Dalai Lama é o nome dado a uma linhagem de líderes dentro dos costumes religiosos do budismo tibetano e significa Oceano de Sabedoria. O homem que possui esse título atualmente é o décimo quarto a ocupar o posto, tendo o assumido em 1950. É conhecido como um mensageiro da paz, alguém que consegue tocar as pessoas de todo o mundo e levar a elas palavras de humildade, paz e alegria. Continue acompanhando e saiba mais a respeito deste grande representante da fé budista.

A Vida de Dalai Lama e Suas Lições Poderosas

Nascido em 1935, em um pequeno vilarejo no Tibete, seus pais deram a ele o nome Lhamo Thondup. Sua vida, que era extremamente simples e pacata, passou por uma grande mudança quando, aos três anos de idade, foi reconhecido como a reencarnação do décimo terceiro Dalai Lama. Seguindo os costumes tibetanos, seus pais o entregaram para as autoridades, que o levaram para um mosteiro a fim de prepará-lo para assumir o posto de líder e mentor do povo no futuro.

Em 1940, com apenas cinco anos de idade, Lhamo Thondup se tornou oficialmente um líder espiritual do Tibete, recebendo um novo nome, Jamphel Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin Gyatso. Então, em 1950, assumiu o posto como Dalai Lama, tendo que enfrentar grandes desafios, como a fúria do exército chinês, que o acusava de planejar uma rebelião para conseguir a independência do Tibete.

Dalai Lama sempre negou essas acusações, e até hoje afirma que o seu objetivo é conseguir a autonomia do seu país, para que possa transformá-lo em uma zona de paz. Inclusive, o seu maior diferencial é o fato de que luta para que isso aconteça sempre de forma pacífica, pois, para ele, o caminho da não-violência é irrevogável. Por conta de sua postura e ensinamentos, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz no ano de 1989.

10 Mensagens de Dalai Lama e Seus Significados Poderosos

Depois de conhecer um pouco mais sobre a trajetória deste grande homem, confira dez mensagens de Dalai Lama que trazem lições poderosas de compaixão, paz e amor.

1 – “A compaixão não é um tema apenas religioso, pois também é uma questão de sobrevivência humana.”

Ser compassivo para com os outros é mais do que uma obrigação religiosa, e sim uma questão humana. Quando nos compadecemos uns com os outros nos tornamos muito mais fortes. Portanto, observe ao seu redor e ajude aqueles que estiverem precisando do seu apoio.

2 – “Minha religião é a simplicidade. Não há a necessidade de templos suntuosos ou de uma filosofia complicada. A nossa mente e o nosso coração são o templo, e a bondade a nossa filosofia.”

PSC

Ter uma prática religiosa é algo bastante positivo e que certamente faz muito bem para um indivíduo. Contudo, é fundamental que se tenha como filosofia fazer o bem, sempre e em todo o lugar. Praticar atos de bondade faz bem tanto para que o recebe quanto para quem o realiza.

3 – “A felicidade não vem pronta, é construída através de nossas próprias ações.”

Ser feliz é uma questão de escolha e é necessário ir em busca daquilo que irá te ajudar a alcançá-la. Portanto, dê sempre o seu melhor para realizar os seus sonhos, trate a todos com respeito e faça o bem, porque assim estará se aproximando cada vez mais da sua felicidade.

4 – “Se puder, ajude os outros. Se não puder fazer nada, pelo menos não os prejudique.”

Jamais desperdice o seu tempo e as suas energias prejudicando alguém, se não puder ou não quiser ajudar, apenas afaste-se. Lembre-se de que tudo o que faz encontra uma forma de voltar para você, por isso concentre-se apenas em fazer o bem.

5 – “Quando você perder, não perca a lição que essa experiência irá trazer.”

Cometer erros faz parte do processo de desenvolvimento humano e acontece com todos. Nesse sentido, prefira olhar para a experiência e para o aprendizado que está ganhando ao invés de manter o foco naquilo que perdeu.

6 – “Quando se está descontente, você sempre quer mais e mais. Quando você pratica a gratidão e o contentamento se dá conta de que tem tudo o que precisa.”

Se lamentar por aquilo que não tem é uma atitude vazia porque apenas serve para que sofra mais. Por outro lado, ser grato fará com que experimente uma grande sensação de contentamento e passe a valorizar tudo aquilo que já possui.

7 – “Quando nos deparamos com um problema, podemos reagir de duas maneiras – perder a esperança ou usar o desafio para encontrar nossa força interior.”

Todos os seres humanos possuem uma grande força interior para superar qualquer tipo de desafio. Contudo, para ter acesso a ela, é necessário manter a esperança e acreditar que será capaz de vencer todas as batalhas que surgirem pelo caminho.

8 – “Como ser humano, é normal sentir raiva. Mas assim como ela vem, deve ir embora, porque atrai coisas negativas e gera mais preocupação.”

Sentir raiva é perfeitamente normal e faz parte da condição humana, mas o que diferencia um sábio de um tolo é a forma com a qual se lida com essa emoção. Quando isso acontecer contigo, olhe para ela e entenda a sua origem, para que identifique o que pode fazer para resolver aquela situação. Então, liberte-se da raiva e abra espaço para o amor e a sabedoria.

9 – “Velhos amigos se vão, novos amigos aparecem. É a mesma coisa que acontece com os dias. Um velho dia passa, um novo dia chega, o importante é torná-los significativos.”

A vida é cíclica, situações e pessoas vêm e vão, mas isso não significa que elas não sejam importantes. Então, ao invés de se lamentar por algo ou alguém que se foi, prefira agradecer por ter vivido essa experiência.

10 – “A melhor maneira de resolver qualquer problema no mundo é fazendo com que todos os lados se sentem e conversem.”

Por fim, a última mensagem de Dalai Lama que gostaria de compartilhar fala sobre a importância do diálogo. Para ele, que é um grande defensor da não-violência, dialogar é a melhor maneira de se chegar ao entendimento.

A trajetória e as mensagens de Dalai Lama são verdadeiramente inspiradoras e devem ser sempre passadas para a frente. Por isso, compartilhe este artigo com os seus amigos, para que mais pessoas aprendam suas lições poderosas de amor e de paz.

 

Copyright: 503428498 – https://www.shutterstock.com/pt/g/nadezda%20murmakova