Se deseja se tornar um líder de sucesso e inspirar pessoas em vez de fazer com que elas sintam medo de você, precisa colocar em prática alguns passos. Diferentemente de cargos de chefia, que são concedidos, a liderança envolve conquistar a confiança das pessoas e ser eleito por elas para assumir esse posto tão importante. Continue a leitura e descubra o que precisa fazer para chegar lá.

10 Passos para se tornar um líder de sucesso e inspirar pessoas

A liderança não está ligada a um cargo de chefia, ela precisa ser desenvolvida, conquistada. Por mais que existam pessoas que demonstram já possuir muitas características de um líder, sempre dá para melhorar alguns pontos. Além disso, liderar envolve merecer a confiança de uma equipe, o que é conquistado ao longo do tempo. Veja, a seguir, dez passos para se tornar um líder de sucesso.

1 – Lidere através do exemplo

A velha máxima do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” deve ser completamente abolida da sua vida se deseja ser um líder de sucesso, pois o exemplo é a maior ferramenta de liderança que existe. A sua postura irá inspirar os seus liderados, portanto, comporte-se da forma com a qual deseja que eles se comportem. Se quer pontualidade, seja pontual, honestidade, seja honesto, dedicação, seja dedicado, isso fará toda a diferença no desempenho do grupo.

2 – Seja responsável por sua equipe

O líder é o representante da sua equipe perante os gestores, assim, quando algo dá errado, deve assumir sua responsabilidade em vez de terceirizá-la. Por mais que as atitudes de terceiros possam ter gerado o problema, faz parte da liderança supervisionar e orientar. Dessa maneira, irá mostrar aos liderados que é digno da confiança e do respeito deles.

3 – Compartilhe o sucesso

Não existe nada mais desanimador em uma empresa do que os funcionários se dedicarem a um objetivo e o chefe receber todos os créditos sozinho. Com líderes isso não acontece, pois sabem reconhecer o esforço de todos, compartilhando a glória. Afinal de contas, um não consegue sem o outro, o líder precisa realizar um bom trabalho, mas o esforço das pessoas também conta, é disso que um verdadeiro time é formado.

4 – Invista em uma comunicação assertiva

A comunicação é uma habilidade crucial para realizar um bom trabalho de liderança. Entretanto, é preciso ter a consciência de que, para se comunicar bem, não basta falar com clareza, é preciso ouvir as pessoas com atenção, porque apenas assim poderão se entender e se conectar, ser assertivo. Quanto mais abertura seus colaboradores tiverem para falar contigo, melhores serão os resultados que irão alcançar juntos.

5 – Conecte-se com os membros da equipe

PSC

Para que um líder realize um bom trabalho, deve se conectar com os membros de sua equipe. Lembrando que é importante ter cuidado para não ultrapassar os limites saudáveis e se tornar amigo íntimo deles, pois isso pode acabar atrapalhando o laço de respeito que deve haver entre líderes e liderados. Porém, nada impede que construam uma relação amistosa, descontraída e de parceria, isso ajudará a manter o ambiente leve.

6 – Incentive o crescimento dos seus liderados

Quanto mais seus colaboradores se desenvolverem, melhor exercerão suas funções, por isso, incentive e celebre o crescimento da equipe. Interceda por eles junto à gestão para conseguir oportunidades de capacitação, os incentive em seu desenvolvimento pessoal, mostre que se importa verdadeiramente e torce pelo sucesso de cada um. Assim, se sentirão acolhidos e motivados a continuarem se dedicando aos objetivos da organização.

7 – Mantenha uma atitude positiva

A atitude do líder pode contagiar ou contaminar todas as pessoas ao redor. Em vez de contaminá-las com pessimismo e medo, escolha contagiá-las com otimismo e energia. Prefira sempre focar em soluções em vez de lamentar os problemas, seja uma companhia agradável, evite se zangar por coisas pequenas, seja compreensivo com erros quando perceber que não foram fruto de desleixo. Atitudes como essas ajudam a manter o clima amigável e harmonioso.

8 – Conquiste o respeito das pessoas

Por mais que seja natural que as pessoas se sintam obrigadas a respeitar o chefe, faça por merecer e conquiste o respeito delas, para que essa seja uma escolha e não uma obrigação. Para isso, busque sempre agir com honestidade e lealdade, respeitando a todos, é a sua postura que irá mostrar a elas que é digno de respeito. Afinal, trata-se de uma via de mão dupla, se você deseja respeito deve respeitar em primeiro lugar.

9 – Defina metas claras e alcançáveis

Todo mundo precisa de um direcionamento para seguir, parar mirar naquele objetivo e se dedicar para alcançá-lo. Entretanto, é preciso que essas metas sejam passadas com clareza e que sejam alcançáveis. Isso não significa que elas precisem ser fáceis demais, dá para ousar, inclusive, desafios costumam ser bastante motivadores para equipes fortes, desde que seja possível alcançá-los.

10 – Dê feedbacks sobre o desempenho de cada um

Os liderados precisam estar sempre conscientes sobre o que o líder acha do seu desempenho e os feedbacks servem exatamente para isso, para mostrar o que vai bem, o que pode melhorar e o que deve ser descartado. Contudo, é preciso ter cuidado para que a conversa não seja feita de forma negativa, desestimulando o colaborador.

Uma técnica bastante simples e eficaz de fazer isso sem desestimular a pessoa tem um nome inusitado, é o feedback sanduíche. Consiste em iniciar a conversa com um reforço positivo, seguir com o que precisa ser melhorado e finalizar com mais um elogio. Assim, o profissional sai da reunião se sentindo valorizado e motivado a aperfeiçoar a questão apontada pelo líder.

Lembre-se de que se tornar um bom líder leva tempo. Embora algumas pessoas naturalmente tenham habilidades importante para uma liderança eficaz, trata-se de algo que qualquer um pode aprender e melhorar. Portanto, seja paciente, pois com muito trabalho, dedicação e planejamento estratégico, você conseguirá conduzir sua equipe ao caminho do sucesso.

Deixe seu comentário abaixo com outras atitudes que ache fundamentais para um bom líder e aproveite para compartilhar o artigo em suas redes sociais!