que aquela antiga vida já não condiz mais com o nosso novo grau de evolução.

3. Entenda que você não pode controlar tudo

PSC

Muita gente acha que ser feliz é não ter problemas na vida. Isso não é verdade, aliás, é impossível. Mesmo a pessoa mais feliz do mundo tem problemas. Por isso, ser feliz esbarra em uma questão muito importante, que é a compreensão de que nem tudo está sob o nosso controle.

Por mais que façamos tudo aquilo que está ao nosso alcance, nem sempre as coisas saem do jeito que esperávamos. No entanto, confie no destino, pois, se o seu plano não deu certo, pode ser que outro ainda melhor se concretize. Abra mão do controle de tudo. Dê o seu melhor, mas reconheça que “a vida tem vida própria”.

4. Tenha momentos de lazer e descanso

Na atualidade, é comum que as pessoas associem a ideia de felicidade ao conforto material, à tranquilidade financeira e ao sucesso profissional. De fato, essas questões têm o seu impacto, mas a felicidade não depende apenas disso. Precisamos trabalhar, sim, mas sem que isso seja excessivo.

Há outras áreas em nossas vidas com as quais também devemos nos preocupar, de modo equilibrado. Você tem cuidado da saúde física e mental? Tem convivido bem com os seus familiares? Tem saído com os seus amigos? Tem feito as atividades de que você tanto gosta? Tem descansado adequadamente? Reflita, pois a sua felicidade também depende de tudo isso.

5. Faça do erro um amigo

Quando uma pessoa comete um erro, é natural que surja uma emoção negativa: o arrependimento. É importante sentir essa “dor”, pois ela serve de motivação para que aprendamos o jeito certo de fazer as coisas. Contudo, não puna a si mesmo nem comece a se odiar por ter errado.

O erro faz parte de qualquer processo de aprendizagem, o que, aliás, é o que ocorre na vida inteira. Por isso, em vez de se punir, analise o seu erro e entenda o que ele quer dizer a você. Cada falha representa um aprendizado em direção ao que é certo. Aprenda a reconhecer isso e lide melhor com o seu medo de errar.

6. Deixe a reclamação de lado

Na vida, como citamos, nem tudo está sob o nosso controle, de modo que, às vezes, coisas ruins acontecem. Nessas circunstâncias, não podemos modificar o que passou, mas podemos escolher como vamos reagir aos fatos: reclamando ou consertando.

Se algo deu errado, extraia o aprendizado que for possível da situação, recomponha as suas emoções e faça o que for possível para solucionar o problema. Quando começa a chover, é mais útil abrir um guarda-chuva ou reclamar com São Pedro? Faça a sua escolha!

7. Abra mão da razão de vez em quando

Você já ouviu falar naquela clássica pergunta que diz: você quer ter razão ou ser feliz? Em alguns momentos, essa escolha se faz necessária. Por exemplo: imagine que você esteja com muita vontade de ir a uma balada, mas os seus amigos preferem ir a um bar. O que causa mais felicidade: insistir que a sua ideia é a melhor e ir à balada sozinho ou ceder e aproveitar bons momentos ao lado dos seus amigos, mesmo que o lugar não seja o seu favorito?

É claro que também não podemos ceder sempre em direção ao outro, mas, de vez em quando, esse exercício é fundamental para que sejamos verdadeiramente felizes. Não podemos estar sempre certos. Aprenda que a opinião do outro também tem valor!

8. Abandone as crenças limitantes

Uma crença limitante é um pensamento que norteia a nossa vida, mesmo que nem sempre conheçamos as suas origens, e que coloca “bloqueios” em nosso caminho. Quer ver alguns exemplos? “Eu não nasci para ter sucesso”, “eu vou morrer sozinho”, “só fica rico quem é desonesto”, “eu nunca vou aprender isso”, e por aí vai.

Essas crenças podem ser resultados de traumas do passado, de ensinamentos aprendidos em família, de concepções equivocadas de amigos e colegas de trabalho e até mesmo de ideias que circulam em uma determinada nação ou cultura. Identifique as suas crenças limitantes e aprenda a desconfiar delas. Ou será que você nunca se surpreendeu ao longo da vida com as suas próprias capacidades?

9. Escolha bem as suas companhias

Como já esboçamos nos itens anteriores, a felicidade muitas vezes depende mais de com quem você está do que de onde você está. Por isso, selecione bem as suas companhias. Permaneça com quem lhe faz bem, com quem lhe dá bons conselhos, com quem faz críticas construtivas, com quem apoia os seus sonhos e, acima de tudo, com quem ama você do jeitinho que você é.

Se você sente que precisa mudar o seu jeito de ser para estar próximo de alguém, sejam amigos ou familiares, questione-se se vale a pena manter essas pessoas por perto. Devemos melhorar a cada dia, mas nunca abrir mão da nossa identidade.

10. Viva o presente

Por fim, lembre-se de viver um dia de cada vez. O passado, como o nome indica, já passou. Volte a ele apenas para tê-lo como referência e fonte de aprendizados. Quanto ao futuro, entenda que ele depende do seu presente. Portanto, antes de pensar no amanhã, preste atenção ao que você faz hoje.

A melancolia do passado e a ansiedade sobre o futuro são duas grandes inimigas da alegria. Entenda que a felicidade reside na nossa capacidade de superar o passado, viver o presente com atenção e construir um futuro cada vez melhor. Contudo, compreenda que, em se tratando de felicidade, esse conceito diz mais respeito à jornada do que à linha de chegada.

Coloque as dicas acima em prática e seja imensamente feliz! Agora, responda, querida pessoa: qual desses conselhos mais tocou o seu coração? Por quê? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além disso, que tal levar esta reflexão a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais esteja necessitado dela? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!