O conceito de Lean Startup chegou gerando controvérsia em relação ao que foi ensinado e apregoado durante anos sobre empreendedorismo e gestão de negócios. Essa metodologia descarta alguns passos que são considerados essenciais pelas metodologias mais antigas de mercado. Trata-se de um conceito que tem como inspiração o modelo de produção da Toyota e que pode tornar o processo de empreender muito mais dinâmico e ágil.

Entenda o que é Lean Startup

Uma das possíveis traduções da palavra inglesa “Lean” é enxuta que nos leva ao termo startup enxuta que se refere a um método de gestão em que não há desperdícios de processos. É uma metodologia que nasceu e tem forte ligação com o segmento de startups de tecnologia que prezam pela inovação como base para seu crescimento no mercado. Nos últimos anos, contudo, esse conceito foi sendo ampliado e passou a se estender também para setores como o de marketing.

6 Dicas de como usar a Lean Startup na sua empresa

Após ter entendido a que se refere o conceito de Lean Startup chegou o momento de conferir as dicas que listei a respeito de como aplicá-lo a rotina de gestão da sua organização.

1 – Incentive que seus colaboradores sejam empreendedores

Empreendedorismo não é uma exclusividade dos sócios da companhia, os funcionários podem vislumbrar boas oportunidades em seu cotidiano de trabalho e contribuir para o crescimento da marca. O gestor deve privilegiar um ambiente em que os colaboradores se sintam instigados a criar e apresentar suas criações para os superiores. Ter espaço inclusive para incubar algumas ideias de novos produtos é interessante para incentivar a ampliação do leque de possibilidades.

2 – Validação de projetos

Na metodologia de Lean Startup existe uma abordagem que recebe o nome de customer development (desenvolvimento com clientes) que nada mais é do que uma maneira de fazer a verificação da validade dos conceitos que estão sendo criados para o novo ciclo da sua organização. A melhor maneira de fazer isso é apresentar a ideia para o público potencialmente interessado e colher as suas impressões a respeito. Os produtos são desenvolvidos de maneira interativa e com foco no atendimento das necessidades do cliente.

3 – Conheça mais detalhadamente o seu mercado

A metodologia Lean Startup prevê que o gestor possua um conhecimento mais amplo do mercado em que está inserido observando os indicadores micro e macro referentes ao público-alvo. Para isso é crucial ter um perfil de público bem definido, pois somente sabendo para quem se deseja vender é possível construir soluções ágeis e que respondam até os mínimos anseios dos impactados.

4 – Trabalhe com metas e métricas

PSC

Os dados que forem coletados para o desenvolvimento da sua companhia devem ser usados para estabelecer metas e também métricas que sejam passíveis de verificação. Isso permite que ao longo processo – e sem perder a agilidade – os resultados sejam verificados e eventuais mudanças de rota sejam traçadas. Para desenvolver um trabalho com um método ágil é essencial ter indicadores que contribuam para um correto direcionamento.

5 – Equilíbrio

No momento da criação do projeto base para o seu empreendimento é essencial pensar com equilíbrio como será definido o tempo, o uso de recursos e força de trabalho para chegar aos resultados esperados. O uso desses três recursos de maneira equilibrada é o que faz com que a sua empresa funcione assertivamente e de forma enxuta. Evitar desperdícios de processos é exatamente aprender a estabelecer uma lógica de trabalho em que nenhum recurso seja usado em demasia.

6 – Aprenda que errar é importante

Os erros são a base de construção para os melhores acertos da sua companhia, sendo assim não tenha medo de perceber que uma hipótese ainda precisa ser melhor trabalhada para chegar ao resultado. Durante o período de desenvolvimento dos seus produtos é permitido e até desejado errar, pois haverá tempo hábil para consertar o que não está funcionando como deveria. Os erros fazem parte da construção de bons projetos, não esqueça disso.

Lean Startup: Trabalhando em busca do fim do desperdício de processos

Ao longo do artigo ficou claro que o principal objetivo da metodologia Lean Startup é eliminar o desperdício de processos que faz com que muitos empreendedores deem adeus aos seus sonhos antes do previsto.

Ter um bom plano de negócios antes de dar início a sua atividade no mercado é importante, mas também é válido ir construindo a sua organização aos poucos sem tanto desperdício de tempo e investimentos. Os testes junto com o público-alvo permitem que os produtos/serviços da sua companhia cheguem verdadeiramente prontos ao mercado.

Gostou dessas dicas de como utilizar a metodologia Lean Startup na sua companhia? Compartilhe em suas redes sociais e deixe os seus comentários abaixo!

 

Copyright: 1100075135 – https://www.shutterstock.com/pt/g/chubbychii