Você já deve ter notado que, para poder se manter no mercado, seja do ponto de vista empresarial ou profissional, é necessário estar um passo à frente dos seus concorrentes.

As empresas se veem na obrigação de se manterem sempre atualizadas, seguindo as oscilações e tendências de um mercado que é cada vez mais volátil. 

Ser responsável pela criação de um produto inovador e que seja capaz de reter seus clientes e atrair os da concorrência é um objetivo que têm se tornado cada vez mais evidente no cenário, sobretudo para quem investe e se dedica ao empreendedorismo.

Esse conceito de inovação e modernidade, que têm demandado um grande esforço das empresas, não se difere da concepção que temos em relação aos profissionais.

Afinal, pessoas capazes de sair da caixinha, sair do básico, e se mostrarem importantes aliados no processo de inovação e desenvolvimento de uma empresa podem ser peças chave para o seu sucesso.

Não só isso mas, habilidades que possam contribuir para a solução de novos problemas, além dos já recorrentes, bem como a capacidade de propor coisas novas, diferentes e que possam impactar verdadeiramente e positivamente na vida da sociedade, são requisitos de extremo valor para novos empreendimentos.

É sob essa ótica de modernidade e inovação que surge o conceito de “profissional disruptivo” que eu tanto gostaria de compartilhar com você. Quer saber mais? Me acompanhe nessa leitura.

O que é inovação disruptiva

Mas afinal de contas, o que é inovação disruptiva? Antes de mais nada, gostaria de de lhe dizer qual é a origem do termo e também explicar o que ele significa para tornar tudo mais claro.

A origem do termo data do ano de 1995 por intermédio de Clayton Christensen, professor de Harvard e pelo livro Disruptive Technologies: Catching the Wave. 

A ideia central, em que o livro se baseia, é no estudo e entendimento de como novas tecnologias podem impactar e influenciar o mercado, além de estudar a avaliar formas de como acompanhar as novas tendências do mercado.

Sendo assim, Clayton sugeriu a ideia de inovação disruptiva como um conceito para exemplificar algo novo, inovador e com a capacidade de impactar não só a vida das pessoas mas criar novos ciclos de negócio.

Isto é, criar uma solução para melhor para um problema que enfrentamos. Ainda não está claro? Pense em algum produto que tenha revolucionado o mercado, como, por exemplo, os smartphones, muita coisa mudou após o seu lançamento. A forma como nos comunicamos, acessamos nossos emails, bem como nos divertimos, utilizando nossos aparelhos celulares, mudou radicalmente e promoveu outras incontáveis mudanças do ponto de vista empresarial.

Esse é um excelente exemplo de um produto que foi realmente inovador e que gerou grandes repercussões na forma como vivemos socialmente e profissionalmente.

Profissional Disruptivo

Agora que ficou bastante claro o conceito geral de inovação disruptiva, além da compreensão de qual sua influência para o ambiente corporativo, vamos falar a respeito mas sobre um outro ponto de vista.

Afinal, o surgimento de novas tendências, novos produtos, novas soluções, só é possível por intermédio de pessoas capazes de quebrar paradigmas e tornarem possível a criação de serviços e produtos que revolucionam o mercado.

São os profissionais capazes de se manterem em um processo de desenvolvimento constante, a fim de, não somente acompanhar as mudanças que o mercado propõe, mas também propor coisas novas, modernas e inovadoras.

E nesse momento de crise em que vivemos, habilidades como essas possuem valor redobrado, pois, são pessoas como essa, profissionais disruptivos, que são capazes de encontrar soluções, mesmo em momentos onde elas pareçam escassas.

Como me tornar um profissional disruptivo

Todos somos capazes de quebrar padrões, evoluir e desenvolver habilidades que nos permitam ser pessoas e profissionais extraordinários, inovadores e verdadeiramente incríveis.

É pensando nisso que separei algumas dicas para ajudar você a se desenvolver, adaptar-se e ser capaz de promover coisas novas que possam impactar a sua vida e a de tantas outras pessoas.

1 – Autoconhecimento

Antes de tudo, antes de gerar mudanças no mercado e no mundo é preciso promover uma mudança dentro de si mesmo. Mas para que isso ocorra é preciso conhecer a si mesmo, ser capaz de identificar suas falhas e acertos.

Somente desse modo é possível identificar quais são seus pontos de melhoria e entender o que é preciso para ser capaz de se manter em um processo de desenvolvimento constante.

2 – Capacidade de Decisão

A todo o momento precisamos tomar decisões, seja na vida pessoal ou profissional, algumas são mais simples, enquanto outras se mostram mais desafiadoras. Ter a capacidade de decisão desenvolvida, te levará a fazer escolhas mais acertadas e de forma mais segura, sem se deixar dominar pelo medo das consequências.

A capacidade de decisão inclui reunir e analisar as informações envolvidas, encontrar possíveis soluções e escolher qual considera ser a melhor para a situação. Em muitos casos, tudo isso precisa ser feito em pouco tempo, por isso, ter essa habilidade bem desenvolvida irá permitir que faça boas escolhas sem se sentir pressionado ou perder a cabeça.

Pense em uma situação onde você precisa votar um novo projeto, um novo produto, uma nova solução. Consegue perceber? Fazer boas escolhas é uma capacidade imprescindível, sobretudo para um profissional disruptivo.

3 – Resiliência e Flexibilidade

Uma habilidade essencial para enfrentar momentos de crise, adaptar-se e construir novas coisas é a calma.

Não somente a calma por si só, mas a habilidade de manter a calma, mesmo quando a situação for desfavorável, e acredite, ela será por diversas ocasiões. Mas o que nos permite reverter momentos ruins está diretamente ligado ao modo como lidamos com eles.

Entender que nem tudo serão flores e que é preciso ter paciência, disposição, flexibilidade e resiliência, são habilidades que farão total diferença em processos de inovação.

4 – Criatividade

Desenvolva atividades que possam contribuir para o estímulo de sua criatividade. O processo criativo é fundamental para origem de tudo que é novo, desse modo é preciso não apenas estar atento às tendências, mas ser capaz de, a partir delas poder sugerir soluções criativas.

Sendo assim, estabeleça um tempo para que possa ler, fazer coisas novas e realizar atividades que possam contribuir para o desenvolvimento do seu processo criativo. 

5 – Adaptabilidade

Por fim, para adquirir a habilidade de ser adaptável é importante que se mantenha aberto ao novo e tudo o que ele pode oferecer. Obviamente, é natural sofrer com o fim de algo que gostava muito, entretanto, esse sofrimento não deve ser definitivo, pois a vida continua. Além disso, o fim de algo pode ser o início de outras coisas que podem ser tão incríveis quanto aquilo que acabou. Essa é a beleza da vida e o que irá te proporcionar novas experiências, conhecimento, evolução e felicidade.