Na correria do dia a dia, é difícil separar um momento, ainda que breve, para conectar-se consigo mesmo, meditar, refletir com calma e apaziguar o excesso de pensamentos e sentimentos.

O Ho’oponopono é uma técnica maravilhosa para quem deseja esse momento de desligar-se do mundo externo. Ele promove uma limpeza mental e espiritual para a superação de dificuldades vivenciadas no passado.

Essa palavrinha difícil de escrever e de pronunciar esconde muitos benefícios. Neste artigo, você compreenderá melhor em que consiste essa técnica e como ela pode transformar positivamente as vidas dos seus praticantes. Vamos lá?

O que é e como surgiu o Ho’oponopono?

Ho’oponopono é uma antiga técnica havaiana, compreendida como uma prática de perdão e de gratidão. No idioma local, “ho’o” significa “causa” e “ponopono” significa “perfeição”. Assim, Ho’oponopono tem o significado de “corrigir um erro”.

Ao longo da vida, passamos por diversas situações difíceis que podem desencadear sentimentos negativos. Mágoas, arrependimentos e a dificuldade em perdoar os erros dos outros e de nós mesmos estão entre esses sentimentos.

Quando essas emoções negativas estão mal resolvidas, ou seja, não foram completamente superadas, continuamos carregando essa carga negativa conosco. Isso nos impede de “abrir espaço” para que energias positivas entrem em nossas vidas e abram novos e melhores caminhos.

PSC

O Ho’oponopono é uma técnica não-religiosa bastante simples que tem o objetivo de promover essa superação da negatividade do passado. É superando essas memórias, muitas vezes desagradáveis, que abrimos espaço para o novo.

Como o Ho’oponopono é praticado?

A técnica do Ho’oponopono tem como premissa a ideia de que aquilo que acontece conosco não é tão importante quanto o que nós fazemos sobre aquilo que aconteceu. Essa ideia surge porque cada um de nós é único e possui seus próprios pensamentos e sentimentos, que nunca são iguais aos de outras pessoas.

Dessa diversidade de formas de enxergar o mundo, surgem os conflitos. Por isso, o principal objetivo do Ho’oponopono é encontrar o perdão – ao próximo que nos feriu e a nós quando cometemos erros e prejudicamos a nós mesmos.

Se a mente constrói problemas, ela também é capaz de resolvê-los, superá-los e aprender com eles para que não se repitam futuramente e para que sejamos capazes de prosseguir na jornada do desenvolvimento pessoal.

O Ho’oponopono tradicional consiste em sentar-se num lugar calmo e tranquilo, da maneira que for mais confortável. Com os olhos fechados, a pessoa deve mentalizar 4 frases – que podem ser inclusive repetidas em voz alta. A repetição das frases deve ser feita quantas vezes a pessoa julgar necessárias. É essa repetição que libertará a pessoa de seus traumas passados para que assuma o controle de sua vida.

Cada uma das quatro frases possui um significado e uma energia próprios para encontrar a solução para seus problemas e viver com mais tranquilidade. Elas são:

  1. “Sinto muito”

A primeira frase representa o arrependimento. Por meio dela, a pessoa reconhece que cometeu um erro em relação a outra pessoa ou em relação a si mesma. Esse reconhecimento não é punitivo, já que o erro, ainda que indesejado, faz parte da vida. É um exercício de humildade, pois a identificação do problema e o ato de assumir a responsabilidade sobre seus atos são os primeiros passos para encontrar a solução.

  1. “Me perdoe”

A segunda frase representa o perdão. Por meio dela, pedimos perdão ao outro e a nós mesmos pelo erro que foi cometido. O perdão é a energia que nos livra das culpas e nos absolve de forma generosa. Perdoar pode não ser sinônimo de esquecer, mas é um gesto que representa a intenção verdadeira de superar o erro, compreendê-lo como parte da vida, aprender com ele e seguir em frente.

  1. “Eu te amo”

A terceira frase representa o amor. Por meio dela, toda a energia negativa que estava na pessoa começa a transformar-se numa energia positiva, de abertura a novos e mais nobres sentimentos. A frase “eu te amo” refere-se tanto ao amor sentido pelo outro quanto ao amor-próprio, constituindo uma conexão profunda com o próximo, mas também uma demonstração de autoestima.

  1. “Sou grato”

A quarta e última frase representa a gratidão. Por meio dela, a pessoa agradece pela experiência que teve – não pelo erro em si, mas por ter sido capaz de extrair dele aprendizados para que não se repita. O indivíduo agradece pela capacidade de superar as adversidades passadas, podendo seguir em frente com mais leveza, confiança e um bom relacionamento consigo mesmo e com o outro.

Quais benefícios o Ho’oponopono proporciona?

A prática do Ho’oponopono oferece benefícios a todas as áreas da vida. Entre eles, pode-se citar:

  1. Neutralização de memórias negativas

Você já percebeu que quando nos lembramos de algum momento negativo, é quase como se as sensações ruins sentidas naquele momento voltassem, ainda que em menor intensidade? Isso acontece porque as memórias não carregam apenas fatos, mas também a energia e as emoções desse acontecimento.

O Ho’oponopono permite que essas memórias, muitas vezes traumatizantes, sejam superadas, promovendo uma limpeza mental de todos esses sofrimentos e desconfortos.

  1. Autorresponsabilidade

A autorresponsabilidade consiste em assumir a responsabilidade sobre seus atos e sobre sua vida. A princípio, isso pode parecer um fardo, mas, na verdade, a autorresponsabilidade é um pilar da independência e da superação das dificuldades. Nunca nos libertaremos verdadeiramente do sofrimento enquanto ficarmos culpando terceiros pelos momentos difíceis que vivemos.

É assim que tomamos o controle da própria vida, abandonando a posição de vítimas e assumindo a posição de autores proativos de nosso próprio destino.

  1. Equilíbrio emocional

Traumas não superados criam bloqueios mentais que se manifestam em: medos, raiva, tristeza, mágoas e, em alguns casos, doenças. Como o Ho’oponopono ajuda a pessoa a superar esses traumas, todos esses bloqueios são superados igualmente.

A técnica permite que a pessoa concentre-se em si mesma, relaxe, adquira maior consciência e paz interior. A pessoa sente que não está eternamente conectada aos momentos difíceis que viveu, mas quebra essas correntes mentais, libertando-se para uma vida de mais plenitude e felicidade, com calma e serenidade. Mesmo que novos problemas surjam, ela será capaz de superá-los novamente, sem desequilibrar suas emoções.

  1. Melhores relações

Quando o indivíduo possui equilíbrio emocional e assume a responsabilidade sobre seus atos, ele é capaz de construir relacionamentos muito mais saudáveis. O Ho’oponopono torna as pessoas mais humildes e também capazes de reconhecer seus erros, perdoar a si mesmas e ao outro e seguir em frente, sem mágoas.

A pessoa entenderá que não se deve culpar o outro pelos problemas que surgem, mas assumir também sua parcela de culpa. Com humildade e cooperação, os conflitos são mais facilmente solucionados.

Comece a praticar

A meditação Ho’oponopono é bastante simples. Não está associada a nenhuma religião e não exige materiais ou ambientes específicos para ser praticada. Basta que você encontre um lugar tranquilo, sente-se e repita, mentalmente ou em voz alta, as quatro frases.

Esse processo proporcionará a você uma sensação de paz e tranquilidade, pois as energias negativas acumuladas começarão a ser liberadas, abrindo espaço para que um fluxo de positividade tome conta de você.

Preparação

Para praticar o Ho’oponopono, você não precisa de nenhum material ou vestes específicas. Apenas certifique-se de estar confortável. Num lugar calmo e tranquilo, sente-se, de preferência com as pernas cruzadas. Feche os olhos, alinhe a coluna e respire pausadamente.

Preste atenção nos movimentos de seu corpo durante a respiração. Inspire profundamente e faça as expirações mais prolongadas.

Traga sua consciência para o momento presente, deixando todas as preocupações com o futuro e ruminações do passado de lado. Agora, o momento é de superar a negatividade. Feche os olhos e mentalize uma energia de muita positividade.

Ho’oponopono é uma técnica milenar de cura, que promove uma vibração energética muito elevada, que “limpa” a energia negativa dos problemas passados e permite que situações mais felizes sejam atraídas para sua vida.

As quatro frases

Você deverá agora mentalizar com muita atenção e bons sentimentos as quatro frases do Ho’oponopono. Pronuncie-as com clareza, em voz alta. A repetição das frases elevará sua frequência vibracional e promoverá a cura em seu ser. As frases são:

“Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato.”

Cada uma dessas frases é repetida algumas vezes durante a meditação Ho’oponopono, e elas possuem uma energia própria de cura e libertação. Por meio delas, admitimos nossos erros, manifestamos humildade e arrependimento, renovamos o amor e demonstramos a gratidão pela superação das adversidades.

Meditação Ho’oponopono completa

Divino Criador, Pai, Mãe, Filho — todos em um.

Se eu, minha família, meus parentes e antepassados ofendemos Sua família, parentes e antepassados em pensamentos, palavras, fatos ou ações; desde o início de nossa criação até o presente, nós pedimos o Seu perdão. Deixe que isto se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura luz. E assim é.

Para limpar o meu subconsciente de toda a carga emocional armazenada nele, digo uma e outra vez durante o meu dia as palavras-chave do Ho’oponopono:

“Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato.”

Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra e com quem tenho dívidas pendentes. Por esse instante e em seu tempo, por tudo o que não me agrada na minha vida presente.

“Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato.”

Eu libero todos aqueles de quem eu acredito estar recebendo danos e maus tratos porque simplesmente me devolvem o que eu fiz a eles antes, em alguma vida passada.

“Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato.”

Ainda que me seja difícil perdoar alguém, sou eu quem pede perdão a esse alguém agora, por este instante, em todo o tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente.

“Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato.”

Por este espaço sagrado que habito dia a dia e com o qual não me sinto confortável.

“Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato.”

Pelas difíceis relações das quais guardo somente lembranças ruins.

“Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato.”

Por tudo o que não me agrada na minha vida presente, na minha vida passada, no meu trabalho e no que está ao meu redor, Divindade, limpa em mim o que está contribuindo com minha escassez.

“Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato.”

Se meu corpo físico experimenta ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor, pronuncio e penso: Minhas memórias, eu te amo! Estou agradecido pela oportunidade de libertar vocês e a mim.

“Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato.”

Neste momento, afirmo que te amo. Penso na minha saúde emocional e na de todos os meus seres amados. Te amo. Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade e sem medo, reconheço as minhas memórias aqui neste momento. Sinto muito. Te amo.

Minha contribuição para a cura da Terra: Amada Mãe Terra, que é quem Eu Sou.

Se eu, a minha família, os meus parentes e antepassados te maltratamos com pensamentos, palavras, fatos e ações; desde o inicio de nossa criação até o presente, eu peço o Teu perdão. Deixe que isso se limpe e purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas, transmute estas energias indesejáveis em pura luz. E assim é.

Para concluir, digo que esta meditação é minha porta, minha contribuição à tua saúde emocional, que é a mesma minha. Então, esteja bem. E na medida em que você vai se curando eu te digo que:

Eu sinto muito pelas memórias de dor que compartilho com você. Peço-te perdão por unir meu caminho ao seu para a cura. Agradeço-te por estar aqui para mim. E te amo por ser quem você é.

Faça do Ho’oponopono um hábito

A meditação Ho’oponopono proporcionará a você uma sensação de paz e harmonia, uma vez que todos os sentimentos negativos do passado começarão a ser libertados, permitindo que uma renovada corrente de positividade tome conta de seu ser.

Agora que você já conhece os benefícios do Ho’oponopono e sabe toda a meditação, que tal começar a praticá-la? Deixe suas opiniões sobre a técnica nos comentários abaixo. Por fim, não se esqueça de levar este conteúdo transformador aos seus amigos e familiares, compartilhando este artigo por meio de suas redes sociais.