A prática da meditação não é uma novidade. Ela surgiu em civilizações orientais há milhares de anos, inicialmente como uma prática religiosa. Hoje em dia, porém, meditar é algo praticado em quase todos os lugares do mundo, independentemente de questões culturais ou de crenças pessoais.

Os benefícios da meditação, como a concentração e a redução da ansiedade, têm sido bastante atraentes para pessoas de todas as idades. Aliás, você sabia que até mesmo as crianças podem se beneficiar das técnicas meditativas?

Neste artigo, você compreenderá melhor o funcionamento da meditação para crianças e quais são as suas vantagens.

Afinal, o que é meditar?

Muita gente pensa que meditar é relaxar, cochilar ou esvaziar completamente a mente sem que nenhum pensamento surja. Bem, se você pensa dessa forma, é bom rever seus conceitos. É impossível que a mente humana fique completamente vazia, sem nenhuma ideia. Portanto, meditar não é simplesmente não fazer nada.

A meditação consiste em observar seus pensamentos sem se apegar a eles e canalizá-los para um único foco de atenção. Esse foco pode ser um objeto, um mantra, uma música, um aroma, uma história, uma paisagem, o corpo da pessoa ou até mesmo sua própria respiração.

No dia a dia, temos um milhão de tarefas e preocupações. Por conta disso, especialmente diante de um estilo de vida extremamente agitado, a mente funciona num modo acelerado, quase sempre tendo que resolver mais de uma questão ao mesmo tempo.

PSC

Em longo prazo, o resultado desse padrão não é novidade: casos de depressão, estresse, ansiedade e dificuldade de concentração e aprendizado sendo diagnosticados com cada vez mais frequência.

Ao meditar, porém, a pessoa canaliza toda a potência de sua mente sobre um único aspecto, reduzindo a quantidade e a velocidade de seus pensamentos. Quando praticada com frequência, a meditação oferece diversos benefícios, sobretudo a tranquilidade, a redução do estresse e a concentração para as tarefas do cotidiano.

Criança não tem problema. Será?

Ao ler os benefícios da meditação, fica bem claro que ela é uma prática poderosa e transformadora para a vida de qualquer adulto. Mas e quanto às crianças?

Existe uma crença bastante comum na sociedade de que as crianças não têm problemas, devem apenas brincar e se divertir. Sem nada para prevenir ou remediar, estimular a meditação durante a infância não faz muito sentido, certo?

Errado. Os problemas citados acima – depressão, ansiedade e estresse – têm sido identificados cada vez mais cedo. Apesar dessa ideia de que na infância tudo são flores, a verdade é que os pequenos também enfrentam desafios.

As crianças sofrem quando veem problemas familiares, quando são vítimas do bullying, quando têm atividades em excesso e quando são cobradas por bons resultados na escola.

A competição por um futuro próspero começa desde cedo. Além da escola regular, que já representa um desafio importante, as crianças muitas vezes precisam dar conta de inglês, judô, ballet, natação, futebol, e por aí vai.

Para muitas delas, falta tempo para brincar e, quando ele surge, frequentemente é preenchido por televisão, videogames, tablets e smartphones. Esse excesso de estímulos desde a infância tem produzido uma geração de crianças ansiosas, tristes, agressivas, com problemas de relacionamento com o outro e com dificuldade de concentração.

Benefícios da meditação para crianças

Em meio a tantos desafios, a meditação para crianças oferece muitos benefícios aos pequenos. A prática permite que a criança desenvolva-se emocionalmente para amenizar os efeitos desses problemas e conseguir lidar melhor com eles. Confira:

  1. Equilíbrio emocional

A meditação na infância ajuda a criança a diminuir o ritmo acelerado de seu estilo de vida e, consequentemente, de sua mente. A prática produz calma, relaxamento, tranquilidade e sensação de bem-estar.

Dessa forma, o estresse, a ansiedade e a agressividade são consideravelmente reduzidos, melhorando o comportamento e o humor da criança. Assim, ela aprenderá a lidar melhor com sentimentos – como frustração, raiva e medo – e, consequentemente, conseguirá relacionar-se melhor com amigos, colegas, professores e familiares.

  1. Sono tranquilo

Por conta do estilo de vida agitado da atualidade, nem sempre as crianças têm conseguido dormir pelo tempo necessário para que consigam desenvolver-se com saúde física e mental. Quando conseguem, nem sempre esse sono é relaxante e reparador.

Como se sabe, os pequenos têm necessidades de sono maiores do que os adultos e precisam de um lugar calmo e tranquilo, com horários definidos para descansar. A televisão, o excesso de atividades e o uso constante de equipamentos eletrônicos estão entre os vilões do sono infantil. Por isso, cabe aos pais controlar essas atividades.

Além disso, a meditação ajuda a criança a diminuir o ritmo de seus pensamentos e a encontrar um momento de mais serenidade e tranquilidade, sem estresse e agitação. Isso permite que ela adormeça com mais facilidade e tenha um sono revigorante para um novo dia.

  1. Autoconhecimento

Segundo especialistas em meditação, o excesso de estímulos na vida das crianças faz com que elas façam muitas coisas, mas sem atenção plena naquilo que fazem. Em um padrão mental muito acelerado, os pequenos rapidamente entram num universo de competição e ansiedade para dar conta de tudo que precisam, desconectando-se de si mesmas.

A meditação, em contrapartida, é uma atividade que desacelera a mente da criança, permitindo que ela relaxe e aproveite esse momento que é só dela. Sem estímulos externos, a criança respira atentamente, conecta-se consigo mesma, restabelece seu equilíbrio e compreende melhor seus pensamentos e sentimentos.

  1. Concentração na escola

Há casos de turmas escolares que, por meio da meditação, conseguiram reduzir a agitação e agressividade dos pequenos uns com os outros. Além disso, a prática antes das aulas ajuda as crianças a concentrarem-se melhor e por mais tempo nas aulas, amenizando as distrações e melhorando o aprendizado.

Outro importante benefício é que a meditação regular ameniza os sintomas de TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.

Técnicas de meditação na infância

Se viver é um desafio para qualquer adulto, imagine para uma criança, não é mesmo? A meditação é uma ferramenta que ajuda as pessoas de qualquer faixa etária, mas, no caso das crianças, a prática precisa de adaptações.

Apenas sentar-se e respirar profundamente não vai ser uma atividade muito atrativa para a criança. A meditação para os pequenos precisa de um universo mais lúdico, que estimule a sua imaginação enquanto promove relaxamento.

Por isso, a meditação infantil é feita com sons relaxantes e histórias que conversem com os pensamentos e emoções da criança, facilitando a visualização mental da narrativa. Se a criança ainda não conseguir prestar atenção numa história do começo ao fim, há outras técnicas que podem ser utilizadas:

  • Passear no parque e observar a natureza;
  • Observar os animais (peixes num aquário, por exemplo);
  • Pintar desenhos;
  • Observar a barriga enquanto respira etc.

O importante é que a atividade escolhida seja relaxante e, ao mesmo tempo, seja atrativa para a criança. Nada deve ser forçado, e o pequeno deve sentir-se à vontade durante essa prática meditativa.

Além disso, os adultos também precisam ter paciência. Dificilmente a criança vai ficar quieta e parada por longos períodos. A natureza infantil é curiosa e vai procurar alguma distração. Por isso, se a meditação for atrativa, lúdica e criativa, as distrações ocorrerão com menor frequencia.

Pode ser um tempinho curto, mas que pode ser bastante proveitoso, desde que não seja uma imposição. Se a criança sentir-se forçada, ela ficará mais agitada, ao invés de relaxar.

Conclusão

Como é possível perceber, as vantagens da meditação aplicam-se tanto aos adultos quanto às crianças. No entanto, a prática da meditação infantil precisa ser lúdica para que a criança queira participar e se concentrar na atividade escolhida. É preciso respeitar o nível de maturidade do pequeno, sem que nada lhe seja imposto.

As técnicas oferecem, desde cedo, uma vida de mais tranquilidade e equilíbrio emocional, com menos estresse e ansiedade.

Se você gostou das dicas acima, não se esqueça de deixar seu comentário e também de compartilhá-las com quem mais possa se beneficiar deste conteúdo.