constelacao-sistemica-fenomenologicas

Constelações Sistêmicas Fenomenológicas

Por: José Roberto Marques | Blog | 28 de novembro de 2018

As Constelações Sistêmicas Fenomenológicas são uma forma de acessarmos um universo de fenômenos que nossa mente consciente (Self 1) é incapaz de compreender. No processo de Constelações Sistêmicas Fenomenológicas, o constelador não deve criar ou se apegar a modelos pré-estruturados de intervenções, pois muitas vezes a solução para um tipo de sintoma ou problema, poderá variar de pessoa para pessoa, ainda que os sintomas em um primeiro momento pareçam ser os mesmos. O Constelador deve tratar cada caso como único, buscando assumir uma postura neutra, de imparcialidade.

Nas Constelações Sistêmicas Fenomenológicas, a postura de imparcialidade funciona como o principal meio de estar disponível para identificar e reconhecer os movimentos e tendências espontâneas do sistema durante o processo. Essa postura acaba sendo fundamental para que o sistema seja devidamente respeitado em sua sabedoria e equilíbrio.

Ainda sobre as Constelações Sistêmicas Fenomenológicas, podemos afirmar que, constituem uma abordagem sistematizada a partir de diversos métodos de intervenção terapêutica familiar. Essa abordagem familiar, busca analisar conflitos, solucionar, ressignificar ou até mesmo eliminar dores, ressentimentos, mágoas e questões mal resolvidas que possam estar impactando negativamente nossas vidas.

Esse tipo de Constelação, busca apresentar para o constelado, uma nova visão, uma nova percepção da realidade que ele toma como única e absoluta. Sendo assim, nem sempre é possível prever o tempo de duração de uma intervenção nesse estilo.

Sendo assim, podemos concluir que a imparcialidade e a postura de estar disponível para o que acontecer, colocando-se à serviço das informações que são reveladas pela movimentação espontânea dos representantes, é fundamental para que o constelador mantenha-se focado no processo e consiga auxiliar o constelado em seu processo de ressignificação e libertação de seus problemas e conflitos.

Deixe seu Comentário: