Ter amigos é algo bastante saudável e importante para o desenvolvimento do ser humano. Faz com que se torne natural conviver com as diferenças, aumentando a empatia e gerando bem-estar físico e mental. Continue acompanhando e saiba mais sobre a relevância de cultivar amizades, bem como expandir o seu círculo social. Investir um pouco do seu tempo nos seus relacionamentos com amigos certamente te trará muitos benefícios ao longo da vida.

Construa relações cada vez melhores e mais saudáveis!
Acesse meu desafio “Detox da Mente”. Viva mais leve!

Benefícios de ter amigos e dicas para ter bons momentos ao lado deles

As vantagens de cultivar amizades não são apenas sentimentais. A seguir você verá benefícios cientificamente comprovados que os amigos podem trazer para a vida de quem está aberto a eles, além de dicas para potencializar os bons momentos ao lado desses seres de luz, mesmo com uma rotina atribulada.

1 – Amigos aumentam o otimismo cotidiano

De acordo com um estudo realizado em conjunto pelas Universidades da Califórnia e de Harvard, nos Estados Unidos, a felicidade é contagiante. Então, quem passa mais momentos alegres com seus amigos tende a se sentir mais feliz por consequência. A estimativa é de que o nível de felicidade aumente em até 60%, aliás, é como um efeito dominó, que vai crescendo conforme mais pessoas entram na equação.

Dica: esteja aberto para conhecer os amigos dos seus amigos e estabelecer uma convivência saudável com eles também. Quanto mais pessoas com boa disposição para encarar a vida incluímos em nosso cotidiano, mais estamos abertos a potencializar a nossa própria felicidade.

2 – Redução do risco de doenças

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, detectou que indivíduos solitários tinham uma saúde mais frágil no decorrer da vida, bem como apresentavam mais episódios de noites mal dormidas e complicações resultantes do estresse. A solidão, de acordo com outro estudo norte-americano publicado no Journal of the American Medical Association, potencializa o risco de desenvolver doença de Alzheimer.

PSC

Dica: você é do tipo de pessoa que só diz não para os convites dos seus amigos para sair? Tente se esforçar para dizer sim mais vezes, pois esses são os momentos em que os vínculos são realmente firmados. A construção de relacionamentos sólidos é essencial para se sentir mais forte e menos solitário diante dos problemas cotidianos.

3 – Faz bem para o coração

Os amigos fazem bem para o coração também no sentido literal e não apenas de modo figurado. Essa conclusão é de um estudo que foi realizado durante uma década pela Universidade Columbia, nos Estados Unidos. A pesquisa concluiu que pessoas que estão felizes na maior parte do tempo têm menos chances de se tornarem depressivas, além de terem o risco de infarto e outras doenças cardíacas reduzido.

Dica: procure reforçar seus vínculos de amizade com pessoas que te fazem sentir bem consigo mesmo e que proporcionam momentos de felicidade. Mas, lembre-se de ser uma boa companhia quando seus amigos estiverem passando por momentos delicados também. Você pode se tornar o motivo da alegria e da melhora da vida de outra pessoa, e isso é motivo de grande satisfação.

4 – Amigos potencializam a longevidade

Um estudo realizado pela Brigham Young University durante sete anos e meio, nos Estados Unidos, concluiu que indivíduos que têm amigos melhoram suas chances de viver mais em 50%. Pessoas que não têm muitas interações sociais ao longo da vida podem ter sua saúde prejudicada da mesma maneira que aquelas que sofrem com doenças causadas pelo tabagismo e álcool.

Dica: aproveite a proximidade que as redes sociais e aplicativos propiciam para manter contato com quem está fisicamente longe e se mantenha a par de tudo o que acontece com seus amigos. O foco nas tarefas cotidianas não deve ser usado como desculpa para não desenvolver um ambiente de confiança e intimidade com as pessoas que você escolheu para fazerem parte da sua vida.

5 – Compartilhamento verdadeiro de sentimentos

Um dos grandes benefícios que a amizade traz para a vida de alguém é a possibilidade de poder compartilhar de verdade seus sentimentos, sejam eles bons ou ruins. Em um ambiente familiar, muitas vezes essa relação não se estabelece de maneira tão aberta porque as posições de cada um estão marcadas desde sempre, pai, mãe, filho. Já entre amigos você está entre iguais e, aos poucos, vai construindo uma relação profunda de cumplicidade.

Dica: aprenda a confiar nos seus amigos, é claro que é importante ir com calma quando o assunto é contar segredos comprometedores, mas não fique fechado em uma bolha para sempre. Dê pequenos passos e, pouco a pouco, construa laços de confianças com os seus amigos. Afinal de contas, outras pessoas podem te ajudar a ter novos pontos de vista a respeito das mais variadas situações.

6 – Amizade é essencial para as relações amorosas

Casais que cultivam a amizade em seus relacionamentos tendem a permanecer mais tempo juntos, essa afirmação pode até parecer óbvia, contudo, foi a base de um estudo realizado por um psicólogo na Universidade de Washington, nos Estados Unidos. Os resultados impressionaram pelo dado de que, para 70% dos homens participantes, a paixão e o sexo são motivados a partir da criação de amizade e para as mulheres a porcentagem foi ainda maior.

Dica: busque ter mais momentos de cumplicidade com o seu par no dia a dia, fomentando o estabelecimento de uma amizade além da relação amorosa. Assim, mais do que marido e mulher, namorado e namorada, serão parceiros e cúmplices um do outro.

Descubra como anda o grau de felicidade em seus relacionamentos!
Acesse gratuitamente nosso Teste ” O Termômetro da Felicidade”!

7 – Mantenha laços de amizade também no trabalho

Quando se fala em amizade, muitos logo associam aos amigos que se tem desde a infância, na vizinhança e daí por diante. E manter esses laços também entre colegas de trabalho pode trazer inúmeros benefícios, tanto para o ambiente corporativo, que se torna mais harmônico, quanto para o seu desempenho profissional.

Dica: você não precisa forçar situações para se tornar o melhor amigo dos seus colegas de trabalho. Concentre-se em manter uma postura amigável e aberta e, então, as coisas acontecerão naturalmente.

Gostou de saber mais sobre como os amigos podem influenciar positivamente na sua vida? Aproveite para deixar o seu comentário abaixo contando como as suas amizades contribuem para a sua felicidade.

 

Copyright:  549118006 – https://www.shutterstock.com/pt/g/dragana+zivkovic