Criada pelo grande pensador norte americano Ken Wilber, a Psicologia Integral tem como principal objetivo englobar todos os aspectos de um ser humano, incluindo o corpo, a mente, a alma e o espírito. Assim, se utiliza de diversos tipos de abordagens e teorias para promover o desenvolvimento e a consciência, o que é bastante interessante se formos pensar que todos os indivíduos são únicos e, por isso, têm necessidades e visões diferentes uns dos outros.

O Que é Psicologia Integral?

Há alguns anos, uma pessoa nascida em determinada parte do mundo passaria toda a sua vida seguindo uma mesma cultura. Atualmente, com o avanço tecnológico e a globalização, podemos dizer que temos muito mais acesso a informações do que se tinha anteriormente. A mobilidade nos permite conhecer novos lugares, costumes, crenças e conhecimentos pessoalmente e a internet vai além e nos conecta com tudo isso sem termos que sair do lugar.

Isso é fantástico e permite que todo o conhecimento humano, de maneira bastante abrangente, possa ser utilizado em prol do autoconhecimento e, consequentemente, do desenvolvimento pessoal, psicológico e social. E é exatamente nisso que a Psicologia Integral se baseia, nessa forma holística de enxergar cada pessoa e o universo, integrando desde a sabedoria de povos antigos até chegar no âmbito da ciência. Seus benefícios podem incluir o desenvolvimento pessoal, aumento da criatividade, expansão da consciência, conexão espiritual, equilíbrio emocional, entre outros.

Trata-se de uma meta-teoria, porque foi criada tendo outras teorias como base, com o objetivo de integrá-las. A principal intenção de Ken Wilber era reunir o conhecimento oriental, que é mais voltado para o lado espiritual, com o ocidental, que tem um maior foco na ciência. Então, ele mapeou todo o conhecimento atual, contemplando de Platão a Darwin, de Buda a Einstein, entre outros grandes nomes, e organizou-o em um modelo que chamou de Teoria Integral.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

AQAL – O Mapa das Visões de Mundo

Para organizar essa grande variedade de conhecimento, foi criado um mapa, chamado AQAL, que contempla os cinco fatores essenciais para a evolução humana. Para Ari Raynsford, um estudioso brasileiro conhecido por suas pesquisas relacionadas à meta-teoria de Ken Wilber, este mapa é um verdadeiro GPS dos seres humanos, possibilitando que cada faceta seja desvendada.

PSC

Os fatores que formam o AQAL, que é o mapa das visões de mundo, são:

Quadrantes: engloba as quatro formas com a qual uma pessoa pode enxergar a realidade, que são: subjetiva (relacionada ao sujeito), objetiva (relacionada ao objeto), intersubjetiva (entre mais de um sujeito) e interobjetiva (entre mais de um objeto).

Níveis de Consciência: estruturas que possuem diferentes graus de complexidade e que fazem parte do processo evolutivo dos indivíduos e das sociedades.

Linhas de Desenvolvimento: áreas que podem ser desenvolvidas de maneira diferente por cada pessoa. Um fator bastante importante e que precisa ser considerado ao se realizar julgamentos e fazer escolhas.

Estados de Consciência: são as condições que cada pessoa experimenta em diferentes tipos de situações. Outro fator que também deve ser considerado ao agir, para que um estado de estresse ou raiva, por exemplo, não prejudique as ações realizadas pelo indivíduo.

Tipos: refere-se às características individuais de cada ser humano, como, por exemplo, as suas habilidades, os seus valores e as suas aspirações. É enxergar cada pessoa como uma peça única de um quebra-cabeça e saber que não se deve tentar colocá-la em um espaço em que não há encaixe.

Ao considerar todos os itens desse mapa, você conseguirá ver a si mesmo e o mundo ao seu redor de forma muito mais abrangente e eficaz. Então, ao se conhecer, se entender e fizer o mesmo em relação ao universo, poderá atingir um nível de desenvolvimento extraordinário.

Os 3 Princípios da Psicologia Integral

Dentro da Teoria Integral, da qual faz parte da Psicologia Integral, Ken Wilber desenvolveu três princípios que considera básicos, que são a não-exclusão, o envolvimento e a atuação. Entenda melhor o que significam e a máxima na qual cada um deles se baseia.

1 – Não-exclusão

É baseado na máxima de que todos estão certos e considera que cada indivíduo tem a sua verdade e o seu julgamento. Em uma discussão, por exemplo, cada lado possui a sua razão e está defendendo-a porque tem os seus motivos para acreditar naquilo. Um exemplo bastante interessante envolve dois ícones da história da humanidade, que são Freud, o pai da psicanálise, e Buda, líder espiritual e fundador do budismo.

Enquanto o primeiro afirmava que deveríamos fortalecer o nosso ego para sermos felizes, o segundo dizia que devemos suprimi-lo. Ao analisar essas duas afirmações, que são bastante contraditórias à primeira vista, Ken Wilber chegou à conclusão de que todas estão certas dentro daquilo que Buda e Freud acreditavam e pregavam. E, apesar de parecer estranho, é possível integrá-las para encontrar o melhor caminho a seguir.

2 – Envolvimento e Inclusão

Se o princípio anterior se baseia no fato de que todos estão certos, aqui a máxima considerada é que uns estão mais certos do que outros. Ainda de acordo com o exemplo que citei, da comparação entre as afirmações de Freud de Buda, uma pode se mostrar um pouco mais adequada do que a outra, dependendo da intenção que se tem ao analisá-las e do contexto.

3 – Atuação e Ação

A prática é fundamental para o entendimento, principalmente se houverem dois paradigmas envolvidos. Então, baseado nisso, o terceiro princípio da Psicologia Integral é: se deseja saber isso, faça aquilo.

A Importância de Buscar o Conhecimento de Forma Integral

Como se pode ver, a Psicologia Integral é um tema extremamente rico, que pode parecer complexo em um primeiro momento, principalmente por conta de sua abrangência, mas que certamente irá te ajudar a se entender e a compreender o mundo de maneira mais completa. Portanto, sempre que se deparar com um assunto que pareça complicado, permita-se conhecer, pesquisar, questionar, porque é assim que irá ampliar os seus conhecimentos e se desenvolver.

Espero que tenha gostado de saber mais a respeito dos estudos de Ken Wilber e que este artigo te inspire a buscar maiores informações sobre um tema tão interessante e relevante. Aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais e passar a informação adiante!

 

Copyright: 1059449495 – https://www.shutterstock.com/pt/g/seventyfour