perdao

Conheça a Oração do Perdão

Por: José Roberto Marques | Blog

Já falei em diversos artigos aqui em meu blog a respeito da importância do perdão, uma atitude que tem o poder de libertar uma pessoa das dores do passado e abrir espaço para novas e positivas emoções. As mágoas e outros sentimentos ruins apenas fazem mal para quem os sente, e, por isso, eliminá-las é essencial para viver em paz e se sentir bem consigo mesmo. Convido você a conhecer a Oração do Perdão e conferir dicas poderosas para aprender a perdoar e desapegar do que já passou.

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!
Conheça mais sobre essa metodologia, acesse “Tudo Sobre Coaching”!

A Importância de Ressignificar Para Perdoar

Quando alguém faz algo que te magoa, seu coração é preenchido pela dor da decepção. Esse sofrimento é natural e deve ser sentido e respeitado, porque é um processo importante para que consiga assimilar o que aconteceu. Entretanto, alimentar mágoas e mantê-las mesmo com o passar do tempo é uma atitude altamente nociva e que deve ser evitada.

Perdoar não significa, necessariamente, que voltará a ter o mesmo tipo de relacionamento com quem te magoou, mas sim que irá deixar de nutrir emoções ruins em relação a essa pessoa. O perdão é, portanto, uma forma de libertação daquele sentimento nocivo que te une a um momento de sua vida que não te deixa seguir adiante.

É necessário ressaltar que nem sempre o indivíduo que causou algum tipo de sofrimento a você teve essa intenção. Ao partir desse pressuposto, se torna possível enxergar além e dar um novo significado para o ocorrido. Isso implica em deixar de ver tudo sempre por um viés ruim e negativo, pois, nem sempre, aquele amigo que te decepcionou, por exemplo, tinha isso como intento.

A ressignificação permite que se adote uma nova visão a respeito das coisas, para que tenha a oportunidade de encontrar, mesmo em uma experiência negativa, um aspecto que te leve a reconhecer o lado humano do outro, suas limitações e pontos de melhoria, bem como de você crescer.

Conheça a Oração do Perdão

Uma forma bastante interessante de conseguir perdoar é através da oração do perdão. Uma prece que não tem ligação com nenhum tipo de crença religiosa e envolve mentalizar o que aconteceu para que essa experiência possa ser superada e o seu agente causador perdoado.

Pode ser mentalizada durante um processo de meditação, em um momento de tranquilidade e concentração antes de dormir ou mesmo de encontrar com alguém que lhe traga alguma lembrança de dor ou mágoa, para que absorva todas as palavras no decorrer da noite de sono e possa estar melhor.

Para se preparar, escolha uma postura em que se sinta confortável e elimine qualquer tipo de distração, como celular, televisão ou a interferência de outras pessoas. Faça desse instante só seu, para que consiga se conectar com o seu eu interior e atinja o seu objetivo de superar algo que esteja te causando sofrimento. Sinta a sua respiração e, quando se sentir preparado, mentalize aquele que deseja perdoar repetindo as seguintes palavras.

“De todo o meu coração, eu te perdoo e peço para que, por favor, me perdoe também. Hoje sei que meus sentimentos são minha responsabilidade e devo assumir o controle sobre eles para buscar a minha felicidade. Por isso, perdoo os erros que cometeu e sei que, de alguma forma, eles me ensinaram lições importantes. Estou libertando o meu coração de todas as mágoas que alimentei em relação a você e espero que consiga fazer o mesmo. Vou dar o meu melhor para começar a lidar de forma positiva com tudo o que não sou capaz de mudar, e começo te perdoando. A partir deste momento eu te liberto dos sentimentos ruins que te prendiam em meu coração e desejo que sejamos felizes.”

Você é feliz?

Repita essa oração diariamente, até que perceba que realmente conseguiu superar o que aconteceu e se sinta pronto para seguir em frente. Faça isso de coração, por você e por aquele que possa estar sofrendo por saber que foi ofendido ou porque te magoou. Se libertar dos ressentimentos irá permitir que esse ciclo de dor seja fechado para que um momento mais positivo possa começar. Exercite a Oração do Perdão e liberte-se e, ainda que aos poucos, permita que sua vida siga em frente sem mais mágoas.

Dicas Poderosas Para Aprender a Perdoar

Aproveite para conferir dicas poderosas que vão te ajudar a desapegar das mágoas e da dor e, assim, possa exercer o perdão de forma intensa e verdadeira.

1 – Tenha o Real Desejo de Perdoar

O perdão apenas se torna possível quando existe um desejo genuíno por trás dele. Aquele ato geralmente aprendido na infância, muitas vezes forçado, de desculpar o colega que te empurrou, nada tem a ver com perdoar. O perdão vai além das palavras e envolve realmente sentir que aquela situação deixou de te afetar. Por isso, antes de seguir qualquer uma das dicas a seguir ou mentalizar a oração, sinta que está verdadeiramente pronto para dar esse passo.

2 – Perdoe a Si Mesmo

Mesmo que a atitude que te magoou tenha vindo de outro indivíduo, também é importante se perdoar, afinal é bastante comum que as pessoas se culpem por terem se deixado enganar. Nesse sentido, é necessário que tenha a consciência de que você agiu com o seu coração e que, por mais que tenha aprendido com o que aconteceu, continue confiando naqueles que ama e agindo da forma que acredita ser a correta, pois ninguém perde por ser bom.

3 – Sinta Empatia Por Quem Te Magoou

A empatia é um sentimento maravilhoso que consegue eliminar os julgamentos da nossa mente. Isso porque quando julgamos nos colocamos como superiores, então, a empatia entra em cena e nos permite experimentar a dor do outro. Nesse sentido, ser empático em relação a aquele que te magoou irá permitir que entenda a sua humanidade e perceba que você também está suscetível a errar e se arrepender.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

4 – Assuma Sua Responsabilidade

Por mais que o outro possa ter agido de uma forma moralmente errada, a atitude dele teve o impacto que você permitiu que tivesse nos seus sentimentos. Em muitos casos, houve um excesso de expectativas, que fizeram com que a decepção ganhasse uma proporção muito maior. Refletir a respeito disso irá te ajudar a lidar melhor com suas emoções e consiga evitar uma série de mágoas no futuro.

5 – Reconheça as Suas Emoções

Por fim, a última dica é a de que reflita a respeito de suas emoções, para que possa reconhecê-las e, assim, se conhecer melhor. Entenda a razão que levou a situação em questão a te magoar tanto. Através do autoconhecimento conseguirá descobrir o que precisa ser trabalhado em seu interior para superar esse ressentimento, tirar lições positivas dele e continuar caminhando.

A oração do perdão pode ser o início de uma profunda transformação na sua maneira de lidar com as mágoas que mantém em seu coração. Permita-se ressignificar os seus sentimentos em relação às situações delicadas que viveu e liberte-se da dor e do sofrimento. Escolha ser feliz!

Copyright: 1008546292 – https://www.shutterstock.com/pt/g/es5669

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: