Você convive ou já conviveu com uma pessoa que parece ter o coração de gelo, porque não demonstra os seus sentimentos? Saiba que se trata de um comportamento bastante comum e que, na maioria dos casos, é usado como defesa para ocultar uma grande fragilidade. Chega a ser paradoxal alguém se passar por forte para esconder suas fraquezas, não é mesmo? Porém, o ser humano, por si só, pode ser extremamente paradoxal e é nessa complexidade que está sua beleza e grandiosidade.

De qualquer maneira, é fato que lidar com os chamados corações de gelo é um tanto quanto delicado, afinal, as relações humanas se baseiam no compartilhamento de sentimentos. Assim, se relacionar com alguém que não se doa faz parecer que a balança está desequilibrada. E a melhor maneira de resolver isso é buscando entender as razões pelas quais o outro age dessa forma, e, então, através da empatia, acolhê-lo e mostrar que não há razões para se esconder.

Torne a melhor versão de si mesmo com ajuda do Coaching!
Clique e acesse um presente maravilhoso que preparei para você!

Principais Características das Pessoas Que Têm Coração de Gelo

Antes de qualquer coisa, é necessário buscar entender o comportamento dessa pessoa, para identificar as atitudes que demonstram essa ausência de sentimentos. Lembrando que não existe um padrão comportamental, já que cada indivíduo reage de maneira diferente. Contudo, na maioria dos casos, suas atitudes expressam os pontos a seguir.

  • Parecem estar sempre alheios ao que acontece;
  • Demonstram superioridade, como se nada os abalasse;
  • Criticam pessoas que demonstram o que sentem, demonstrando que acham isso bobagem;
  • Desconfiam das boas intenções de outras pessoas;
  • Costumam ficar isolados, evitando a companhia de terceiros.

É importante deixar claro que nem sempre uma pessoa que não demonstra verbalmente os seus sentimentos é fria. Muitas vezes, ela apenas tem maneiras diferentes de mostrar que gosta e se preocupa com alguém. Inclusive, existe um livro fantástico chamado “As 5 Linguagens do Amor”, sobre o qual já falei em outro artigo, que nos ajuda muito a conhecer essas outras formas de comunicar sentimentos. É o tipo de leitura que transforma relacionamentos e evita uma série de mal entendidos.

7 Atitudes Poderosas Para Lidar Com Pessoas Frias

Depois de identificar se a pessoa em questão é realmente fria, chega o momento de saber como lidar com ela. Confira, a seguir, sete atitudes que você deve ter para ajudá-la e ajudar a si mesmo.

1 – Proteger-se

PSC

Antes de qualquer coisa, é preciso que você se proteja, para evitar que acabe se magoando pela falta de sentimentos da outra parte. Isso é ainda mais importante em relacionamentos amorosos, em que a aproximação é maior. Considere que aquela é uma característica da outra pessoa, que se manifesta quando ela age com todos e não apenas com você, logo, não se trata de algo pessoal. Para se conscientizar em relação a isso, basta observá-la e irá perceber que ela age assim sempre e que não há nenhum problema especificamente contigo.

2 – Perdoar

Enxergar que não se trata de algo pessoal, também irá te ajudar a perdoar coisas que possam ter acontecido e que tenham te magoado. Talvez um aniversário seu em que o outro não deu os parabéns, uma conquista que ele não demonstrou sentir orgulho e assim por diante. Guardar esses ressentimentos apenas fará mal para você e poderá te levar a agir de modo negativo em relação à pessoa fria, reforçando aquele comportamento dela. Por isso, para o bem de todos, perdoe e liberte-se de tudo aquilo que não agrega.

3 – Ser Empático

Quando o comportamento de uma pessoa lhe parece injustificável, o melhor a fazer é se colocar no lugar dela e tentar entender o que se passa em sua mente. Assim, poderá chegar à conclusão de que não é por mal que ela está agindo dessa ou daquela maneira, e sim por ter uma grande ferida emocional que possui. A empatia é extremamente poderosa porque recarrega a paciência e a tolerância, permitindo que olhe para o outro com compaixão e sem julgamentos.

4 – Conversar

O diálogo sempre será uma ferramenta fantástica para promover o entendimento entre duas pessoas e nesta situação não é diferente. Nesse sentido, buscar conversar mais com a pessoa certamente ajudará a aproximar vocês. No início, é natural que ela fale pouco, mas insista, mostre que tem interesse em ouvi-la, saber o que está pensando e sentindo, mesmo que o assunto em questão não tenha nada a ver com vocês, porque isso irá ajudar a criar conexão. Tenha em mente que cada conversa será um passo de aproximação.

5 – Ser Exemplo

Perceba que muitas fazer desejamos que outras pessoas façam algo, mas não tomamos nenhuma atitude. É o típico comportamento de alguém que diz que seu par não lhe dá atenção, mas que também não se mostra atencioso. Então, experimente começar a mudança que deseja ver no outro em si mesmo, demonstrando o seu carinho e consideração, mesmo que não receba nada em troca. Aos poucos, esse exemplo poderá ser absorvido pelo outro e, aos poucos, seu coração de gelo irá derreter.

Torne a melhor versão de si mesmo com ajuda do Coaching!
Clique e acesse um presente maravilhoso que preparei para você!

6 – Perceber os Sentimentos nas Atitudes

Assim como falei anteriormente, quando citei o livro “As 5 Linguagens do Amor”, é fundamental considerar que cada indivíduo tem a sua forma de demonstrar amor. Assim, enquanto alguns preferem falar, outros se sentem melhor passando tempo juntos, realizando tarefas para aqueles que gostam, através do toque, dando presentes. Comece a olhar além das aparências, pois pode ser que os sentimentos estejam sendo demonstrados de maneiras diferentes.

7 – Tenha Paciência

Pode ser que essa pessoa tenha passado a vida escondendo os seus sentimentos, então, é importante que tenha a consciência de que irá levar um tempo para que ela se transforme. Portanto, tenha paciência e evite agir pensando nos resultados. Demonstre seu carinho e consideração porque realmente sente isso, sem esperar nada em troca. Isso fará bem a você também, porque te ajudará a reduzir expectativas e viver de modo mais leve.

Apenas tome cuidado para não se sobrecarregar demais, principalmente se for um relacionamento amoroso. Se perceber que a relação está te fazendo mal e que não está conseguindo lidar com a frieza da outra pessoa, pense na possibilidade de cada um seguir o seu caminho. Afinal, cuidar de quem se ama é importante, mas zelar pelo seu bem-estar emocional é fundamental.

Tem alguma experiência com pessoas que demonstram ter o coração de gelo que gostaria de compartilhar? Deixe o seu comentário abaixo!

Copyright: 1239898864 – https://www.shutterstock.com/pt/g/augusta16