conheca-empreendedor-social

Conheça o Empreendedor Serial e saiba o que precisa para se tornar um

Por: José Roberto Marques | Blog

Você já ouviu falar sobre o perfil de empreendedor serial e qual é o seu foco? Geralmente, quando falamos sobre empreendedorismo pensamos em indivíduos que têm uma ideia de negócio e se colocam à frente da gestão do mesmo. No caso dos empreendedores em série, as coisas acontecem de maneira um pouco diferente, o foco desses profissionais é desenvolver ideias de negócios inovadores, mas não administrá-los.

A parte central do seu trabalho é observar as tendências de mercado e criar novas ideias de negócios a partir delas. Para alguns empreendedores não é instigante se manter preso a uma ideia permanentemente e nem há grande interesse por assumir atividades gerenciais do dia a dia. Continue lendo para entender um pouco melhor esse perfil empreendedor e como se tornar um empreendedor serial.

O que é um Empreendedor Serial?

Basicamente, o empreendedor serial é um profissional focado em criar novos modelos de negócios, mas sem a pretensão de gerenciá-los. Sua função é apenas a de desenvolver a ideia a partir de uma análise de mercado e do seu “feeling”, esse profissional precisa ter muita criatividade sem deixar de considerar questões técnicas.

Ressalto que não se trata de um trabalho desenvolvido de maneira solta, o empreendedor serial precisa estudar todo o contexto do segmento para o qual está desenvolvendo um novo negócio. O empreendimento precisa atender às necessidades do presente e do futuro dos consumidores, aproveitando oportunidades não identificadas por outros empresários.

Para atuar como empreendedor serial é crucial amar empreender e ter uma boa rede de contatos. Também é necessário ter desejo constante de se desafiar para estar sempre trabalhando em uma ideia nova para impactar o mercado. Quanto mais complicado se mostra um cenário de desenvolvimento de um empreendimento, mais esse empreendedor se sente instigado.

Perfil para ser um empreendedor serial

Antes de apresentar dicas de como se tornar um empreendedor serial, recomendo que você considere se tem perfil para assumir essa função. O cerne da atividade não é gerenciar uma empresa, mas sim estar constantemente criando novos modelos de negócios. Isso significa não se apegar demasiadamente a nenhum dos negócios desenvolvidos e estar com a cabeça trabalhando em várias ideias ao mesmo tempo.

O empreendedor serial também deve estar emocional e financeiramente preparado para alguns fracassos ao longo do caminho. Trabalhar com a constante criação de novos negócios pode levar a sucessos estrondosos, porém, também a grandes erros. Se você tem paixão por empreender e vontade de impactar o mercado com ideias diferentes, então pode considerar se tornar um empreendedor serial.

Dicas para se tornar um empreendedor serial

Confira, a seguir, algumas de como se tornar um empreendedor serial e começar a fazer com que suas ideias rodem no mercado.

Você é feliz?

Desenvolva seu instinto de empreendedor

Quem já tem um negócio está com meio caminho andado, no entanto, é preciso trabalhar para aprimorar seu instinto de empreendedor. Isso significa se dedicar às questões do empreendimento, mas não deixar de manter aguçada sua visão de potenciais oportunidades. Sabe quando você vai a um restaurante e percebe que o sistema de cobrança é muito lento e pouco eficiente?

Um empreendedor serial aproveita essa experiência para considerar ideias para melhorar o que não está sendo bem executado. As experiências pessoais se tornam momentos em que é possível ter novas ideias para potenciais empreendimentos inovadores. Mantenha um caderninho ou tenha um app de bloco de notas para anotar suas ideias. Lembre-se de que também é importante ampliar sua mente para outros horizontes, como leitura ou assistir séries, por exemplo.

Estude, estude e estude o mercado

O empreendedor serial não é uma fábrica de ideias criativas, ele deve ser um desenvolvedor de projetos embasados nas necessidades reais do mercado. Óbvio que ideias criativas são importantes, mas se não tiverem uma forte conexão com as demandas dos consumidores, não adiantarão de nada. Para tornar seus projetos mais factíveis é fundamental manter-se bem informado a respeito de economia, política, tendências de consumo e até redes sociais.

Observar como as pessoas que você conhece se relacionam com as ferramentas das redes sociais pode te ajudar a entender que tipo de abordagens de negócios podem funcionar junto a elas. Não menospreze conhecimentos considerados menos relevantes, todo conhecimento que te ajuda a compor o quadro de consumo conta.

Tenha um bom networking

Mais uma vez, digo que o empreendedor serial não está em busca de criar uma empresa para gerenciar, então, ele precisará de alguém para fazê-lo. Além disso, para tirar qualquer ideia do papel é preciso contar com um ou mais investidores que acreditem no projeto. Para encontrar as pessoas certas para essas funções, recomendo que o empreendedor serial tenha uma ampla rede de contato, ou seja, faça networking.

O desenvolvedor de ideias deve frequentar festas e eventos de empreendedorismo, assim como feiras. Nessas situações, além de fazer contatos iniciais com pessoas que podem vir a se tornar essenciais para seus projetos, pode aproveitar para aprender mais sobre o setor em que deseja se inserir. Aprender a ler as habilidades das pessoas é relevante para ter sempre os melhores indivíduos ao seu lado na construção de projetos.

Com essas dicas você pode dar início às suas atividades como empreendedor serial e ajudar a consolidar muitas ideias inovadoras no mercado!

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: