No dia a dia de trabalho, onde estamos nos relacionado diariamente com outras pessoas é muito importante que possamos cultivar boas práticas. Afinal, a construção de relacionamentos prósperos e saudáveis pode reverberar muito positivamente na nossa vida, tanto pessoal quanto profissional.

Na profissional, que é a qual pretendo abordar mais nesse texto, ela é imprescindível, impactando diretamente no resultado obtido. Ambientes positivos são capazes de gerar resultados muito melhores do que em ambientes cujo o clima não está legal. 

E o primeiro passo que eu sugiro, fortemente, para construir ambientes cada vez melhores é instaurar e promover o sentimento de gratidão como filosofia de vida de uma empresa. Podemos começar isso através da Dinâmica da Gratidão.

Isso vai além de agradecer verbalmente o que um colega ou líder fez ou faz por você. Representa exercitar este sentimento, em sua essência, reconhecendo o bem que o outro lhe faz e retribuindo seu gesto, da mesma maneira positiva.

A grande questão é que muitas vezes as equipes de trabalho estão tão concentradas em suas metas e em alcançar seus resultados, que se esquecem do poder deste ato simples. Deste modo, à vista dos mais atentos, alguns profissionais podem parecer ingratos por nem sempre reconhecer as boas ações feitas em prol deles. Por isso mesmo, a Dinâmica da Gratidão se apresenta como um meio de sensibilizar a todos sobre o poder de agradecer.

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Alicerces do bom clima organizacional

PSC

Antes de nos aprofundarmos sobre a razão pela qual a Dinâmica de Agradecimento pode ser um excelente caminho para quem quer desenvolver um clima organizacional saudável e também o modo como podemos aplicá-la, vamos falar um pouco mais a respeito dos principais alicerces que são capazes de influenciar na positividade, dentro de uma empresa.

Relacionamento interpessoal

É sabido que, dentro de uma organização, o relacionamento interpessoal é algo com o qual não podemos nos esquivar. Isso porque não existe função alguma com a qual você não precisará interagir com uma pessoa sequer.

Isso sem contar que, quando pensamos em uma empresa, logo pensamos em um sistema cujo os processos ocorrem de modo interligado, uns com os outros. De um modo resumido, não é possível nos isolarmos.

E já que temos isso em mente o ideal é que possamos investir em mecanismos que esses relacionamentos sejam cada vez mais prósperos para que isso se reflita nos resultados que a empresa poderá obter.

Para promover essa melhoria do relacionamento podemos nos inteirar através de 2 métodos, sendo eles:

  • Investimento em comunicação assertiva
  • Aplicação de Feedbacks coesos

Preocupação com a saúde dos colaboradores

Quando eu me refiro a saúde eu não digo apenas na questão física, até mesmo porque nossa sociedade têm tomado um rumo cada vez mais preocupante no que diz respeito à nossa saúde emocional.

Segundo dados da Previdência Social divulgados em 2017, episódios depressivos foram responsáveis pelo afastamento de aproximadamente 43 mil pessoas, tornando-se a 10ª maior causa de afastamentos pelo país.

Além disso, a OMS têm nos alertado incisivamente sobre o número de casos de ansiedade e depressão que têm crescido exponencialmente atingindo mais de 300 milhões de pessoas ao redor de todo o mundo.

E qual o papel da empresa? O que sabemos é que ela pode sim contribuir para que o ambiente de trabalho seja cada vez menos nocivo, aliás, pelo contrário, que ele se torne cada vez mais saudável e agradável.

Esse idealismo não apenas contribui para uma melhora de produtividade pelo fato de que o funcionário ficará menos doente, reduzindo o turnover, mas também traz motivação e, até mesmo, um sentimento de integração e pertencimento, a partir do momento que o colaborador reconhece a preocupação que a empresa possui em seu bem estar.

Porque fazer a Dinâmica de Agradecimento

Para estabelecer um ambiente de trabalho positivo, onde as os profissionais sintam-se encorajados e motivados a trocar agradecimentos, é importante que o líder seja exemplo para todos e também reconheça sua equipe e colegas publicamente. 

Como é o espelho, quando ele agradece, abre um campo para que outros colaboradores sintam-se confiantes em fazer o mesmo, o que cria um ciclo de abundância e reconhecimento mútuo muito rico para todos.

Portanto, neste cenário a dinâmica da Gratidão entra como um suporte a mais a que todos se lembrem dos motivos pelos quais devem agradecer uns aos outros e para que os colegas possam sentir os efeitos positivos de cada agradecimento. Então, já parou para pensar pelo quê você quer agradecer hoje? Reflita e exercite a gratidão diariamente!

E mais, quando falamos no poder do agradecer, diversas pesquisas ao redor do mundo mostram que pessoas agradecidas são mais felizes, bem-humoradas, positivas produtivas e saudáveis; benefícios estes que são bons tanto dentro como fora do trabalho. Maravilhoso! Vamos então aprender como usar esta ferramenta no dia a dia.

Alguns dos benefícios que a prática de gratidão pode oferecer são o seguinte:

  • Agradecer por suas dádivas é uma forma da pessoa reforçar suas conquistas e valorizar sua história.
  • Pessoas que se sentem gratas sofrem menos de estresse e são mais felizes.
  • A gratidão possibilita maior vitalidade, um sono repa­rador e a recuperação de doenças de forma mais rápida.
  • Indivíduos que são gratos a outras pessoas são mais abertos a receber gestos de gratidão.
  • Esta poderosa virtude, por estar ligada a inúmeras emoções positi­vas, traz também muitos benefícios físicos.

Como Aplicar a Dinâmica da Gratidão

Um jeito simples e, não menos poderoso, de implementar esta dinâmica é por meio do potinho da gratidão. Para isso, cada colaborador deve ter seu próprio potinho, onde seus colegas podem colocar papéis de agradecimento por algo que tenha feito. Quanto mais papéis, mais a pessoa está se comprometendo em ajudar os outros e espalhando um ciclo positivo de intercolaboração.

Outro modo é reunir o grupo diariamente ou semanalmente para que junto, toda equipe possa identificar os motivos pelos quais são gratos e possam agradecer por isso. Esta dinâmica é excelente porque nela todos têm a oportunidade de expressar sua visão sobre algo que desejam agradecer. Além disso, permite que os colegas que não fizeram esta mesma observação possam também começar a enxergar aspectos para agradecer que até então passavam despercebidos por eles.

O que está esperando então? Exercite a dinâmica da Gratidão com seus colaboradores e colegas e veja o ambiente de trabalho e as relações interpessoais melhorarem poderosamente. E por fim, lembre-se sempre de Agradecer todos os dias os aprendizados e crescimentos.