O EFT, Emotional Freedom Techniques, é uma técnica de libertação emocional que também é conhecida como acupuntura sem agulhas. Seu principal objetivo é ajudar uma pessoa a eliminar emoções negativas, comportamentos prejudiciais, crenças limitantes e, até mesmo, desconfortos físicos. A comparação com a acupuntura se dá por conta do uso dos meridianos, ou pontos de energia, do corpo, que são os mesmos. Para saber mais a respeito do assunto é só continuar acompanhando o artigo.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

O Que é o EFT e Como é Realizado?

Como disse anteriormente, o EFT é comparado com a acupuntura por se utilizar dos mesmos meridianos do corpo, com a diferença de que não são usadas agulhas e sim as pontas dos dedos. Então, para realizar a técnica é necessário conhecer esses pontos e dar leves batidas sobre eles com os dedos. Por não exigir o uso de nenhuma ferramenta específica, é possível fazer esse processo em qualquer lugar, basta que tenha um pouco de privacidade e tranquilidade para se concentrar.

A origem do EFT vem de 1980, através do psicólogo Roger Callahan, que estava tratando uma paciente que possuía uma fobia extrema de água. Por conta do pavor que sentia, Mary não conseguia ir à praia ou à piscina, pois esses locais lhe causavam um medo paralisante. Durante o tratamento, Callahan a levou até a sua casa, para tentar incentivá-la a se familiarizar com a piscina, até que ela começou a se sentir uma grande dor no estômago.

Nesse momento, o psicólogo teve a ideia de bater com os dedos no meridiano localizado na área do estômago e, então, a paciente se surpreendeu, relatando que havia sentido um grande alívio. A partir desse episódio, Roger Callahan começou a pesquisar mais sobre o poder do toque nos meridianos, até que chegou na técnica que hoje é conhecida como TFT, Terapia do Campo do Pensamento. Então, Gary Craig, que é especialista em neurolinguística, utilizou esses estudos como base e desenvolveu o EFT, que ajuda pessoas em todo o mundo a se libertarem de emoções ruins.

Os Passos Para Realizar o EFT – Emotional Freedom Techniques

Confira, a seguir, os passos necessários para realizar o EFT. São ações bem simples mas que, se realizadas da maneira correta, poderão te ajudar a obter grandes benefícios.

1 – Conecte-se Com o Que Deseja Eliminar

PSC

O primeiro passo consiste em pensar naquilo que deseja eliminar da sua vida, algo que esteja te incomodando e te fazendo mal. Pode ser uma mágoa, uma emoção ou mesmo um desconforto que esteja sentindo e que não saiba exatamente o que é. É preciso manter o foco em uma coisa de cada vez, para que ela possa ser trabalhada com eficácia. Feche os olhos e se permita sentir o que deseja dissolver.

2 – Toque nos Meridianos

Enquanto pensa naquilo que deseja eliminar, vá tocando os meridianos do corpo, que são os pontos energéticos. Esses toques são leves batidinhas que se deve dar com as pontas dos quatro dedos, que são o indicador, o médio, o anelar e o mínimo. Veja quais são eles e seus significados.

https://conexaocoach.com.br/wp-content/themes/margareth/images/perfil/novoeft-pontos.jpg

1 – Parte de baixo das mãos, o chamado ponto karatê;

2 – Topo da cabeça – o toque sobre ele ajuda a clarear a mente;

3 – Início da sobrancelha – tem relação com o medo;

4 – Lateral da face, ao lado do olho – relacionado à raiva;

5 – Abaixo do olho, onde é possível sentir o osso – trabalha fobias e ansiedade;

6 – Abaixo do nariz e acima da boca – ponto do equilíbrio;

7 – Entre o queixo e a boca – ligado à problemas de autoestima e traumas;

8 – Na escápula, região também conhecida como saboneteira – ajuda a tratar a insegurança;

9 – Lateral do tronco, na altura do peito – está relacionado à preocupação.

Para realizar o EFT não há a necessidade de saber o significado de cada um dos pontos, por isso os citei apenas a título de curiosidade. É importante que procure fazer o seu melhor, mas que, ao mesmo tempo, se desapegue de tentar atingir a perfeição em relação à quantidade de batidas com os dedos ou o exato ponto a ser tocado. Uma das principais característica do EFT é ser uma prática também instintiva, então é fundamental que se permita começar sem julgamentos e vá aprimorando a técnica com o passar do tempo.

3 – Repita as Frases

Enquanto toca os meridianos, é necessário repetir frases relacionadas com a emoção ou sensação que deseja dissolver e eliminar. Se estiver angustiado, por exemplo, se conecte com isso e repita “essa angústia que eu estou sentindo”; “eu estou sentindo essa angústia”. Adapte a frase de acordo com o que estiver sentindo, lembrando que é importante vivenciar essas palavras na essência e não apenas repeti-las mecanicamente.

Outra forma ainda mais profunda de dizer essas frases é transformando-as em questionamentos, pois quanto mais foco, mais benefícios poderá ter. Diga para si mesmo que aceita essa angústia e, então, se questione, para que entenda o que motivou essa sensação. Essas repetições podem ser feitas verbal ou mentalmente, mas vale ressaltar que os resultados costumam ser muito mais satisfatórios quando as frases são ditas em voz alta. Se preferir, feche os olhos, para que se concentre e se entregue completamente ao processo.

4 – Atente-se aos Pensamentos Que Virão

Após combinar a repetição das frases ou questionamentos com os toques nos meridianos do corpo, é natural que surjam ideias em sua mente que te ajudarão a resolver os problemas que estão te afligindo. Então, é fundamental que se mantenha atento a isso, mesmo após finalizar a prática, para que saiba usar esses insights ao seu favor.

Você é uma pessoa feliz? Quer uma ajuda pra descobrir?
Acesse nosso Termômetro e descubra como anda sua Felicidade!

5 – Avalie os Resultados

Ao finalizar a prática do EFT, chega o momento de avaliar os resultados e verificar o quanto a técnica te ajudou a entender e a dissolver a emoção que estava te incomodando. Para isso, você pode atribuir uma nota de zero a dez, mas não se preocupe em definir um número exato e perfeito. Como disse anteriormente, esse é um método extremamente intuitivo, então permita que a sua mente fique livre para realizar essa mensuração, lembrando sempre que a intenção é a libertação.

Você já conhecia o EFT? Deixe o seu comentário abaixo contando o que achou a respeito da técnica.

 

Copyright:  1064438666 – https://www.shutterstock.com/pt/g/hafakot