As Constelações Sistêmicas Estruturais ou Construtivas tratam-se de um novo modelo de intervenção construtivista, mais simples e racional, que se originou a partir da abordagem fenomenológica. Diferentemente da abordagem fenomenológica, essa abordagem construtivista, por ser estruturada, pode ser ensinada.

Quando falamos em Constelações é importante compreendermos que alguns padrões de problemas e conflitos não acontecem apenas no âmbito pessoal ou familiar. Ela também acontece em empresas, comunidades, grupos de amigos, grupos étnicos, etc. Grupos organizacionais por exemplo, seguem determinadas normas que se forem quebradas, ou violadas, podem gerar conflitos. Empresas são produtos da mente humana, e por essa razão, podem ser consteladas.

As Constelações Familiares, acabam utilizando diferentes tipos de abordagem para auxiliar a movimentação dos representantes dentro do campo de energia onde acontece a Constelação (campo quântico). A abordagem fenomenológica (mais profunda) e as abordagens estruturais (ou construtivas), que incluem técnicas de Hipnose, Programação Neurolinguística e Terapias Focadas em Soluções, são as mais utilizadas por mim nos cursos e formações do Instituto Brasileiro de Coaching.