Já é de conhecimento de todos que a meditação é capaz de oferecer diversos benefícios para a saúde. Mas você sabia que a prática também pode beneficiar a sua carreira? Isso mesmo, adotar o hábito de meditar pode te proporcionar mais criatividade, concentração, melhora na comunicação, além de reduzir o estresse e a ansiedade, aspectos altamente relevantes no âmbito profissional. Continue acompanhando e saiba mais a respeito.

Como a meditação pode beneficiar a carreira profissional?

Independente de qual seja a sua área de atuação, é provável que no dia a dia de trabalho precise lidar com prazos, metas a serem cumpridas, além de outras preocupações que, se não forem bem gerenciadas, são capazes de gerar estresse, ansiedade e diversos problemas de saúde. E é exatamente aí que a meditação entra, porque ela é capaz de ajudar na redução de todas essas questões, promovendo o autoconhecimento e o equilíbrio. Veja, a seguir, quais são os principais benefícios.

1 – Calma para lidar com situações de estresse

A meditação promove a conexão interior, o autoconhecimento e um dos principais benefícios é aprender a lidar de modo mais positivo com situações de estresse, algo que faz parte da grande maioria das carreiras. Mesmo que o seu trabalho não envolva situações estressantes frequentes, é fato que existem momentos pontuais em que isso pode acontecer. Estar preparado e com as emoções equilibradas permitirá que responda ao estresse com serenidade, focando na solução em vez de olhar apenas para o problema.

2 – Assertividade para tomar decisões

Para tomar boas decisões, é preciso analisar todo o contexto e pensar nas possibilidades que se tem. E tudo isso precisa ser feito com calma, sem afobação, para que as emoções não ofusquem a realidade e comprometam as escolhas. Mais uma vez a meditação se mostra como altamente benéfica para a carreira, porque permite que tenha mais clareza e, assim, tome decisões assertivas e que tragam bons resultados.

3 – Pensamento mais criativo

A meditação potencializa a conectividade entre as duas metades do cérebro, que estão ligadas à lógica e à criatividade. Como resultado, os indivíduos que meditam passam a pensar de maneira muito mais criativa, o que certamente beneficia o desempenho profissional, afinal, pensar fora da caixa é fundamental para aqueles que desejam inovar e sair na frente.

4 – Mais foco para realizar tarefas

A ideia de que o ser humano é capaz de realizar várias tarefas ao mesmo tempo já foi derrubada, pois, para isso, o cérebro precisa fazer muitas conexões, o que compromete seu desempenho. Assim, é muito mais vantajoso se concentrar em uma atividade por vez, a fim de se dedicar a ela com máximo afinco. Por se tratar de uma prática que promove o foco, a meditação é uma ótima aliada da concentração o que, consequentemente, gera mais produtividade.

5 – Relacionamento mais positivo com colegas de trabalho

PSC

Uma pessoa que medita se conhece bem e tem mais controle emocional, o que permite que se relacione com os outros de modo mais positivo. Em uma empresa, é muito importante que haja harmonia entre os colaboradores, pois são pessoas diferentes que convivem diariamente e precisam trabalhar juntas para alcançar as metas traçadas pela diretoria. Esse é mais um benefício que a prática da meditação tem a oferecer.

5 Dicas para desfrutar dos benefícios da meditação e impulsionar sua carreira profissional

Agora que já conhece os benefícios que a meditação é capaz de oferecer para a sua carreira, confira dicas que te ajudarão a adotar essa prática em seu dia a dia.

1 – Comece meditando dois minutos por dia

Muitas pessoas associam a meditação a passar longas horas com a mente focada e a verdade é que não precisa desse tempo todo para colher os benefícios que a prática tem a oferecer. Inclusive, é aconselhado que iniciantes comecem com apenas alguns minutos por dia. Se você parar por dois ou três minutos todas as manhãs antes de ir para o trabalho, poderá se acostumar aos poucos e, com o passar do tempo, transformar isso em hábito.

2 – Não espere sentir vontade, apenas faça

Se a meditação é algo totalmente novo para você, é bem improvável que sinta vontade de praticar. Porém, agora que sabe o quanto é uma atividade benéfica, poderá racionalmente decidir torná-la parte da sua rotina. Coloque isso como um compromisso consigo mesmo, uns minutos do seu dia que irá destinar para si e que irão refletir positivamente durante todo o expediente de trabalho.

3 – Faça pausas ao se sentir sobrecarregado

Mesmo praticando a meditação diariamente, pode acontecer de se sentir sobrecarregado em dias mais cheios de trabalho, isso é totalmente normal. Quando acontecer, pare, levante-se para dar uma volta, faça exercícios de respiração, conecte-se ao momento presente, alongue o corpo e, então, terá suas energias renovadas para continuar realizando as atividades que forem necessárias. Fazer pausas em meio a um dia atribulado é como dar um passo para trás para, em seguida, dar dois para a frente.

4 – Se sua mente voar para longe, traga-a de volta

Existe uma ideia equivocada de que meditar é não pensar em nada e a verdade é que isso seria impossível. Meditar é se concentrar em um ponto focal, o que pode ser um desejo, um objeto, um pensamento. Durante a prática, é natural que sua mente vagueie e vá para longe, quando isso acontecer, acolha o pensamento e, em seguida, deixe-o ir, voltando ao foco inicial. Repita isso quantas vezes forem necessárias, sem se julgar ou se culpar, com o tempo irá perceber que sua concentração irá melhorar.

5 – Crie um grupo de meditação com colegas de trabalho

Se a meditação é capaz de trazer benefícios para a carreira profissional de uma empresa, já imaginou o que ela é capaz de proporcionar para uma empresa inteira? Que tal formar um grupo para praticar com seus colegas de trabalho? Vocês podem combinar de chegar alguns minutos mais cedo para meditarem juntos, assim, um motiva o outro a continuar e fortalecer cada vez mais esse hábito poderoso.

Você já sabia que a meditação tinha tantos benefícios a oferecer para sua carreira profissional? Aproveite para compartilhar essas informações com os seus colegas de trabalho e passe a ideia adiante!

Copyright:  553195012 – https://www.shutterstock.com/pt/g/lookstudio